Article
Relato de experiência do planejamento, construção e funcionamento do Centro de Recursos de Aprendizagem, CRA, do Colégio Marista de Brasília. Mais do que local de acesso à informação, constitui-se espaço de aprendizagem e de conhecimento, integrado ao processo pedagógico da escola, com a tarefa de formar cidadãos críticos e autônomos. Conclui-se que apesar do êxito da biblioteca, para que seja efetivamente usada como Centro de Recursos de Aprendizagem, a escola deve-se adotar currículo mais flexível e métodos de resolução de problemas.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2013-01-04] => 24787 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque] => 1329 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/285/2019/05/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_1656#00017.pdf] => 114341 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [154] => 1875 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [138] => 2068 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Rbbd. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação] => 2 ) [1] => Array ( [Relato de experiência] => 75 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [1] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [2] => Array ( [Biblioteca escolar] => 232760 ) [3] => Array ( [Letramento informacional] => 172256 ) [4] => Array ( [Leitura] => 278610 ) [5] => Array ( [Pesquisa] => 269140 ) [6] => Array ( [Aprendizagem] => 266091 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Library science] => 269726 ) [1] => Array ( [Information sciences] => 265404 ) [2] => Array ( [School library] => 266590 ) [3] => Array ( [Information literacy] => 221991 ) [4] => Array ( [Reading] => 171993 ) [5] => Array ( [Research] => 269141 ) [6] => Array ( [Learning] => 256382 ) [7] => Array ( [Biblioteconomia] => 234448 ) [8] => Array ( [Reading] => 1211 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca escolar] => 247552 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2013-01-04] => 239856 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [CCBY4.0] => 232756 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação] => 285 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00017-2013-11-1] => 112605 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Relato de experiência do planejamento, construção e funcionamento do Centro de Recursos de Aprendizagem, CRA, do Colégio Marista de Brasília. Mais do que local de acesso à informação, constitui-se espaço de aprendizagem e de conhecimento, integrado ao processo pedagógico da escola, com a tarefa de formar cidadãos críticos e autônomos. Conclui-se que apesar do êxito da biblioteca, para que seja efetivamente usada como Centro de Recursos de Aprendizagem, a escola deve-se adotar currículo mais flexível e métodos de resolução de problemas.] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [This work reports an educational experience on planning, construction andoperation processes of the Learning Resource Centre (LRC), of the Marist School, in Brasilia(Brazil). The LRC constitutes a local access to information, learning and knowledge, integratedto the school pedagogical objective of training critical and autonomous citizens. It isemphasized that, in order to be effectively used as a Learning Resource Centre, it must adoptmore flexible curriculum and methodological procedures with the main task of solvingproblems.] => 0 ) [1] => Array ( [This work reports an educational experience on planning, construction and operation processes of the Learning Resource Centre (LRC), of the Marist School, in Brasilia (Brazil). The LRC constitutes a local access to information, learning and knowledge, integrated to the school pedagogical objective of training critical and autonomous citizens. It is emphasized that, in order to be effectively used as a Learning Resource Centre, it must adopt more flexible curriculum and methodological procedures with the main task of solving problems.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1656] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1656] => 0 ) [1] => Array ( [10.20396/rdbci.v11i1.1656] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11, n. 1 (2013): jan./abr.; 138-154] => 0 ) [1] => Array ( [1678-765X] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Centro de Recursos de Aprendizagem: biblioteca escolar para o século XXI] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Learning resource center: school library for the XXI century] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1656/1640] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1656] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1656/1640] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1656#00017] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.20396/rdbci.v11i1.1656] => 0 ) ) ) )