Article
Estudo que pretende analisar o uso da web social nos serviços das bibliotecas nacionais latino americanas e as formas de fomentar Capital Social em sua comunidade. Buscou-se verificar quais mídias sociais as bibliotecas nacionais usam, avaliando como adaptam aos serviços das bibliotecas e como as utilizam para fomentar o Capital Social, adotando-se para isso a teoria do fator whuffie. Utilizou-se a coleta e mapeamento de mídias sociais e observação não participante para a análise dos websites das Bibliotecas Nacionais analisadas. Como resultado, a pesquisa constatou que as Bibliotecas Nacionais em sua grande maioria utilizam seus sites e bibliotecas digitais para oferecer serviços e fomentar Capital Social entre seus interagentes. Por fim, conclui-se que as bibliotecas analisadas ainda utilizam suas mídias sociais na internet para fins administrativos e de divulgação, e observa-se que, através de algumas práticas identificadas nas bibliotecas analisadas nesta pesquisa, as demais bibliotecas podem buscar novas formas e possibilidades de interação dos seus serviços com seus interagentes por meio dessas mídias e de seus websites.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2016-12-12] => 32105 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Deborah Medeiros] => 27114 ) [1] => Array ( [Elaine Rosangela de Oliveira Lucas] => 2091 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_2754#00029.pdf] => 47084 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [224] => 267 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [202] => 1629 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo científico] => 435 ) [1] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [1] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [2] => Array ( [Biblioteca nacional] => 184077 ) [3] => Array ( [Web social] => 182366 ) [4] => Array ( [Fator whuffie] => 35554 ) [5] => Array ( [Capital social] => 173726 ) [6] => Array ( [Mídia social] => 215352 ) [7] => Array ( [Bibliotecas nacionais] => 188472 ) [8] => Array ( [Mídias sociais] => 264838 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2016-12-12] => 274662 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em ciência da informação] => 477 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00029-2016-21-4] => 32056 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Estudo que pretende analisar o uso da web social nos serviços das bibliotecas nacionais latino americanas e as formas de fomentar Capital Social em sua comunidade. Buscou-se verificar quais mídias sociais as bibliotecas nacionais usam, avaliando como adaptam aos serviços das bibliotecas e como as utilizam para fomentar o Capital Social, adotando-se para isso a teoria do fator whuffie. Utilizou-se a coleta e mapeamento de mídias sociais e observação não participante para a análise dos websites das Bibliotecas Nacionais analisadas. Como resultado, a pesquisa constatou que as Bibliotecas Nacionais em sua grande maioria utilizam seus sites e bibliotecas digitais para oferecer serviços e fomentar Capital Social entre seus interagentes. Por fim, conclui-se que as bibliotecas analisadas ainda utilizam suas mídias sociais na internet para fins administrativos e de divulgação, e observa-se que, através de algumas práticas identificadas nas bibliotecas analisadas nesta pesquisa, as demais bibliotecas podem buscar novas formas e possibilidades de interação dos seus serviços com seus interagentes por meio dessas mídias e de seus websites.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2754] => 0 ) [1] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/23088] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2754] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23088] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21, n. 4 (2016); 202-224] => 0 ) [1] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 202-224] => 0 ) [2] => Array ( [1413-9936] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [19815344] => 0 ) [1] => Array ( [1981-5344] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [As Bibliotecas Nacionais Latino Americanas E O Capital Social] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2754/1821] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23088/18669] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23088] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23088/18669] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2754#00029] => 0 ) ) ) )