Article Brapci-Revistas

Gestão estratégica empresarial: proposição de um modelo de monitoramento informacional na era do big data

Business strategic management: proposal of a model of informational monitoring in the era of big data

Este trabalho tem como objetivo propor um Modelo de Monitoramento Informacional que possa subsidiar a gestão estratégica empresarial, de modo a identificar ameaças e oportunidades e forças e fraquezas, propiciando a obtenção de informações importantes para a elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico Empresarial. Discorre sobre o grande volume de dados e informações disponíveis no ambiente das organizações; sobre a dificuldade de se analisar dados e informações estruturadas e, principalmente, as não estruturadas que podem auxiliar nas tomadas de decisão nas organizações; sobre a velocidade com que os dados e informações relevantes surgem e se modificam; e sobre a complexidade de entender se um dado ou uma informação é confiável ou não e, principalmente, se ela pode agregar algum valor à gestão estratégica empresarial. Sob o aspecto metodológico, trata-se de uma discussão de natureza teórica. A pesquisa bibliográfica procura recuperar conceitos relacionados a Big Data e Agente de Software Inteligente, identificando características que, se automatizadas, podem contribuir com o processo de busca e análise de dados e informações relevantes para a elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico Empresarial. Por fim, demonstra-se que na interseção desses conceitos é possível observar que um Sistema de Inteligência Organizacional e Competitiva pode ser ampliado e evoluído ao utilizar as características de Big Data e Agente de Software Inteligente, resultado no Modelo proposto.@pt


This paper aims to propose an Informational Monitoring Model that can support the business strategic management, in order to identify threats and opportunities, and strengths and weaknesses, providing the obtainment of important information for the preparation and monitoring of the Business Strategic Planning. Under the methodological aspect, it is a theoretical discussion based on literature that seeks to recover concepts related to Big Data and Intelligent Software Agent, identifying characteristics that if automated, can contribute to the process of search and analysis of relevant data and information for the preparation and monitoring of the Business Strategic Planning. Finally, it demonstrates that in the intersection of these concepts is possible to observe a system of Competitive Intelligence and Organizational that can be expanded and evolved to use the features of Big Data and Intelligent Software Agent, allowing one to build as a result of the discussion, the model proposed.@en

. Gestão estratégica empresarial: proposição de um modelo de monitoramento informacional na era do big data business strategic management: proposal of a model of informational monitoring in the era of big data. Revista digital de biblioteconomia & ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-04-03] => 33478
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Orandi Mina Falsarella] => 35377
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi] => 27382
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Cibele Roberta Sugahara] => 18912
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/285/2019/05/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_8647124#00017.pdf] => 114476
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [441] => 75780
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [420] => 33184
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rbbd. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação] => 2
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Administração] => 233910
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestão estratégica] => 184244
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inteligência organizacional e competitiva] => 49624
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Agente de software inteligente] => 113037
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Big data] => 227324
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Management] => 265436
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Strategic management] => 184243
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Organizational and competitive intelligence] => 113038
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Intelligent software agent] => 113039
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Big data] => 265419
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-04-03] => 265341
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação] => 285
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00017-2017-15-2] => 112601
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este trabalho tem como objetivo propor um Modelo de Monitoramento Informacional que possa subsidiar a gestão estratégica empresarial, de modo a identificar ameaças e oportunidades e forças e fraquezas, propiciando a obtenção de informações importantes para a elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico Empresarial. Discorre sobre o grande volume de dados e informações disponíveis no ambiente das organizações; sobre a dificuldade de se analisar dados e informações estruturadas e, principalmente, as não estruturadas que podem auxiliar nas tomadas de decisão nas organizações; sobre a velocidade com que os dados e informações relevantes surgem e se modificam; e sobre a complexidade de entender se um dado ou uma informação é confiável ou não e, principalmente, se ela pode agregar algum valor à gestão estratégica empresarial. Sob o aspecto metodológico, trata-se de uma discussão de natureza teórica. A pesquisa bibliográfica procura recuperar conceitos relacionados a Big Data e Agente de Software Inteligente, identificando características que, se automatizadas, podem contribuir com o processo de busca e análise de dados e informações relevantes para a elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico Empresarial. Por fim, demonstra-se que na interseção desses conceitos é possível observar que um Sistema de Inteligência Organizacional e Competitiva pode ser ampliado e evoluído ao utilizar as características de Big Data e Agente de Software Inteligente, resultado no Modelo proposto.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper aims to propose an Informational Monitoring Model that can support the business strategic management, in order to identify threats and opportunities, and strengths and weaknesses, providing the obtainment of important information for the preparation and monitoring of the Business Strategic Planning. Under the methodological aspect, it is a theoretical discussion based on literature that seeks to recover concepts related to Big Data and Intelligent Software Agent, identifying characteristics that if automated, can contribute to the process of search and analysis of relevant data and information for the preparation and monitoring of the Business Strategic Planning. Finally, it demonstrates that in the intersection of these concepts is possible to observe a system of Competitive Intelligence and Organizational that can be expanded and evolved to use the features of Big Data and Intelligent Software Agent, allowing one to build as a result of the discussion, the model proposed.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647124] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8647124] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v15i2.8647124] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 15, n. 2 (2017): maio/ago.: Profissional da informação, bibliotecas universitárias e a produção da informação no contexto atual; 420-441] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1678-765X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestão estratégica empresarial: proposição de um modelo de monitoramento informacional na era do big data] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Business strategic management: proposal of a model of informational monitoring in the era of big data] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8647124/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8647124/pdf_1] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8647124/xml] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8647124] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8647124/pdf] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8647124/pdf_1] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8647124/xml] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647124#00017] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v15i2.8647124] => 0
                        )

                )

        )

)