Article
O objetivo principal deste artigo foi demonstrar a existência e a importância do fluxo informacional entre o setor de Business Intelligence e os setores de Negócios e Produtos de uma empresa do segmento de Serviço de Valor Agregado (SVA). A principal fundamentação teórica baseou-se em modelos de identificação das necessidades, percepções e análises informacionais, processos de busca e uso da informação e representação do fluxo de informação. Foi utilizado o estudo de caso único como principal método de pesquisa. Foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e os representantes das áreas envolvidas da empresa foco do estudo. Como resultados alcançados, foram identificados os gaps e possíveis melhorias do atual fluxo de informação existente entre os setores analisados, e proposto um modelo ideal, com objetivo de aumentar a eficiência operacional e analítica entre os setores.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2015-12-17] => 24473 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Izabella Bauer de Assis Cunha] => 29257 ) [1] => Array ( [Frederico Cesar Mafra Pereira] => 6328 ) [2] => Array ( [Jorge Tadeu de R. Neves] => 29258 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_2474#00029.pdf] => 48351 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [128] => 1200 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [107] => 3454 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo científico] => 435 ) [1] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Ciência da computação] => 269911 ) [2] => Array ( [Informação] => 246570 ) [3] => Array ( [Gestão da informação] => 233806 ) [4] => Array ( [Fluxo informacional] => 200915 ) [5] => Array ( [Centro de informação] => 280103 ) [6] => Array ( [Business intelligence] => 261087 ) [7] => Array ( [Centro de informação] => 18314 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Business intelligence] => 178469 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2015-12-17] => 240859 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em ciência da informação] => 477 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00029-2015-20-4] => 32037 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O objetivo principal deste artigo foi demonstrar a existência e a importância do fluxo informacional entre o setor de Business Intelligence e os setores de Negócios e Produtos de uma empresa do segmento de Serviço de Valor Agregado (SVA). A principal fundamentação teórica baseou-se em modelos de identificação das necessidades, percepções e análises informacionais, processos de busca e uso da informação e representação do fluxo de informação. Foi utilizado o estudo de caso único como principal método de pesquisa. Foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e os representantes das áreas envolvidas da empresa foco do estudo. Como resultados alcançados, foram identificados os gaps e possíveis melhorias do atual fluxo de informação existente entre os setores analisados, e proposto um modelo ideal, com objetivo de aumentar a eficiência operacional e analítica entre os setores.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2474] => 0 ) [1] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/23023] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2474] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23023] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20, n. 4 (2015); 107-128] => 0 ) [1] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 4 (2015); 107-128] => 0 ) [2] => Array ( [1413-9936] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [19815344] => 0 ) [1] => Array ( [1981-5344] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Análise do fluxo informacional presente em uma empresa do segmento de serviços de valor agregado (SVA)] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2474/1681] => 0 ) [1] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/2474/855] => 0 ) [2] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/2474/856] => 0 ) [3] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23023/18606] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23023] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23023/18606] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2474#00029] => 0 ) ) ) )