Article Brapci-Revistas

Necessidades de informação: uma análise sociocognitiva

Information needs: an sociocognitive analysis in academic management in the context of regulation

http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n35p27 Apresenta-se uma análise sociocognitiva de investigação das necessidades de informação que surgem das diferentes tarefas que os coordenadores de pós-graduação assumem no seu trabalho. O contexto da regulação, objeto da pesquisa, se constituiu no ambiente social no qual as informações são produzidas e usadas. O estudo do documento da área das Ciências Sociais Aplicadas I se constituiu como a base empírica da pesquisa. Constatou-se que as necessidades de informação que surgem do conjunto de tarefas que estão no centro da regulação são conformadas nas comunidades acadêmicas. Ao mesmo tempo em que produzem resultados complexos, muitas tarefas podem ser decompostas em elementos compreensíveis e as necessidades de informação identificadas.@pt


It presents a sociocognitive analysis of information needs investigation that arises from the different tasks that the coordinators of the graduate studies take in their activity. The context of regulation, research subject, constitutes in the social environment under which information are produced and used. The study of the document of Applied Social Sciences I area composed the empirical basis of research. It was found that the information needs, which arise from the set of tasks which are in the center of regulation, are formed in the academic communities. At the same time they produce complex results, many tasks can be decomposed into understandable elements and identified information needs.@en

NLP0.29
Visto 29 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-12-05] => 22898
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Nadi Helena Presser] => 7586
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mitsuo André Vieira Fukahori] => 38679
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_22971#00016.pdf] => 49643
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [46] => 1782
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [27] => 1213
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Necessidade de informação] => 268772
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Análise sociocognitiva] => 38673
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Complexidade da tarefa] => 38674
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Pós-graduação] => 265579
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Regulação] => 250577
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [B] => 215363
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Information use and sociology of information] => 31488
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Necessidades de informação] => 248048
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Complexidade das tarefas] => 262777
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Library science] => 269726
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information needs] => 173066
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Sociocognitive analysis] => 38675
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Task complexity] => 38676
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Postgraduation] => 38677
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Regulation] => 285009
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-12-05] => 261356
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2012-17-35] => 31393
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n35p27 Apresenta-se uma análise sociocognitiva de investigação das necessidades de informação que surgem das diferentes tarefas que os coordenadores de pós-graduação assumem no seu trabalho. O contexto da regulação, objeto da pesquisa, se constituiu no ambiente social no qual as informações são produzidas e usadas. O estudo do documento da área das Ciências Sociais Aplicadas I se constituiu como a base empírica da pesquisa. Constatou-se que as necessidades de informação que surgem do conjunto de tarefas que estão no centro da regulação são conformadas nas comunidades acadêmicas. Ao mesmo tempo em que produzem resultados complexos, muitas tarefas podem ser decompostas em elementos compreensíveis e as necessidades de informação identificadas.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Apresenta-se uma análise sociocognitiva de investigação das necessidades de informação que surgem das diferentes tarefas que os coordenadores de pós-graduação assumem no seu trabalho. O contexto da regulação, objeto da pesquisa, se constituiu no ambiente social no qual as informações são produzidas e usadas. O estudo do documento da área das Ciências Sociais Aplicadas I se constituiu como a base empírica da pesquisa. Constatou-se que as necessidades de informação que surgem do conjunto de tarefas que estão no centro da regulação são conformadas nas comunidades acadêmicas. Ao mesmo tempo em que produzem resultados complexos, muitas tarefas podem ser decompostas em elementos compreensíveis e as necessidades de informação identificadas.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It presents a sociocognitive analysis of information needs investigation that arises from the different tasks that the coordinators of the graduate studies take in their activity. The context of regulation, research subject, constitutes in the social environment under which information are produced and used. The study of the document of Applied Social Sciences I area composed the empirical basis of research. It was found that the information needs, which arise from the set of tasks which are in the center of regulation, are formed in the academic communities. At the same time they produce complex results, many tasks can be decomposed into understandable elements and identified information needs.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/22971] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n35p27] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2012v17n35p27] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 17, n. 35 (2012); 27-46] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Necessidades de informação: uma análise sociocognitiva] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Necessidades de informação: uma análise sociocognitiva na gestão acadêmica no contexto da regulação] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information needs: an sociocognitive analysis in academic management in the context of regulation] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n35p27/23582] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n35p27] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n35p27/23582] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/22971#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2012v17n35p27] => 0
                        )

                )

        )

)