Article Brapci-Revistas

Empoderamento e protagonismo social no setor de referência de bibliotecas universitárias

Empowerment and social leadership in the reference sector of university libraries

Empoderamiento y protagonismo social no sector de referencia de bibliotecas universitarias

Apresenta resultados de pesquisa realizada com bibliotecários que atuam no setor de referência de bibliotecas universitárias. Objetiva analisar se esses profissionais apresentam indícios de empoderamento e estágios do protagonismo social no seu labor, mecanismos que podem colaborar para o desenvolvimento de estratégias que levem o bibliotecário a uma maior participação nas questões sociais, relativas à profissão, interação e comunicação com os usuários. Para tal, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, o método de pesquisa participante, questionários e entrevista para coleta de dados, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que há nos sujeitos da pesquisa indícios do empoderamento e do protagonismo social nas ações no setor de referência junto aos usuários, a exemplo de: analisar a questão de pesquisa inicial do usuário, visando inserir de dados à pergunta e sugerindo aos usuários informações adicionais resultantes das pesquisas. Conclui que o bibliotecário, ao se empoderar das informações que necessita, pode alcançar estágios do protagonismo social, como o estágio do trabalho, se tornando um agente transformador da realidade profissional em que atua, incentivando os usuários a se tornarem autônomos no acesso e uso da informação, reconhecendo o valor desta para sua formação. @pt


Presents search results conducted with librarians who work in the reference section of university libraries. It aims to analyze whether these professionals have empowerment signs and stages of social involvement in their work, mechanisms that may contribute to the development of strategies that take the librarian to greater participation in social issues related to the profession, interaction and communication with users. To this end, it was used as methodology the qualitative approach, the participant survey method, questionnaires and interviews to collect data, which were analyzed using content analysis. The results show that there is in the subject of research evidence of empowerment and social role in the actions in the reference sector with users, like: examine the issue of the user´s initial research, aiming to enter data to the question and suggesting users additional information resulting from the research. It concludes that the librarian when empower the information you need, you can reach stages of social leadership, and the status of the work, becoming a transforming agent of the professional reality in which it operates, encouraging users to become autonomous in access and use of information recognizing the value of this for their training.@en
Presenta resultados de investigación realizada con bibliotecarios que actúan en el sector de referencia de bibliotecas universitarias. Objetivo analizar si estos profesionales presentan indicios de empoderamiento y etapas del protagonismo social en su labor, mecanismos que pueden colaborar para el desarrollo de estrategias que lleven al bibliotecario a una mayor participación en las cuestiones sociales, relativas a la profesión, interacción y comunicación con los usuarios. Para ello, se utilizó como metodología el abordaje cualitativo, el método de investigación participante, cuestionarios y entrevista para recolección de datos, los cuales fueron analizados por la técnica de análisis de contenido. Los resultados demuestran que hay en los sujetos de la investigación indicios del empoderamiento y del protagonismo social en las acciones en el sector de referencia junto a los usuarios, a ejemplo de: analizar la cuestión de investigación inicial del usuario, visando insertar datos a la pregunta y sugiriendo a los usuarios información Adicionales resultantes de las investigaciones. Concluye que el bibliotecario al empoderarse de las informaciones que necesita, puede alcanzar etapas del protagonismo social, como la etapa del trabajo, convirtiéndose en un agente transformador de la realidad profesional en que actúa, alentando a los usuarios a convertirse en autónomos en el acceso y uso de la información , Reconociendo el valor de ésta para su formación.@es

. Empoderamento e protagonismo social no setor de referência de bibliotecas universitárias empowerment and social leadership in the reference sector of university libraries empoderamiento y protagonismo social no sector de referencia de bibliotecas universitarias. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 25 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-09-06] => 31506
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Maria Giovanna Guedes Farias] => 244
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Daysene de Araujo Costa] => 28026
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_45735#00016.pdf] => 46954
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [14] => 1345
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Empoderamento] => 273222
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Protagonismo social] => 227434
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Setor de referência] => 33726
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Empowerment] => 34864
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Bibliotecários] => 249972
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias] => 199222
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Social protagonism] => 116917
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Librarians] => 267904
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Reference sector] => 35406
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [University libraries] => 265046
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Empowerment] => 266685
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Empoderamiento] => 273221
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Sector de referencia] => 35409
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-09-06] => 263065
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2017-22-50] => 31495
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta resultados de pesquisa realizada com bibliotecários que atuam no setor de referência de bibliotecas universitárias. Objetiva analisar se esses profissionais apresentam indícios de empoderamento e estágios do protagonismo social no seu labor, mecanismos que podem colaborar para o desenvolvimento de estratégias que levem o bibliotecário a uma maior participação nas questões sociais, relativas à profissão, interação e comunicação com os usuários. Para tal, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, o método de pesquisa participante, questionários e entrevista para coleta de dados, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que há nos sujeitos da pesquisa indícios do empoderamento e do protagonismo social nas ações no setor de referência junto aos usuários, a exemplo de: analisar a questão de pesquisa inicial do usuário, visando inserir de dados à pergunta e sugerindo aos usuários informações adicionais resultantes das pesquisas. Conclui que o bibliotecário, ao se empoderar das informações que necessita, pode alcançar estágios do protagonismo social, como o estágio do trabalho, se tornando um agente transformador da realidade profissional em que atua, incentivando os usuários a se tornarem autônomos no acesso e uso da informação, reconhecendo o valor desta para sua formação. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Apresenta resultados de pesquisa realizada com bibliotecários que atuam no setor de referência de bibliotecas universitárias. Objetiva analisar se esses profissionais apresentam indícios de empoderamento e estágios do protagonismo social no seu labor, mecanismos que podem colaborar para o desenvolvimento de estratégias que levem o bibliotecário a uma maior participação nas questões sociais, relativas à profissão, interação e comunicação com os usuários. Para tal, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, o método de pesquisa participante, questionários e entrevista para coleta de dados, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que há nos sujeitos da pesquisa indícios do empoderamento e do protagonismo social nas ações no setor de referência junto aos usuários, a exemplo de: analisar a questão de pesquisa inicial do usuário, visando inserir de dados à pergunta e sugerindo aos usuários informações adicionais resultantes das pesquisas. Conclui que o bibliotecário, ao se empoderar das informações que necessita, pode alcançar estágios do protagonismo social, como o estágio do trabalho, se tornando um agente transformador da realidade profissional em que atua, incentivando os usuários a se tornarem autônomos no acesso e uso da informação, reconhecendo o valor desta para sua formação.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Presents search results conducted with librarians who work in the reference section of university libraries. It aims to analyze whether these professionals have empowerment signs and stages of social involvement in their work, mechanisms that may contribute to the development of strategies that take the librarian to greater participation in social issues related to the profession, interaction and communication with users. To this end, it was used as methodology the qualitative approach, the participant survey method, questionnaires and interviews to collect data, which were analyzed using content analysis. The results show that there is in the subject of research evidence of empowerment and social role in the actions in the reference sector with users, like: examine the issue of the user´s initial research, aiming to enter data to the question and suggesting users additional information resulting from the research. It concludes that the librarian when empower the information you need, you can reach stages of social leadership, and the status of the work, becoming a transforming agent of the professional reality in which it operates, encouraging users to become autonomous in access and use of information recognizing the value of this for their training.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Presenta resultados de investigación realizada con bibliotecarios que actúan en el sector de referencia de bibliotecas universitarias. Objetivo analizar si estos profesionales presentan indicios de empoderamiento y etapas del protagonismo social en su labor, mecanismos que pueden colaborar para el desarrollo de estrategias que lleven al bibliotecario a una mayor participación en las cuestiones sociales, relativas a la profesión, interacción y comunicación con los usuarios. Para ello, se utilizó como metodología el abordaje cualitativo, el método de investigación participante, cuestionarios y entrevista para recolección de datos, los cuales fueron analizados por la técnica de análisis de contenido. Los resultados demuestran que hay en los sujetos de la investigación indicios del empoderamiento y del protagonismo social en las acciones en el sector de referencia junto a los usuarios, a ejemplo de: analizar la cuestión de investigación inicial del usuario, visando insertar datos a la pregunta y sugiriendo a los usuarios información Adicionales resultantes de las investigaciones. Concluye que el bibliotecario al empoderarse de las informaciones que necesita, puede alcanzar etapas del protagonismo social, como la etapa del trabajo, convirtiéndose en un agente transformador de la realidad profesional en que actúa, alentando a los usuarios a convertirse en autónomos en el acceso y uso de la información , Reconociendo el valor de ésta para su formación.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/45735] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p1] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2017v22n50p1] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 22, n. 50 (2017): Data de publicação: 01/09/2017; 1-14] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Empoderamento e protagonismo social no setor de referência de bibliotecas universitárias] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Empowerment and social leadership in the reference sector of university libraries] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Empoderamiento y protagonismo social no sector de referencia de bibliotecas universitarias] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p1/34686] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p1] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p1/34686] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p1/53617] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/45735#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2017v22n50p1] => 0
                        )

                )

        )

)