Article
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2005v10n19p105 REIS, Margarida Maria de Oliveira. Acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. Florianópolis, 2005. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. O acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES propicia atualização científica e tecnológica, dinamizando o processo do ensino e da pesquisa no Brasil. A Universidade Federal do Acre- UFAC - participa do desenvolvimento educacional, científico, tecnológico, econômico, social e cultural do Acre, da Região Amazônica e da sociedade brasileira. A importância deste estudo na Ciência da Informação contribui por analisar e refletir, por meio de pesquisa descritiva e de natureza exploratória, o acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. A revisão da literatura caracteriza o estudo de usuários, conceitua a terminologia empregada, além de identificar e descrever o Portal e caracterizar o ambiente da pesquisa. Os objetivos do estudo visam: identificar e caracterizar os sujeitos da pesquisa; levantar e analisar a demanda informacional dos professores; identificar os elementos dos recursos informacionais de acesso e uso da informação on-line; mensurar o grau de relevância das fontes on-line; avaliar a satisfação informacional; identificar as vantagens e dificuldades; identificar as barreiras ou outras limitações que dificultam o acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da UFAC. O estudo de caso envolve a população de 273 professores efetivos da instituição, sendo 77 os sujeitos da pesquisa e 28,2% a amostra pesquisada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado com 12 questões semi-abertas aplicado à população estudada. Os resultados alcançados caracterizam a comunidade docente respondente em 46% com titulação de doutor, regime de trabalho de dedicação exçlusiva e com atividades centradas no ensino, pesquisa e extensão. Quanto às questões idiomáticas, observa-se que 78% dos sujeitos lêem em inglês. Sobre as necessidades informacionais 67,6% acessam o Portal de Periódicos CAPES, o local de acesso preferencial é a Internet em casa, seguido pela sala do professor e departamento de ensino. Foram apresentadas como vantagens: o baixo custo; a obtenção de textos na íntegra; a quantidade de informação disponível e a atualidade das informações. A forma mais comum de acesso ao Portal é por área de interesse ou por assunto. Destacaram-se como dificuldades o excesso de informações disponíveis, as barreiras idiomáticas, a falta de instruções no manejo dos recursos, problemas em acessar fora da UFAC, a lentidão da rede e a falta de divulgação do Portal. Sugestões de melhoria apontadas pelos professores: acesso mais rápido; disponibilidade de acesso domiciliar; maior disponibilidade de equipamentos. Conclui-se que o Portal está sendo utilizado pelos docentes da UFAC, mas é necessário implementar melhorias na gestão da informação, tanto no Portal de Periódicos CAPES quanto na UFAC.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2005-04-15] => 31431 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Editor Encontros Bibli] => 31517 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_229#00016.pdf] => 51336 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [105] => 345 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [105] => 345 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Resenha] => 6 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [2] => Array ( [Portal de periódicos (capes)] => 95053 ) [3] => Array ( [Acesso à informação on-line] => 39081 ) [4] => Array ( [Uso da informação on-line] => 39082 ) [5] => Array ( [Universidade federal do acre] => 39083 ) [6] => Array ( [Professor] => 181450 ) [7] => Array ( [Biblioteca] => 237708 ) [8] => Array ( [Portal de periódicos capes] => 266285 ) [9] => Array ( [Universidade federal do acre-professor] => 262284 ) [10] => Array ( [Universidade federal do acre-biblioteca] => 262285 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Information science] => 233818 ) [1] => Array ( [Library science] => 269726 ) [2] => Array ( [L] => 34327 ) [3] => Array ( [Information technology and library technology] => 34328 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca] => 247247 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2005-04-15] => 262143 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [CCBY4.0] => 232756 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00016-2005-10-19] => 31427 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2005v10n19p105 REIS, Margarida Maria de Oliveira. Acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. Florianópolis, 2005. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. O acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES propicia atualização científica e tecnológica, dinamizando o processo do ensino e da pesquisa no Brasil. A Universidade Federal do Acre- UFAC - participa do desenvolvimento educacional, científico, tecnológico, econômico, social e cultural do Acre, da Região Amazônica e da sociedade brasileira. A importância deste estudo na Ciência da Informação contribui por analisar e refletir, por meio de pesquisa descritiva e de natureza exploratória, o acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. A revisão da literatura caracteriza o estudo de usuários, conceitua a terminologia empregada, além de identificar e descrever o Portal e caracterizar o ambiente da pesquisa. Os objetivos do estudo visam: identificar e caracterizar os sujeitos da pesquisa; levantar e analisar a demanda informacional dos professores; identificar os elementos dos recursos informacionais de acesso e uso da informação on-line; mensurar o grau de relevância das fontes on-line; avaliar a satisfação informacional; identificar as vantagens e dificuldades; identificar as barreiras ou outras limitações que dificultam o acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da UFAC. O estudo de caso envolve a população de 273 professores efetivos da instituição, sendo 77 os sujeitos da pesquisa e 28,2% a amostra pesquisada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado com 12 questões semi-abertas aplicado à população estudada. Os resultados alcançados caracterizam a comunidade docente respondente em 46% com titulação de doutor, regime de trabalho de dedicação exçlusiva e com atividades centradas no ensino, pesquisa e extensão. Quanto às questões idiomáticas, observa-se que 78% dos sujeitos lêem em inglês. Sobre as necessidades informacionais 67,6% acessam o Portal de Periódicos CAPES, o local de acesso preferencial é a Internet em casa, seguido pela sala do professor e departamento de ensino. Foram apresentadas como vantagens: o baixo custo; a obtenção de textos na íntegra; a quantidade de informação disponível e a atualidade das informações. A forma mais comum de acesso ao Portal é por área de interesse ou por assunto. Destacaram-se como dificuldades o excesso de informações disponíveis, as barreiras idiomáticas, a falta de instruções no manejo dos recursos, problemas em acessar fora da UFAC, a lentidão da rede e a falta de divulgação do Portal. Sugestões de melhoria apontadas pelos professores: acesso mais rápido; disponibilidade de acesso domiciliar; maior disponibilidade de equipamentos. Conclui-se que o Portal está sendo utilizado pelos docentes da UFAC, mas é necessário implementar melhorias na gestão da informação, tanto no Portal de Periódicos CAPES quanto na UFAC.] => 0 ) [1] => Array ( [REIS, Margarida Maria de Oliveira. Acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. Florianópolis, 2005. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. O acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES propicia atualização científica e tecnológica, dinamizando o processo do ensino e da pesquisa no Brasil. A Universidade Federal do Acre- UFAC - participa do desenvolvimento educacional, científico, tecnológico, econômico, social e cultural do Acre, da Região Amazônica e da sociedade brasileira. A importância deste estudo na Ciência da Informação contribui por analisar e refletir, por meio de pesquisa descritiva e de natureza exploratória, o acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. A revisão da literatura caracteriza o estudo de usuários, conceitua a terminologia empregada, além de identificar e descrever o Portal e caracterizar o ambiente da pesquisa. Os objetivos do estudo visam: identificar e caracterizar os sujeitos da pesquisa; levantar e analisar a demanda informacional dos professores; identificar os elementos dos recursos informacionais de acesso e uso da informação on-line; mensurar o grau de relevância das fontes on-line; avaliar a satisfação informacional; identificar as vantagens e dificuldades; identificar as barreiras ou outras limitações que dificultam o acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da UFAC. O estudo de caso envolve a população de 273 professores efetivos da instituição, sendo 77 os sujeitos da pesquisa e 28,2% a amostra pesquisada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado com 12 questões semi-abertas aplicado à população estudada. Os resultados alcançados caracterizam a comunidade docente respondente em 46% com titulação de doutor, regime de trabalho de dedicação exçlusiva e com atividades centradas no ensino, pesquisa e extensão. Quanto às questões idiomáticas, observa-se que 78% dos sujeitos lêem em inglês. Sobre as necessidades informacionais 67,6% acessam o Portal de Periódicos CAPES, o local de acesso preferencial é a Internet em casa, seguido pela sala do professor e departamento de ensino. Foram apresentadas como vantagens: o baixo custo; a obtenção de textos na íntegra; a quantidade de informação disponível e a atualidade das informações. A forma mais comum de acesso ao Portal é por área de interesse ou por assunto. Destacaram-se como dificuldades o excesso de informações disponíveis, as barreiras idiomáticas, a falta de instruções no manejo dos recursos, problemas em acessar fora da UFAC, a lentidão da rede e a falta de divulgação do Portal. Sugestões de melhoria apontadas pelos professores: acesso mais rápido; disponibilidade de acesso domiciliar; maior disponibilidade de equipamentos. Conclui-se que o Portal está sendo utilizado pelos docentes da UFAC, mas é necessário implementar melhorias na gestão da informação, tanto no Portal de Periódicos CAPES quanto na UFAC.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:periodicos.ufsc.br:article/229] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2005v10n19p105] => 0 ) [1] => Array ( [10.5007/1518-2924.2005v10n19p105] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 10, n. 19 (2005); 105-105] => 0 ) [1] => Array ( [1518-2924] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [en] => Array ( [0] => Array ( [Dissertation abstract] => 0 ) ) [pt] => Array ( [0] => Array ( [Resumo de Dissertação] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2005v10n19p105/5507] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2005v10n19p105] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2005v10n19p105/5507] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:periodicos.ufsc.br:article/229#00016] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.5007/1518-2924.2005v10n19p105] => 0 ) ) ) )