Article Brapci-Revistas

Monitoramento da informação e inteligência competitiva: realidade organizacional

Information monitoring and competitive intelligence

This study involves the understanding of the monitoring information (MI) and competitive intelligence (CI), but mainly trying to reflect on how to overcome the many organizational challenges, focusing on information and knowledge. Managing information and knowledge, as well as the IC is new approaches to planning and strategic management of organizations, strengthening their decision-making process. The interdependence resulting from globalization and the emergence of so-called knowledge society, and also due to the acceleration of information and communication technologies (ICT) impacted and had consequences for organizations, leading to changes in working methods, production, research and use of data and information. So with the advent of new economic relations, both domestic and international, and a new technological paradigm based on, for example, in flexible production organizations were faced with stiff competition and a volume of data and information giant. This process is generating on the one hand, an increasing unpredictability of the markets and the other, shortening the life cycle of technology products and processes. Organizations need to rebuild their competitiveness in a daily basis, to face the risk of new competitors, changes in consumption patterns, the emergence of new product and process technologies. In this context of fierce competition and constant bombardment of information, due to the democratization of communication and the increasing number of media channels available, the MI and CI emerge as one of the possible ways of conducting and planning scenarios to trace movements in the organizational environment. Very often, organizations are lavish in accumulating information, but do not know what to do with them. But decisions must be taken to keep the company aligned with its intended goals, based on interesting adequate information to the business, leading to pursue proactive organizational positions, with positions on the organization strengthened by its organizational and informational environment, seeking an accuracy of the various alternatives facing these environments.@en


Este estudo envolve a compreensão do monitoramento da informação (MI) e da inteligência competitiva (IC), mas, principalmente, buscando refletir em como superar os múltiplos desafios organizacionais, voltado para a informação e o conhecimento. A gestão da informação e do conhecimento, bem como, a IC constituem uma nova abordagem para o planejamento e a administração estratégica das organizações, fortalecendo o seu processo de tomada de decisão. A interdependência resultante da globalização e o surgimento do que se convencionou chamar “sociedade do conhecimento”, e também a aceleração decorrente das tecnologias da informação e comunicação (TIC) impactaram e tiveram conseqüências sobre as organizações, ocasionando mudanças nos métodos de trabalho, produção, pesquisa e de utilização dos dados e informações. Assim, com o advento das novas relações econômicas, tanto nacionais quanto internacionais, e de um novo paradigma tecnológico, baseado, por exemplo, na produção flexível, as organizações se depararam com uma competição acirrada e um volume de dados e informações gigantescos. Esse processo está gerando, de um lado, uma crescente imprevisibilidade dos mercados e de outro, o encurtamento do ciclo de vida das tecnologias de produtos e processos. As organizações precisam reconstruir diariamente sua capacidade competitiva, para fazer frente aos riscos de entrada de novos concorrentes, às mudanças nos padrões de consumo, ao surgimento de novas tecnologias de produto e processo, etc. Nesse contexto de competição acirrada e o bombardeio constante de informações, devido ao processo de democratização da comunicação e do aumento do número de canais de mídia disponíveis, o MI e a IC surgem como uma das possíveis maneiras de conduzir e planejar movimentos para traçar cenários no ambiente organizacional. Muitas vezes, as organizações são pródigas em acumular informações, mas não sabem o que fazer com elas. Mas, as decisões devem ser tomadas para manter a empresa alinhada aos seus objetivos pretendidos, com base nas informações adequadas de interesse do seu negócio, induzindo a se buscar posturas organizacionais proativas, com posicionamentos da organização fortalecidos sobre seu ambiente informacional e organizacional, buscando um acerto diante das diversas alternativas desses ambientes.@pt

. Monitoramento da informação e inteligência competitiva: realidade organizacional information monitoring and competitive intelligence. Incid: revista de ciência da informação e documentação, [????].
NLP0.29
Visto 9 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-12-12] => 8942
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Wanda Aparecida Machado Hoffmann] => 16428
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/361/2018/09/oai_revistas_usp_br_article_42356#00022.pdf] => 52539
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [144] => 216
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [125] => 2162
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Monitoramento da informação] => 4037
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Inteligência competitiva] => 245311
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ambiente organizacional] => 174541
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Monitoring information] => 281813
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Competitive intelligence] => 173937
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Organizational environment] => 178762
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-12-12] => 267409
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação] => 361
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00022-2011-2 N. 2-2] => 39558
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:22:2011-2-2] => 232177
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This study involves the understanding of the monitoring information (MI) and competitive intelligence (CI), but mainly trying to reflect on how to overcome the many organizational challenges, focusing on information and knowledge. Managing information and knowledge, as well as the IC is new approaches to planning and strategic management of organizations, strengthening their decision-making process. The interdependence resulting from globalization and the emergence of so-called knowledge society, and also due to the acceleration of information and communication technologies (ICT) impacted and had consequences for organizations, leading to changes in working methods, production, research and use of data and information. So with the advent of new economic relations, both domestic and international, and a new technological paradigm based on, for example, in flexible production organizations were faced with stiff competition and a volume of data and information giant. This process is generating on the one hand, an increasing unpredictability of the markets and the other, shortening the life cycle of technology products and processes. Organizations need to rebuild their competitiveness in a daily basis, to face the risk of new competitors, changes in consumption patterns, the emergence of new product and process technologies. In this context of fierce competition and constant bombardment of information, due to the democratization of communication and the increasing number of media channels available, the MI and CI emerge as one of the possible ways of conducting and planning scenarios to trace movements in the organizational environment. Very often, organizations are lavish in accumulating information, but do not know what to do with them. But decisions must be taken to keep the company aligned with its intended goals, based on interesting adequate information to the business, leading to pursue proactive organizational positions, with positions on the organization strengthened by its organizational and informational environment, seeking an accuracy of the various alternatives facing these environments.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este estudo envolve a compreensão do monitoramento da informação (MI) e da inteligência competitiva (IC), mas, principalmente, buscando refletir em como superar os múltiplos desafios organizacionais, voltado para a informação e o conhecimento. A gestão da informação e do conhecimento, bem como, a IC constituem uma nova abordagem para o planejamento e a administração estratégica das organizações, fortalecendo o seu processo de tomada de decisão. A interdependência resultante da globalização e o surgimento do que se convencionou chamar “sociedade do conhecimento”, e também a aceleração decorrente das tecnologias da informação e comunicação (TIC) impactaram e tiveram conseqüências sobre as organizações, ocasionando mudanças nos métodos de trabalho, produção, pesquisa e de utilização dos dados e informações. Assim, com o advento das novas relações econômicas, tanto nacionais quanto internacionais, e de um novo paradigma tecnológico, baseado, por exemplo, na produção flexível, as organizações se depararam com uma competição acirrada e um volume de dados e informações gigantescos. Esse processo está gerando, de um lado, uma crescente imprevisibilidade dos mercados e de outro, o encurtamento do ciclo de vida das tecnologias de produtos e processos. As organizações precisam reconstruir diariamente sua capacidade competitiva, para fazer frente aos riscos de entrada de novos concorrentes, às mudanças nos padrões de consumo, ao surgimento de novas tecnologias de produto e processo, etc. Nesse contexto de competição acirrada e o bombardeio constante de informações, devido ao processo de democratização da comunicação e do aumento do número de canais de mídia disponíveis, o MI e a IC surgem como uma das possíveis maneiras de conduzir e planejar movimentos para traçar cenários no ambiente organizacional. Muitas vezes, as organizações são pródigas em acumular informações, mas não sabem o que fazer com elas. Mas, as decisões devem ser tomadas para manter a empresa alinhada aos seus objetivos pretendidos, com base nas informações adequadas de interesse do seu negócio, induzindo a se buscar posturas organizacionais proativas, com posicionamentos da organização fortalecidos sobre seu ambiente informacional e organizacional, buscando um acerto diante das diversas alternativas desses ambientes.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistas.usp.br:article/42356] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42356] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.11606/issn.2178-2075.v2i2p125-144] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 2 n. 2 (2011); 125-144] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2178-2075] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Monitoramento da informação e inteligência competitiva: realidade organizacional] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information monitoring and competitive intelligence] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42356/46027] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42356] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42356/46027] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:revistas.usp.br:article/42356#00022] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.11606/issn.2178-2075.v2i2p125-144] => 0
                        )

                )

        )

)