Article
Dentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância da internet e das redes sociais como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximação interdisciplinar entre essas duas áreas do conhecimento permitiu vislumbrar a forma como a arte contemporânea e o artista contemporâneo se inserem no meio informacional. Vivemos na era da informação, o indivíduo artista está inserido nesse mundo e convive com as novas tecnologias da informação. O artigo analisa o comportamento do artista diante das redes sociais de informação, seja como forma de expor trabalhos de arte, propagar ideias ou mesmo como forma de criação artística. Através de questionário aplicado a profissionais da área - artistas de diversas especialidades, críticos, galeristas, etc.- foi possível explorar a sua percepção acerca de sua interação com o mundo da informação e das redes sociais e os benefícios que eles podem obter do uso das novas ferramentas de comunicação e mídias sociais.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2015-09-30] => 32222 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Rubens Estevão Costa de Morais Querino Morais Querino] => 36781 ) [1] => Array ( [Marta Araújo Tavares Ferreira] => 18051 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_2219#00029.pdf] => 48086 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [136] => 1847 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [116] => 1194 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo científico] => 435 ) [1] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Arte e informação] => 36778 ) [2] => Array ( [Arte e rede social] => 36779 ) [3] => Array ( [Arte e internet] => 36780 ) [4] => Array ( [Artes e redes sociais] => 280097 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2015-09-30] => 250859 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em ciência da informação] => 477 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00029-2015-20-3] => 32220 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Dentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância da internet e das redes sociais como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximação interdisciplinar entre essas duas áreas do conhecimento permitiu vislumbrar a forma como a arte contemporânea e o artista contemporâneo se inserem no meio informacional. Vivemos na era da informação, o indivíduo artista está inserido nesse mundo e convive com as novas tecnologias da informação. O artigo analisa o comportamento do artista diante das redes sociais de informação, seja como forma de expor trabalhos de arte, propagar ideias ou mesmo como forma de criação artística. Através de questionário aplicado a profissionais da área - artistas de diversas especialidades, críticos, galeristas, etc.- foi possível explorar a sua percepção acerca de sua interação com o mundo da informação e das redes sociais e os benefícios que eles podem obter do uso das novas ferramentas de comunicação e mídias sociais.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2219] => 0 ) [1] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/23011] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2219] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20, n. 3 (2015); 116-136] => 0 ) [1] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 3 (2015); 116-136] => 0 ) [2] => Array ( [1413-9936] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [19815344] => 0 ) [1] => Array ( [1981-5344] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2219/1641] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011/18594] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011/18594] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2219#00029] => 0 ) ) ) )