Article
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n42p132Relata uma experiência inédita de interiorização da educação profissional no sertão paraibano voltada para o contexto da formação de trabalhadores para bibliotecas, ocorrida no âmbito do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa. Descreve-se o perfil e as características particulares do curso Auxiliar de Biblioteca no supracitado contexto social e geográfico. Trata-se de uma pesquisa participante comunicada na forma de relato de experiência. Utilizou-se da pesquisa documental tanto para descrever com rigor e detalhes o perfil do curso analisado, quanto para elucidar as oportunidades de emprego no serviço público para tal segmento. A pesquisa bibliográfica possibilitou a contextualização e fundamentação teórica da abordagem. E a partir dos dados coletados, descritos e analisados foi possível refletir criticamente acerca do potencial dos cursos de formação inicial e continuada para a geração de oportunidades de emprego, transformação cultural e inclusão social. O estudo aponta para novos cenários e novas perspectivas de atuação do bibliotecário como agente socialmente responsável por projetos educativos. Conclui-se que a oferta de cursos de formação de auxiliares de biblioteca em regiões longínquas dos centros urbanos financeiros do país, tal como é o sertão paraibano, além de formar profissionais qualificados para atuarem em bibliotecas, possibilita a disseminação da cultura do livro, da leitura e das bibliotecas, inerente à responsabilidade social da Biblioteconomia e da Ciência da Informação.@pt
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Descreve-se o perfil e as características particulares do curso Auxiliar de Biblioteca no supracitado contexto social e geográfico. Trata-se de uma pesquisa participante comunicada na forma de relato de experiência. Utilizou-se da pesquisa documental tanto para descrever com rigor e detalhes o perfil do curso analisado, quanto para elucidar as oportunidades de emprego no serviço público para tal segmento. A pesquisa bibliográfica possibilitou a contextualização e fundamentação teórica da abordagem. E a partir dos dados coletados, descritos e analisados foi possível refletir criticamente acerca do potencial dos cursos de formação inicial e continuada para a geração de oportunidades de emprego, transformação cultural e inclusão social. O estudo aponta para novos cenários e novas perspectivas de atuação do bibliotecário como agente socialmente responsável por projetos educativos. 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Was used to describe the documentary research with rigor and detail analyzed the profile of the course. A search led to the contextualization and theoretical basis of the approach. And from the collected data was analyzed and described possible to reflect critically on the potential of the initial and continued to generate employment opportunities, cultural transformation and social inclusion training courses. The study points to new scenarios and new perspectives on the role of the librarian as a socially responsible agent for educational projects. 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