Article Brapci-Revistas

Websites em bibliotecas universitárias como instrumentos para a formação de competências em informação

Websites in academic libraries as tools for information literacy

Sitios en bibliotecas universitarias como instrumentos para la formación de alfabetización informacional

It aims to identify on the websites of university libraries the practice of education of users through products and services that can be fostered in both traditional and digital/virtual environments with a view to promoting students´ information literacy. Research classified as exploratory, established in its drawing two universities: the Universidade Federal de Alagoas and the Universidade Federal de Minas Gerais. Data analysis was performed with a quantitative and qualitative approach. It was adopted as a collection instrument the form, which provided the data collection in 35 libraries of the two institutions. The results provided evidence that thelibraries of the two universities are in transition processes when considering the use of digital technology viewpoint to enhance user´ education actions to develop information literacy.@en


Objetivo identificar en los sitios web de las bibliotecas universitarias la práctica de la educación/formación de usuarios a través de productos y servicios que pueden ser fomentados tanto en ambientes tradicionales como digitales/virtuales en la perspectiva de la promoción de competencias eninformación de los estudiantes. La investigación clasificada como exploratoria, estableció en su diseño como recorte dos universidades: la Universidade Federal de Alagoas y la Universidade Federal de Minas Gerais. El análisis de los datos fue realizado con enfoque cuantitativo y cualitativo. Se adoptó como instrumento derecolección el formulario, que proporcionó el levantamiento de datos en 35 bibliotecas de las dos instituciones. Los resultados proporcionaron evidencias de que las bibliotecas de las dos universidades se encuentran en procesos de transición al considerar el punto de vista de uso de la tecnología digital para la potenciar las acciones de educación/formación de usuario para desarrollar la competencia en información.@es
Objetiva identificar nos websites das bibliotecas universitárias a prática da educação/formação de usuários por meio de produtos e serviços que podem ser fomentados tanto em ambientes tradicionais como digitais/virtuais na perspectiva da promoção de competências em informação dos estudantes. Pesquisa classificada como exploratória, estabeleceu em seu desenho como recorte duas universidades: a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Minas Gerais. A análise dos dados foi realizada com enfoque quantitativo e qualitativo. Adotou-se como instrumento de coleta o formulário, que proporcionou o levantamento de dados em 35 bibliotecas das duas instituições. Os resultados forneceram evidências de que as bibliotecas das duas universidades encontram-se em processos de transição ao se considerar o ponto de vista de uso da tecnologia digital para a promoção das ações de educação/formação de usuário para promover a competência em informação.@pt

NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-02-05] => 112718
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Marcos Aurelio Gomes] => 11803
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Lígia Maria Moreira Dumont] => 5452
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/285/2019/05/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_8650816#00017.pdf] => 114590
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [542] => 4019
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [522] => 13715
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rbbd. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação] => 2
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo de pesquisa] => 288
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Librarianship] => 234450
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information user instruction] => 112716
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Web sites] => 175459
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Academic libraries] => 263865
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Academic libraries] => 180178
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ciencia de la información] => 7902
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca acadêmica] => 247857
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitaria] => 233546
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Competência informacional] => 263015
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Educação em biblioteconomia] => 265466
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Página web] => 41539
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Educação em biblioteconomia] => 1172
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Formación de usuarios de información] => 112717
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Alfabetización informacional] => 11544
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Páginas web] => 186752
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-02-05] => 265511
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação] => 285
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00017-2018-16-2] => 112715
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It aims to identify on the websites of university libraries the practice of education of users through products and services that can be fostered in both traditional and digital/virtual environments with a view to promoting students´ information literacy. Research classified as exploratory, established in its drawing two universities: the Universidade Federal de Alagoas and the Universidade Federal de Minas Gerais. Data analysis was performed with a quantitative and qualitative approach. It was adopted as a collection instrument the form, which provided the data collection in 35 libraries of the two institutions. The results provided evidence that thelibraries of the two universities are in transition processes when considering the use of digital technology viewpoint to enhance user´ education actions to develop information literacy.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [It aims to identify on the websites of university libraries the practice of education of users through products and services that can be fostered in both traditional and digital/virtual environments with a view to promoting students´ information literacy. Research classified as exploratory, established in its drawing two universities: the Universidade Federal de Alagoas and the Universidade Federal de Minas Gerais. Data analysis was performed with a quantitative and qualitative approach. It was adopted as a collection instrument the form, which provided the data collection in 35 libraries of the two institutions. The results provided evidence that thelibraries of the two universities are in transition processes when considering the use of digital technology viewpoint to enhance user´ education actions to develop information literacy.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo identificar en los sitios web de las bibliotecas universitarias la práctica de la educación/formación de usuarios a través de productos y servicios que pueden ser fomentados tanto en ambientes tradicionales como digitales/virtuales en la perspectiva de la promoción de competencias eninformación de los estudiantes. La investigación clasificada como exploratoria, estableció en su diseño como recorte dos universidades: la Universidade Federal de Alagoas y la Universidade Federal de Minas Gerais. El análisis de los datos fue realizado con enfoque cuantitativo y cualitativo. Se adoptó como instrumento derecolección el formulario, que proporcionó el levantamiento de datos en 35 bibliotecas de las dos instituciones. Los resultados proporcionaron evidencias de que las bibliotecas de las dos universidades se encuentran en procesos de transición al considerar el punto de vista de uso de la tecnología digital para la potenciar las acciones de educación/formación de usuario para desarrollar la competencia en información.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetiva identificar nos websites das bibliotecas universitárias a prática da educação/formação de usuários por meio de produtos e serviços que podem ser fomentados tanto em ambientes tradicionais como digitais/virtuais na perspectiva da promoção de competências em informação dos estudantes. Pesquisa classificada como exploratória, estabeleceu em seu desenho como recorte duas universidades: a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Minas Gerais. A análise dos dados foi realizada com enfoque quantitativo e qualitativo. Adotou-se como instrumento de coleta o formulário, que proporcionou o levantamento de dados em 35 bibliotecas das duas instituições. Os resultados forneceram evidências de que as bibliotecas das duas universidades encontram-se em processos de transição ao se considerar o ponto de vista de uso da tecnologia digital para a promoção das ações de educação/formação de usuário para promover a competência em informação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650816] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650816] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v16i2.8650816] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 16, n. 2 (2018): maio/ago.: Acesso aberto, repositórios, portais de publicações, preservação e comportamento informacional no contexto acadêmico; 522-542] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1678-765X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Websites in academic libraries as tools for information literacy] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sitios en bibliotecas universitarias como instrumentos para la formación de alfabetización informacional] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Websites em bibliotecas universitárias como instrumentos para a formação de competências em informação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650816/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650816/pdf_1] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650816/xml] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/downloadSuppFile/8650816/2171] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650816] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650816/pdf] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650816/pdf_1] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650816/xml] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650816#00017] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v16i2.8650816] => 0
                        )

                )

        )

)