Article Brapci-Revistas

Proposta de indicadores multivariados para avaliação de pesquisadores em Ciências Sociais

Proposal for multivariary indicators for the evaluation of researchers in social sciences

Propuesta de indicadores multivariados para la evaluación de los investigadores en las Ciencias Sociales

Esta investigación analiza el desempeño académico de los investigadores en las ciencias sociales basado en las unidades de análisis de producción científica, docencia, participación profesional y reconocimiento académico. Este modelo se aplicó a una muestra aleatoria estratificada de 240 (12%) investigadores de las ciencias sociales pertenecientes al Sistema Nacional de Investigadores (SNI) de México. Los datos se recogieron de los currículos académicos, se analizaron con técnicas multivariadas aplicando el análisis de correspondencia y la prueba de ajuste chi-cuadrado (X2) a un nivel de significancia de 0.05 y con 1 grado de libertad. Para procesar los datos se usó el software SPSS versión 20 para Windows. Los resultados obtenidos muestran que la producción científica está significativamente asociada con capítulos de libros, libros y artículos publicados en revistas nacionales. La docencia está significativamente asociada con la participación en comités de tesis de doctorado, exámenes de doctorado y lector de tesis de doctorado. La participación profesional está significativamente asociada con participaciones en presentaciones de libros, en mesas redondas, como comentarista, invitado como conferenciante en instituciones nacionales y dictaminación de artículos. El reconocimiento académico está significativamente asociado con premios académicos, honoris causa y reconocimientos como distinciones.@es


This research analyzes the academic performance of researchers in the social sciences based on the units of analysis of scientific production, teaching, professional participation and academic recognition. This model was applied to a stratified random sample of 240 (12%) social science researchers belonging to the National System of Researchers (SNI) of Mexico. Data were collected from the academic curricula, analyzed using multivariate techniques using correspondence analysis and chi-square test (X2) at a significance level of 0.05 and 1 degree of freedom. SPSS version 20 for Windows was used to process the data. The results show that scientific production is significantly associated with chapters of books, books and articles published in national journals. Teaching is significantly associated with participation in doctoral thesis committees, doctoral exams and doctoral thesis reader. Professional participation is significantly associated with participations in book presentations, in round tables, as a commentator, guest speaker in national institutions and opinion of articles. Academic recognition is significantly associated with academic awards, honoris causa and recognitions as distinctions.@en
Esta pesquisa analisa o desempenho dos pesquisadores acadêmicos nas ciências sociais com base nas unidades de análise de informação científica, ensino, envolvimento profissional e o reconhecimento acadêmico. Este modelo foi aplicado a uma amostra aleatória estratificada de 240 (12%) dos pesquisadores de ciências sociais pertencentes ao Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) do México. Os dados foram coletados a partir de currículos acadêmicos, foram analisados com técnicas de análise multivariada através da análise de correspondência e o ajuste teste do qui-quadrado (X2) a um nível de significância de 0,05, com um grau de liberdade. Para processar os dados utilizou-se o software SPSS versão 20 para windows. Os resultados mostram que a produção científica é significativamente associada com capítulos de livros, livros e artigos publicados em revistas nacionais. O ensino é significativamente associado com participação em comissões tese de doutoramento, exames de doutoramento e leitor de tese de doutoramento. Envolvimento profissional é significativamente associado com ações em apresentações de livros, mesas-redondas, como um comentador, convidado como palestrante em instituições nacionais e julgador de artigos. O reconhecimento acadêmico é significativamente associado com prêmios acadêmicos e reconhecimentos como distinções honoríficas.@pt

. Propuesta de indicadores multivariados para la evaluación de los investigadores en las ciencias sociales proposal for multivariary indicators for the evaluation of researchers in social sciences proposta de indicadores multivariados para avaliação de pesquisadores em ciências sociais. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-09-06] => 31506
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cristina Restrepo Arango] => 20597
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_46137#00016.pdf] => 49497
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [30] => 3303
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [15] => 3896
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência sociais aplicadas] => 38529
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Docência] => 176438
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Desempenho acadêmico] => 38538
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Análise de correspondência] => 38539
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Ensino] => 201005
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Participação profissional] => 38540
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Reconhecimento acadêmico] => 38541
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Desempeño académico] => 38530
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Análisis de correspondencia] => 38531
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Producción científica] => 246665
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Participación profesional] => 38532
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Reconocimiento académico] => 38533
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Docencia] => 263067
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Academic performance] => 38534
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Correspondence analysis] => 38535
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Scientific production] => 273771
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Teaching] => 176801
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Professional participation] => 38536
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Academic recognition] => 38537
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-09-06] => 263065
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [es] => 233522
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2017-22-50] => 31495
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Esta investigación analiza el desempeño académico de los investigadores en las ciencias sociales basado en las unidades de análisis de producción científica, docencia, participación profesional y reconocimiento académico. Este modelo se aplicó a una muestra aleatoria estratificada de 240 (12%) investigadores de las ciencias sociales pertenecientes al Sistema Nacional de Investigadores (SNI) de México. Los datos se recogieron de los currículos académicos, se analizaron con técnicas multivariadas aplicando el análisis de correspondencia y la prueba de ajuste chi-cuadrado (X2) a un nivel de significancia de 0.05 y con 1 grado de libertad. Para procesar los datos se usó el software SPSS versión 20 para Windows. Los resultados obtenidos muestran que la producción científica está significativamente asociada con capítulos de libros, libros y artículos publicados en revistas nacionales. La docencia está significativamente asociada con la participación en comités de tesis de doctorado, exámenes de doctorado y lector de tesis de doctorado. La participación profesional está significativamente asociada con participaciones en presentaciones de libros, en mesas redondas, como comentarista, invitado como conferenciante en instituciones nacionales y dictaminación de artículos. El reconocimiento académico está significativamente asociado con premios académicos, honoris causa y reconocimientos como distinciones.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This research analyzes the academic performance of researchers in the social sciences based on the units of analysis of scientific production, teaching, professional participation and academic recognition. This model was applied to a stratified random sample of 240 (12%) social science researchers belonging to the National System of Researchers (SNI) of Mexico. Data were collected from the academic curricula, analyzed using multivariate techniques using correspondence analysis and chi-square test (X2) at a significance level of 0.05 and 1 degree of freedom. SPSS version 20 for Windows was used to process the data. The results show that scientific production is significantly associated with chapters of books, books and articles published in national journals. Teaching is significantly associated with participation in doctoral thesis committees, doctoral exams and doctoral thesis reader. Professional participation is significantly associated with participations in book presentations, in round tables, as a commentator, guest speaker in national institutions and opinion of articles. Academic recognition is significantly associated with academic awards, honoris causa and recognitions as distinctions.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Esta pesquisa analisa o desempenho dos pesquisadores acadêmicos nas ciências sociais com base nas unidades de análise de informação científica, ensino, envolvimento profissional e o reconhecimento acadêmico. Este modelo foi aplicado a uma amostra aleatória estratificada de 240 (12%) dos pesquisadores de ciências sociais pertencentes ao Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) do México. Os dados foram coletados a partir de currículos acadêmicos, foram analisados com técnicas de análise multivariada através da análise de correspondência e o ajuste teste do qui-quadrado (X2) a um nível de significância de 0,05, com um grau de liberdade. Para processar os dados utilizou-se o software SPSS versão 20 para windows. Os resultados mostram que a produção científica é significativamente associada com capítulos de livros, livros e artigos publicados em revistas nacionais. O ensino é significativamente associado com participação em comissões tese de doutoramento, exames de doutoramento e leitor de tese de doutoramento. Envolvimento profissional é significativamente associado com ações em apresentações de livros, mesas-redondas, como um comentador, convidado como palestrante em instituições nacionais e julgador de artigos. O reconhecimento acadêmico é significativamente associado com prêmios acadêmicos e reconhecimentos como distinções honoríficas.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/46137] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p15] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2017v22n50p15] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 22, n. 50 (2017): Data de publicação: 01/09/2017; 15-30] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Propuesta de indicadores multivariados para la evaluación de los investigadores en las Ciencias Sociales] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Proposal for multivariary indicators for the evaluation of researchers in social sciences] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Proposta de indicadores multivariados para avaliação de pesquisadores em Ciências Sociais] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p15/34691] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p15] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p15/34691] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p15/53618] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/46137#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2017v22n50p15] => 0
                        )

                )

        )

)