Article Brapci-Revistas

Aprendizagem organizacional em unidades de informação: do grupo focal à comunidade de prática

Organizational learning in the information units: from focal group to community of practice

This work presents the results of the mapping of some practices applied to promote organizational learning. it records the possibility to originate the process of learning from experiences of its own and of others when the focal group technique is adopted as to facilitate the formation of “communities of practice”.it is characterized as a multiple case study in information units, based on interviews and observation of librarians. it was concluded that experiences shared can build collective learning knowledge and identity.@en


Apresenta os resultados do mapeamento das práticas para a promoção da aprendizagem organizacional. Registra a possibilidade de originar o processo de aprendizagem com as próprias experiências e as dos outros, ao adotar-se a técnica de grupo focal, facilitadora da formação de “comunidades de prática”. Caracteriza-se como estudo de caso múltiplo em unidades de informação, instrumentalizado pela entrevista e observação, tendo como sujeitos os bibliotecários. Conclui que a partilha de experiências possibilita a construção de um conhecimento coletivo de aprendizagem e identidade@pt

. Organizational learning in the information units: from focal group to community of practice aprendizagem organizacional em unidades de informação: do grupo focal à comunidade de prática. Perspectivas em ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-11-18] => 31960
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Emeide Nóbrega Duarte] => 3266
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Alzira Karla Araújo da Silva] => 14766
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Edilene Toscano Galdino dos Santos] => 1024
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Izabel França de Lima] => 3267
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Marcos Paulo Farias Rodrigues] => 16143
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Suzana Queiroga da Costa] => 24960
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_230#00029.pdf] => 48026
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [95] => 1864
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [78] => 2394
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aprendizagem organizacional] => 276156
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Grupo focal] => 179465
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Unidade de informação] => 267124
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Comunidade de prática] => 298546
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-11-18] => 280153
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em ciência da informação] => 477
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00029-2008-13-3] => 31958
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This work presents the results of the mapping of some practices applied to promote organizational learning. it records the possibility to originate the process of learning from experiences of its own and of others when the focal group technique is adopted as to facilitate the formation of “communities of practice”.it is characterized as a multiple case study in information units, based on interviews and observation of librarians. it was concluded that experiences shared can build collective learning knowledge and identity.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [This work presents the results of the mapping of some practices applied to promote organizational learning. it records the possibility to originate the process of learning from experiences of its own and of others when the focal group technique is adopted as to facilitate the formation of “communities of practice”.it is characterized as a multiple case study in information units, based on interviews and observation of librarians. it was concluded that experiences shared can build collective learning knowledge and identity.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta os resultados do mapeamento das práticas para a promoção da aprendizagem organizacional. Registra a possibilidade de originar o processo de aprendizagem com as próprias experiências e as dos outros, ao adotar-se a técnica de grupo focal, facilitadora da formação de “comunidades de prática”. Caracteriza-se como estudo de caso múltiplo em unidades de informação, instrumentalizado pela entrevista e observação, tendo como sujeitos os bibliotecários. Conclui que a partilha de experiências possibilita a construção de um conhecimento coletivo de aprendizagem e identidade] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/230] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufmg.br:article/23557] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/230] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23557] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 13, n. 3 (2008); 78-95] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 13 n. 3 (2008); 78-95] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1413-9936] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [19815344] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-5344] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Organizational learning in the information units: from focal group to community of practice] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aprendizagem organizacional em unidades de informação: do grupo focal à comunidade de prática] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/230/503] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23557/19021] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23557] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23557/19021] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/230#00029] => 0
                        )

                )

        )

)