Article Brapci-Revistas

A Wikipédia como fonte de informação de referência: avaliação e perspectivas

A Wikipédia é citada em revistas científicas de alto impacto, apesar de sua má reputação como fonte de informação. O que sustenta essa aceitação? Em busca de respostas, este artigo apresenta uma avaliação da Wikipédia anglófona segundo o roteiro de Silberger para obras de referência quanto ao propósito, alcance, arranjo, informação dada, acesso e características especiais, com um aspecto adicional: o controle da qualidade do conteúdo. Complementa essa avaliação um relato da experiência do autor na criação de um verbete em português. Em conclusão, a Wikipédia tem conteúdo de alta qualidade, com vantagens como o grande volume de conteúdo em muitas línguas, bem como desvantagens, como a ênfase em tópicos “populares”. Há também conteúdo inadequado, cuja contenção e reparo dependem da capacidade e engajamento da comunidade linguística que a edita, bem como do respeito a seus princípios editoriais. Há oportunidade para engajar estudantes do ensino superior na criação de conteúdos, bem como na avaliação, que é uma forma de revisão por pares. O bom uso da Wikipédia depende essencialmente da capacidade crítica do leitor.@pt


. A wikipédia como fonte de informação de referência: avaliação e perspectivas. Perspectivas em ciência da informação, [????].

References

  • ABOUT. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: Wikimedia . Acesso em: 10 abr.
  • AIBAR, E. et al. Wikipedia at university: what faculty think and do about it. The Electronic Library, v. 33, n. 4, p. 668-683, 2015.
  • ARAZY, O. et al. Information quality in Wikipedia: the effects of group composition and task conflict. Journal of Management Information Systems, v. 27, n. 4, p. 71-98, 2011.
  • CHESNEY, T. An empirical examination of Wikipedia´s credibility. First Monday, v. 11, n. 2006. . Acesso em 11 jan 2017.
  • CRITICISM of Wikipedia. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: maio . Acesso em: 27 maio 2017.
  • D´ANDREA, C. F. B. Enciclopédias na web 2.0: colaboração e moderação na Wikipédia e Britannica Online. Em Questão, v. 15, n. 1, p. 73-88, 2009.
  • DALIP, D. H. et al. A general multiview framework for assessing the quality of collaboratively created content on web 2.0. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 68, n. 2, p. 286308, 2017.
  • DEMO, P. Coisas velhas em coisas novas: novas “velhas tecnologias”. Ciência da Informação, v. 39, n. 1, p. 108-121, 2010.
  • ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. Fatally flawed: refuting the recent study on encyclopedic accuracy by the journal Nature. Chicago, Estados Unidos: Encyclopaedia Britannica, 2006.
  • EDITORIAL oversight and control. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: Wikimedia Foundation, 12 fev. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2017.
  • ENCYCLOPEDIA. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: dez. 2016. . Acesso em: 28 dez. 2016.
  • FIVE pillars. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: Wikimedia . Acesso em: 10
  • GILES, J. Internet encyclopaedias go head to head. Nature, v. 438, n. 7070, p. 900-901, 2005.
  • GONÇALVES, M.., LIMA, C. R. M. Pretensões de validade da informação diante da autoridade do argumento na Wikipédia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte-MG. Anais… Belo Horizonte: ANCIB, 2014. p. 2616-2628.
  • HJØRLAND, B. Evaluation of an information source illustrated by a case study: effect of screening for breast cancer. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 62, n. 10, p. 18921898, 2011.
  • JEMIELNIAK, D.., AIBAR, E. Bridging the gap between Wikipedia and academia. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 67, n. 7, p. 1773-1776, 2016.
  • JENNINGS, E. Using Wikipedia to teach information literacy. College and Undergraduate Libraries, v. 15, n. 4, p. 432-437, 2008.
  • KONIECZNY, P. Wikis and Wikipedia as a teaching tool: five years later. First 2012. . Acesso em: 11 jan. 2017.
  • KRANICH, N.., SCHEMENT, J. R. Information commons. Annual Review of Information Science and Technology, v. 42, n. 1, p. 546-591, 2008.
  • LIST of Wikipedias. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: 2017, 7:30. . Acesso em: 12
  • LOGAN, D. W. et al. Ten simple rules for editing Wikipedia. PLoS Computational Biology, v. 6, n. 9, p. e1000941, 2010.
  • MAHESH, G. Academia’s recognition of Wikipedia: letter to the editor. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 68, n. 6, p. 1596, 2017.
  • MESGARI, M. et al. “The sum of all human knowledge”: a systematic review of scholarly research on the content of Wikipedia. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 66, n. 2, p. 219245, 2015.
  • OKOLI, C. et al. Wikipedia in the eyes of its beholders: a systematic review of scholarly research on Wikipedia readers and readership. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 65, n. 12, p. 2381-2403, 2014.
  • OVERVIEW FAQ. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: . Acesso em: 10
  • PASSARELLI, B. Do mundaneum à web semântica: discussão sobre a revolução nos conceitos de autor e autoridade das fontes de informação. DataGramaZero, v. 9, n. 5, p. A04, 2008.
  • RIBEIRO, A. L. R.., GOTTSCHALG-DUQUE, C. Wikipédia e enciclopédia britânica: informação confiável? Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 7, n. 2, p. 172-185, 2012.
  • RIEHLE, D. How and why wikipedia works: an interview with Angela Beesley, Elisabeth Bauer, and Kizu Naoko. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON WIKIS, 2., Odense, Dinamarca, 2006. Proceedings… Odense, Dinamarca: ACM, 2006. p. 3-8.
  • SANGER, L. M. The fate of expertise after Wikipedia. Episteme, v. 6, n. 1, p. 52-73, 2009.
  • SHIRKY, C. Cognitive surplus: creativity and generosity in a connected age. New York: Penguin Books, 2010.
  • SHIRKY, C. Here comes everybody: the power of organizing without organizations. Londres, Inglaterra: Penguin Books, 2008.
  • SILBERGER, K. K. Obras de referência: subsídios para uma avaliação criteriosa. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1990.
  • SILVA, A. M. Que ciência da informação precisamos para enfrentar a complexidade? PontodeAcesso, v. 11, n. 1, p. 85-114, 2017.
  • SIZE comparisons. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: fev. . Acesso em: 12 abr. 2017.
  • SOUSA, C. H. P.., MARQUES, F. P. J. A. Wikipedia, democracy and local elections in São Paulo: a study of the developing of articles edited during the election campaign in 2012. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação and Inovação em Saúde, v. 9, n. 2, p. 1-25, 2015.
  • STVILIA, B. et al. Information quality work organization in Wikipedia. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 59, n. 6, p. 983-1001, 2008.
  • TENNANT, J. P. et al. A multi-disciplinary perspective on emergent and future innovations in peer review [version 3., referees: 2 approved]. F1000Research, v. 6, n. 1151, p. 1-64, 2017.
  • TOMASZEWSKI, R.., MACDONALD, K. I. A study of citations to Wikipedia in scholarly publications. Science and Technology Libraries, v. 35, n. 3, p. 246261, 2016.
  • WHAT Wikipedia is not. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: . Acesso em: 10 abr. 2017.
  • WIKIMEDIA Power Structure. In: WIKIMEDIA Meta-Wiki. Flórida: . Acesso em: 18 jul. 2017.
  • WIKIPEDIA. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: Wikimedia . Acesso em: 10 abr. 2017.
  • WIKIPEDIA Seigenthaler Biography Incident. In: WIKIPEDIA. The free encyclopedia. Flórida: Wikimedia Foundation, 25 abr. 2017. Disponível . Acesso em: 14 jun. 2017.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-06-29] => 32144
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Vinícius Medina Kern] => 3891
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_3224#00029.pdf] => 49534
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [143] => 994
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [120] => 1162
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Fonte de informação] => 261729
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Wikipédia] => 181949
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Enciclopédia] => 8127
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Obra de referência] => 8126
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Curadoria digital] => 234104
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Revisão pelo par] => 34570
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Enciclopédias] => 270306
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Obras de referência] => 210582
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Revisão pelos pares] => 279864
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-06-29] => 272543
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em ciência da informação] => 477
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00029-2018-23-1] => 32499
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Wikipédia é citada em revistas científicas de alto impacto, apesar de sua má reputação como fonte de informação. O que sustenta essa aceitação? Em busca de respostas, este artigo apresenta uma avaliação da Wikipédia anglófona segundo o roteiro de Silberger para obras de referência quanto ao propósito, alcance, arranjo, informação dada, acesso e características especiais, com um aspecto adicional: o controle da qualidade do conteúdo. Complementa essa avaliação um relato da experiência do autor na criação de um verbete em português. Em conclusão, a Wikipédia tem conteúdo de alta qualidade, com vantagens como o grande volume de conteúdo em muitas línguas, bem como desvantagens, como a ênfase em tópicos “populares”. Há também conteúdo inadequado, cuja contenção e reparo dependem da capacidade e engajamento da comunidade linguística que a edita, bem como do respeito a seus princípios editoriais. Há oportunidade para engajar estudantes do ensino superior na criação de conteúdos, bem como na avaliação, que é uma forma de revisão por pares. O bom uso da Wikipédia depende essencialmente da capacidade crítica do leitor.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/3224] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufmg.br:article/22552] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3224] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22552] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23, n. 1 (2018); 120-143] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 1 (2018); 120-143] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1413-9936] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [19815344] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-5344] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Wikipédia como fonte de informação de referência: avaliação e perspectivas] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3224/2065] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/3224/1387] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22552/18145] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22552] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22552/18145] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/3224#00029] => 0
                        )

                )

        )

)