Article Brapci-Revistas

O Uso de Marketing Digital em Bibliotecas

The use of Digital Marketing in Libraries

This paper intends to reflect on the field of action of libraries, especially in the globalized world, integrating people and institutions from the digital world. Therefore, we shortly present the evolution of the library from being a custodian of collections to an information unit primarily focusing on disseminating information and knowledge, thus counting on the contribution of Library and Information Science. This study contextualizes the advent of the computer and the use of the Internet as milestones progressing further to the Web 2.0 and its tools. The analysis argues that technology points to a modification of the ´what we do´ of libraries, being able to break down barriers of space and time and using marketing aspects in order to meet and satisfy the interactors’ needs. Libraries should consider joining marketing with technology and design to define good strategic actions in an irreversibly digital landscape, evolving in dealing with their real and potential interactors and taking into account the interaction during implementation as well as product and service improvements.@en


O presente artigo de revisão busca refletir sobre o espaço de atuação da biblioteca, principalmente no âmbito do mundo globalizado, que integra pessoas e instituições a partir do ambiente digital. Para isso, apresenta brevemente a evolução da biblioteca enquanto instituição custodiadora de acervos até a unidade de informação com foco primordial na disseminação da informação e do conhecimento, contando, para isso, com o aporte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Contextualiza o surgimento do computador e o uso da internet como marcos, até se chegar à Web 2.0 e suas ferramentas. Defende que a tecnologia aponta para uma modificação do ‘fazer’ das bibliotecas, que podem romper barreiras de espaço e tempo, e utilizar aspectos do marketing para que sejam atingidas e satisfeitas as necessidades dos interagentes. A biblioteca deve considerar a junção do marketing com a tecnologia e o design, para definir boas estratégias de atuação em um cenário digital irreversível, evoluindo no trato com seus interagentes reais e potenciais, e levando em consideração a interação na implantação e melhorias de produtos e serviços.@pt

. The use of digital marketing in libraries o uso de marketing digital em bibliotecas. Ciência da informação em revista, [????].
NLP0.29
Visto 21 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-05-07] => 24290
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Juliana Aparecida Gulka] => 25433
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Elaine Rosangela de Oliveira Lucas] => 2091
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Elisa Cristina Delfini Corrêa] => 2092
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/535/2018/09/oai_www_seer_ufal_br_article_4104#00033.pdf] => 47492
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [69] => 1042
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [59] => 2634
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de revisão] => 98
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Library] => 178021
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Web 2.0] => 248177
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Marketing] => 201034
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 237708
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Marketing digital] => 227677
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 247247
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação em revista] => 535
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00033-2018-5-1] => 35335
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper intends to reflect on the field of action of libraries, especially in the globalized world, integrating people and institutions from the digital world. Therefore, we shortly present the evolution of the library from being a custodian of collections to an information unit primarily focusing on disseminating information and knowledge, thus counting on the contribution of Library and Information Science. This study contextualizes the advent of the computer and the use of the Internet as milestones progressing further to the Web 2.0 and its tools. The analysis argues that technology points to a modification of the ´what we do´ of libraries, being able to break down barriers of space and time and using marketing aspects in order to meet and satisfy the interactors’ needs. Libraries should consider joining marketing with technology and design to define good strategic actions in an irreversibly digital landscape, evolving in dealing with their real and potential interactors and taking into account the interaction during implementation as well as product and service improvements.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente artigo de revisão busca refletir sobre o espaço de atuação da biblioteca, principalmente no âmbito do mundo globalizado, que integra pessoas e instituições a partir do ambiente digital. Para isso, apresenta brevemente a evolução da biblioteca enquanto instituição custodiadora de acervos até a unidade de informação com foco primordial na disseminação da informação e do conhecimento, contando, para isso, com o aporte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Contextualiza o surgimento do computador e o uso da internet como marcos, até se chegar à Web 2.0 e suas ferramentas. Defende que a tecnologia aponta para uma modificação do ‘fazer’ das bibliotecas, que podem romper barreiras de espaço e tempo, e utilizar aspectos do marketing para que sejam atingidas e satisfeitas as necessidades dos interagentes. A biblioteca deve considerar a junção do marketing com a tecnologia e o design, para definir boas estratégias de atuação em um cenário digital irreversível, evoluindo no trato com seus interagentes reais e potenciais, e levando em consideração a interação na implantação e melhorias de produtos e serviços.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:www.seer.ufal.br:article/4104] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/4104] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/4104] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação em Revista; v. 5, n. 1 (2018); 59-69] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2358-0763] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The use of Digital Marketing in Libraries] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O Uso de Marketing Digital em Bibliotecas] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/4104/3399] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/4104/3399] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:www.seer.ufal.br:article/4104#00033] => 0
                        )

                )

        )

)