Article
Biblioteca é sinônimo de conhecimento e poder. Ter uma sociedade bem instruída é um desafio que o Brasil pode superar com a ajuda das Bibliotecas, mas é preciso mais envolvimento da sociedade para que juntas desenvolvam atividades positivas. O presente artigo expõe acerca da relevância e atuação das Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil. Para isso, são apresentadas as principais características das mesmas e a importância que cada uma delas representa para suas comunidades específicas. É proposta uma reflexão sobre a temática em questão, por isso é mostrada a situação em que elas se encontravam na década de 1990 pelo olhar de alguns autores, assim como algumas evoluções que estas instituições sofreram nas últimas duas décadas. Aborda ainda sobre o fundamental papel do bibliotecário diante de tal condição vivenciada. Conclui acerca das necessidades de se debater sobre o tema, visando a novas ideias, e do desafio em tornar esses tipos de bibliotecas mais presentes no cotidiano da sociedade.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2014-12-31] => 14777 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Márcio Thiago dos Santos Albuquerque] => 27148 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/535/2018/09/oai_www_seer_ufal_br_article_1604#00033.pdf] => 47389 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [18] => 1507 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [11] => 8524 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ponto de Vista] => 159 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [1] => Array ( [Biblioteca pública] => 200269 ) [2] => Array ( [Biblioteca escolar] => 232760 ) [3] => Array ( [Bibliotecário] => 235088 ) [4] => Array ( [Hábito de leitura] => 279331 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca escolar] => 247552 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação em revista] => 535 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00033-2014-1-3] => 35894 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca é sinônimo de conhecimento e poder. Ter uma sociedade bem instruída é um desafio que o Brasil pode superar com a ajuda das Bibliotecas, mas é preciso mais envolvimento da sociedade para que juntas desenvolvam atividades positivas. O presente artigo expõe acerca da relevância e atuação das Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil. Para isso, são apresentadas as principais características das mesmas e a importância que cada uma delas representa para suas comunidades específicas. É proposta uma reflexão sobre a temática em questão, por isso é mostrada a situação em que elas se encontravam na década de 1990 pelo olhar de alguns autores, assim como algumas evoluções que estas instituições sofreram nas últimas duas décadas. Aborda ainda sobre o fundamental papel do bibliotecário diante de tal condição vivenciada. Conclui acerca das necessidades de se debater sobre o tema, visando a novas ideias, e do desafio em tornar esses tipos de bibliotecas mais presentes no cotidiano da sociedade.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:www.seer.ufal.br:article/1604] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1604] => 0 ) [1] => Array ( [https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1604] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da Informação em Revista; v. 1, n. 3 (2014); 11-18] => 0 ) [1] => Array ( [2358-0763] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil: a visibilidade como meta] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1604/1082] => 0 ) [1] => Array ( [https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1604/1082] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:www.seer.ufal.br:article/1604#00033] => 0 ) ) ) )