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Repositórios educacionais para a Universidade Aberta do Brasil: estudos preliminares

Open educational resources for brazilian system of open university: preliminar studies

This research proposes the elaboration of a model structure and metadata description for Open Educational Repositories. The methodology is exploratory and descriptive, uses a review and documentation focus to the analytical treatment of the data. The survey was conducted in two complementary situations: a) the survey and analysis of the major metadata standards (MARC 21, Dublin Core, LOM / IEEE and ISO 19788-2), in order to define the key fields used descriptors Educational Repositories open and b) identification of descriptors used by SisUAB. Through analysis of the standards and the identification of fields descriptors used in the Systems Universidade Aberta do Brazil were found two scenarios: a) macro, characterized by the intra and extra-institutional Thematic and Institutional Repositories and b) micro, based on relationships between metadata descriptors of educational materials. There is interdependence between the macro and micro scenario, and the need of the use of standards and control mechanisms. The model propose the use of controlled vocabularies for the largest possible number of fields, creating Thematic Editorial Boards, the establishment of relationship of dependency between learning objects, courses, programs, authors and institutions, which allows the relationship and identify the origin of the objects, allowing contextualization.@en


A presente pesquisa tem como proposta a criação de um modelo de estruturação e catalogação dos metadados para Repositórios Educacionais Abertos. De caráter exploratório e descritivo, a pesquisa utiliza de revisão bibliográfica e documental pertinente para a fundamentação e o tratamento analítico do corpus do trabalho. A pesquisa foi realizada em duas situações complementares: a) o levantamento e a análise dos principais padrões de metadados (MARC 21, Dublin Core, LOM/IEEE e a ISO 19788-2), com o intuito de definir os principais campos descritores utilizados para Repositórios Educacionais Abertos; e b) identificação dos campos descritores utilizados no SisUAB. Por meio da análise dos padrões de metadados e da identificação dos campos descritores utilizados no Sistema Universidade Aberta do Brasil foram constatados dois cenários, o primeiro, macro, caracteriza-se pela relação intra e extra-institucional de Repositórios Temáticos e Institucionais. O segundo, micro, baseado nas relações entre metadados descritores dos materiais didáticos. Verifica-se a interdependência entre o cenário macro e micro, e a necessidade da utilização de mecanismos de padronização e controle. São propostas a uniformização no uso de vocabulários controlados para uso no maior número possível de campos, a criação de Conselhos Editoriais Temáticos, o estabelecimento de vínculos de dependência entre objetos de aprendizagem, disciplinas, cursos, autores e Instituições, o que torna possível a relação e identificação da origem dos objetos e permite sua contextualização.@pt

. Open educational resources for brazilian system of open university: preliminar studies repositórios educacionais para a universidade aberta do brasil: estudos preliminares. Perspectivas em ciência da informação, [????].

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                            [This research proposes the elaboration of a model structure and metadata description for Open Educational Repositories. The methodology is exploratory and descriptive, uses a review and documentation focus to the analytical treatment of the data. The survey was conducted in two complementary situations: a) the survey and analysis of the major metadata standards (MARC 21, Dublin Core, LOM / IEEE and ISO 19788-2), in order to define the key fields used descriptors Educational Repositories open and b) identification of descriptors used by SisUAB. Through analysis of the standards and the identification of fields descriptors used in the Systems Universidade Aberta do Brazil were found two scenarios: a) macro, characterized by the intra and extra-institutional Thematic and Institutional Repositories and b) micro, based on relationships between metadata descriptors of educational materials. There is interdependence between the macro and micro scenario, and the need of the use of standards and control mechanisms. The model propose the use of controlled vocabularies for the largest possible number of fields, creating Thematic Editorial Boards, the establishment of relationship of dependency between learning objects, courses, programs, authors and institutions, which allows the relationship and identify the origin of the objects, allowing contextualization.] => 0
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                            [A presente pesquisa tem como proposta a criação de um modelo de estruturação e catalogação dos metadados para Repositórios Educacionais Abertos. De caráter exploratório e descritivo, a pesquisa utiliza de revisão bibliográfica e documental pertinente para a fundamentação e o tratamento analítico do corpus do trabalho. A pesquisa foi realizada em duas situações complementares: a) o levantamento e a análise dos principais padrões de metadados (MARC 21, Dublin Core, LOM/IEEE e a ISO 19788-2), com o intuito de definir os principais campos descritores utilizados para Repositórios Educacionais Abertos; e b) identificação dos campos descritores utilizados no SisUAB. Por meio da análise dos padrões de metadados e da identificação dos campos descritores utilizados no Sistema Universidade Aberta do Brasil foram constatados dois cenários, o primeiro, macro, caracteriza-se pela relação intra e extra-institucional de Repositórios Temáticos e Institucionais. O segundo, micro, baseado nas relações entre metadados descritores dos materiais didáticos. Verifica-se a interdependência entre o cenário macro e micro, e a necessidade da utilização de mecanismos de padronização e controle. São propostas a uniformização no uso de vocabulários controlados para uso no maior número possível de campos, a criação de Conselhos Editoriais Temáticos, o estabelecimento de vínculos de dependência entre objetos de aprendizagem, disciplinas, cursos, autores e Instituições, o que torna possível a relação e identificação da origem dos objetos e permite sua contextualização.] => 0
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