Article
Métricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, olhando não apenas para a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. O presente trabalho apresenta as altmetrics e advoga sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2015-06-30] => 14764 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Moreno Barros] => 27754 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_1782#00029.pdf] => 48292 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [37] => 607 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [19] => 1508 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo científico] => 435 ) [1] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Webometria] => 234530 ) [2] => Array ( [Almetrics] => 191682 ) [3] => Array ( [Bibliometria] => 237251 ) [4] => Array ( [Fator de impacto] => 270935 ) [5] => Array ( [Rede social] => 263360 ) [6] => Array ( [Redes sociais] => 236020 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2015-06-30] => 240738 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em ciência da informação] => 477 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00029-2015-20-2] => 32567 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Métricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, olhando não apenas para a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. O presente trabalho apresenta as altmetrics e advoga sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1782] => 0 ) [1] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/22992] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1782] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20, n. 2 (2015); 19-37] => 0 ) [1] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 2 (2015); 19-37] => 0 ) [2] => Array ( [1413-9936] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [19815344] => 0 ) [1] => Array ( [1981-5344] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1782/1592] => 0 ) [1] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/555] => 0 ) [2] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/556] => 0 ) [3] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/557] => 0 ) [4] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/558] => 0 ) [5] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/559] => 0 ) [6] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/560] => 0 ) [7] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992/18576] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992/18576] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1782#00029] => 0 ) ) ) )