Article Brapci-Revistas

Recursos de formulação e visualização de indicadores para apoiar processos de gestão educacional em IESs

Resources to formulate and to visualize indicators to support processes of educational management in higher education institutes

Recursos de visualização das informações produzidas pelo sistema de gestão educacional da educação superior do Senac/SC, estruturado com base em indicadores de qualidade. A concepção lógica do ciclo da informação do sistema está fundamentada em uma perspectiva teórica que envolveu um diálogo multidisciplinar, buscando interfaces com autores da ciência da informação no estabelecimento de fluxos de comunicação e de estruturas de visualização da informação. Dessa forma, apresenta uma estrutura de visualização da informação interativa, utilizando a técnica conhecida como dashboard com o objetivo de auxiliar os usuários no processo de monitoramento e recuperação das informações. O trabalho enfoca como as informações produzidas pelo sistema são registradas e visualizadas com o objetivo de potencializar a apropriação da informação e ativar o conhecimento dos gestores sobre a performance das Faculdades de Tecnologia Senac em Santa Catarina.@pt


The main aims of this study is to present an information visualization resource produced for the system of educational management of higher education at Senac/SC, structuralized on the basis of quality indicators. This system is based on a theoretical perspective that involves a dialogue to multidiscipline, searching interfaces for authors of information, to establish flows of communication and visualize structures of information. It presents a structure of interactive information, using the technique known as “dashboard” with the objective of supporting the users with the monitoring process and information recovery. The work focuses on the information produced for the system to be registered and visualized with the objective of empowering the appropriate information and helping the faculty managers at Senac Technical College in Santa Catarina, Brazil.@en

. Recursos de formulação e visualização de indicadores para apoiar processos de gestão educacional em iess resources to formulate and to visualize indicators to support processes of educational management in higher education institutes. Revista digital de biblioteconomia & ciência da informação, [????].

References

  • BELLEN, H.M.V. Indicadores de sustentabilidade. Uma análise comparativa. Rio de Janeiroo:Editora FGV, 2005.
  • CARD, S. K.., MACKINLAY, J. D.., SHNEIDERMAN, B., Readings in information visualization using vision to think, San Francisco, 1999.
  • CHEN, C. Information Visualization: beyond the horizon. Springer, 2006.
  • DIAS, M. P. A contribuição da Visualização da Informação para a Ciência da Informação. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, 2007.
  • ESTIVALET, L. F. O Uso de Ícones na visualização de Informações. Dissertação Computação, UFRS, Porto Alegre, 2000.
  • FREITAS, C. M.D.S.., et al. Introdução à visualização de Informações. Revista de Informática Teórica e Aplicada, v.8, n. 2, 2001.
  • HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
  • LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Tradução de Maria Yêda F.S. de Filgueiras Gomes. 2.ed.. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.
  • NASCIMENTO, Hugo A. D.., FERREIRA, Cristiane, B. R. Visualização de informações: uma abordagem prática. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 25, 2005 Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2005.
  • TRZESNIAK, P. Indicadores quantitativos: reflexões que antecedem seu estabelecimento. Ciência da Informação. Brasília, v.27, n. 2, p. 159-164, maio/ago. 1998.
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-03-01] => 112654
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Nadi Helena Presser] => 7586
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Eli Lopes da Silva] => 9111
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Raimundo Nonato Macedo dos Santos] => 6876
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/285/2019/05/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_1967#00017.pdf] => 114568
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [259] => 4639
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [247] => 8606
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rbbd. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação] => 2
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Indicador] => 976
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Visualização de informação] => 227545
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Gestão educacional] => 286716
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Instituição de ensino superior] => 273345
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Indicadores] => 227479
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Library science] => 269726
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information sciences] => 265404
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Indicators] => 266127
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information visualization] => 263731
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234448
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-03-01] => 265037
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação] => 285
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00017-2010-8-1] => 112652
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Recursos de visualização das informações produzidas pelo sistema de gestão educacional da educação superior do Senac/SC, estruturado com base em indicadores de qualidade. A concepção lógica do ciclo da informação do sistema está fundamentada em uma perspectiva teórica que envolveu um diálogo multidisciplinar, buscando interfaces com autores da ciência da informação no estabelecimento de fluxos de comunicação e de estruturas de visualização da informação. Dessa forma, apresenta uma estrutura de visualização da informação interativa, utilizando a técnica conhecida como dashboard com o objetivo de auxiliar os usuários no processo de monitoramento e recuperação das informações. O trabalho enfoca como as informações produzidas pelo sistema são registradas e visualizadas com o objetivo de potencializar a apropriação da informação e ativar o conhecimento dos gestores sobre a performance das Faculdades de Tecnologia Senac em Santa Catarina.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The main aims of this study is to present an information visualization resource produced for the system of educational management of higher education at Senac/SC, structuralized on the basis of quality indicators. This system is based on a theoretical perspective that involves a dialogue to multidiscipline, searching interfaces for authors of information, to establish flows of communication and visualize structures of information. It presents a structure of interactive information, using the technique known as “dashboard” with the objective of supporting the users with the monitoring process and information recovery. The work focuses on the information produced for the system to be registered and visualized with the objective of empowering the appropriate information and helping the faculty managers at Senac Technical College in Santa Catarina, Brazil.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [The main aims of this study is to present an information visualization resource produced for the system of educational management of higher education at Senac/SC, structuralized on the basis of quality indicators. This system is based on a theoretical perspective that involves a dialogue to multidiscipline, searching interfaces for authors of information, to establish flows of communication and visualize structures of information. It presents a structure of interactive information, using the technique known as “dashboard” with the objective of supporting the users with the monitoring process and information recovery. The work focuses on the information produced for the system to be registered and visualized with the objective of empowering the appropriate information and helping the faculty managers at Senac Technical College in Santa Catarina, Brazil.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1967] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1967] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v7i2.1967] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 8, n. 1 (2010): jan./jun.; 247-259] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1678-765X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Recursos de formulação e visualização de indicadores para apoiar processos de gestão educacional em IESs] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Resources to formulate and to visualize indicators to support processes of educational management in higher education institutes] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1967/2088] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1967] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1967/2088] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1967#00017] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v7i2.1967] => 0
                        )

                )

        )

)