Article Brapci-Revistas

A Web 2.0 como ferramenta de análise de tendências e monitorização do ambiente externo e sua relação com a cultura de convergência dos media

Analisamos a utilização das ferramentas da Web 2.0 para a monitorização do ambiente externo das organizações, com a consequente obtenção de informação acerca da concorrência e tendências de mercado, e a sua relação com a denominada cultura de convergência dos media, incidindo, essencialmente, em dois pontos-chave: a convergência tecnológica e a cultura de convergência, que permitem a todos os membros da organização a recolha de informação relevante para o desempenho das suas funções e do sucesso da organização onde colaboram e a sua partilha com os restantes membros dessa organização, melhorando a comunicação. Na convergência dos media, convém realçar a dimensão do relacionamento entre pessoas e destas com a tecnologia, assim como os benefícios daí resultantes. Atualmente é possível a qualquer membro da organização, não só os especialistas, recolher informação válida para efeitos de monitorização, graças à democratização no acesso a estas ferramentas designadas Web 2.0. Qualquer pessoa, com um mínimo de formação em tecnologia e análise de mercados, é capaz de proceder a esta tarefa, enriquecendo a visão comum acerca da concorrência. A convergência reside essencialmente nesta troca, partilha e colaboração, potenciadas pela tecnologia, que promovem a interação entre as pessoas e a construção de um conhecimento mais alargado.@pt


. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-03-05] => 32932
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sérgio Paulo Maravilhas-Lopes] => 37607
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_1658#00029.pdf] => 48715
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [137] => 1067
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [126] => 410
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Administração] => 233910
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ciência da computação] => 269911
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Web 2.0] => 248177
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Cultura de convergência do media] => 37604
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Análise da concorrência] => 37605
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Tendência de mercado] => 37606
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Inteligência coletiva] => 280015
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Social networking] => 280012
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Cultura de convergência dos media] => 280013
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Tendências de mercado] => 280014
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Social networking] => 191878
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-03-05] => 253230
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em ciência da informação] => 477
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00029-2013-18-1] => 32740
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Analisamos a utilização das ferramentas da Web 2.0 para a monitorização do ambiente externo das organizações, com a consequente obtenção de informação acerca da concorrência e tendências de mercado, e a sua relação com a denominada cultura de convergência dos media, incidindo, essencialmente, em dois pontos-chave: a convergência tecnológica e a cultura de convergência, que permitem a todos os membros da organização a recolha de informação relevante para o desempenho das suas funções e do sucesso da organização onde colaboram e a sua partilha com os restantes membros dessa organização, melhorando a comunicação. Na convergência dos media, convém realçar a dimensão do relacionamento entre pessoas e destas com a tecnologia, assim como os benefícios daí resultantes. Atualmente é possível a qualquer membro da organização, não só os especialistas, recolher informação válida para efeitos de monitorização, graças à democratização no acesso a estas ferramentas designadas Web 2.0. Qualquer pessoa, com um mínimo de formação em tecnologia e análise de mercados, é capaz de proceder a esta tarefa, enriquecendo a visão comum acerca da concorrência. A convergência reside essencialmente nesta troca, partilha e colaboração, potenciadas pela tecnologia, que promovem a interação entre as pessoas e a construção de um conhecimento mais alargado.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1658] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufmg.br:article/22844] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1658] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22844] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18, n. 1 (2013); 126-137] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18 n. 1 (2013); 126-137] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1413-9936] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [19815344] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-5344] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Web 2.0 como ferramenta de análise de tendências e monitorização do ambiente externo e sua relação com a cultura de convergência dos media] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1658/1109] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22844/18428] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22844] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22844/18428] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1658#00029] => 0
                        )

                )

        )

)