Article Brapci-Revistas

Websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação com seus próprios públicos

Libraries´ websites as communication tools with their publics

This paper aims to discuss the use of libraries’ websites as communication tools that can enhance the relationship among these organizations and their several publics, taking into account web technological and communicational potential. The study highlights that library managers must consider these websites and make them able to performance its several functions since they represent the library in the web. It emphasizes that the use of websites as communication tools can be analyzed in its performance of the communication function. The communication process through websites must occur in a two way direction, from libraries to their publics and from their publics to the libraries. The results of studies undertaken based on the classification of library websites functions are presented in order to verify the communication function performance. The results indicate that these websites have not been exploring the technological potential of the web and preview bias of asymmetric communication since websites have been used in a not balanced communication process.@en


Tem como objetivo discutir o uso de websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação capazes de melhorar o relacionamento dessas organizações com os seus diversos públicos, levando em conta o potencial tecnológico e comunicacional da web. O estudo destaca que os gestores das unidades de informação devem se preocupar com os websites e torná-los capazes de desempenhar diversas funções, pois representam a unidade de informação na web. Ressalta que o uso do website como ferramenta de comunicação para o relacionamento com os diversos públicos pode ser analisado pelo seu desempenho da função de comunicação. Por meio dos websites, essa comunicação deve ocorrer em duas vias, tanto da unidade de informação em direção aos seus públicos, como desses públicos para a unidade de informação. São apresentados resultados obtidos em pesquisas com o uso de esquema classificatório das funções desempenhadas pelos websites de unidades de informação para verificar o  desempenho específico da função de comunicação. A maior parte dos resultados das pesquisas mostrou que o potencial da web não estava sendo explorado em sua totalidade e  evidenciou que a comunicação era realizada de forma assimétrica, pois os websites demonstraram o uso de comunicação desbalanceada.@pt

. Libraries´ websites as communication tools with their publics websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação com seus próprios públicos. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].

References

  • ALVES, Ana Lúcia Campos. Gestão da oferta de produtos e serviços no site da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. 2003. 39f. Trabalho de Conclusão de Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
  • ALCÂNTARA, André Luiz de. Análise das funções desempenhadas pelo site da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. 2004. 47f. Trabalho de Conclusão de Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
  • AMARAL, Sueli Angelica do., BARBOSA, Helen. Funções desempenhadas pelos sites das unidades de informação do Distrito Federal. Brasília, 2004. 20f. Trabalho não publicado.
  • AMARAL, Sueli Angelica do., GUIMARÃES, Tatiara Paranhos. Funções desempenhadas pelos sites das bibliotecas universitárias do Distrito Federal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2002, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC, 2002a. AMARAL, Sueli Angelica do., GUIMARÃES, Tatiara Paranhos. Sites das bibliotecas universitárias brasileiras: estudo das funções desempenhadas, Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife, Anais.... Recife: UFPE, 2002b.
  • AMARAL, Sueli Angelica do., GUIMARÃES, Tatiara Paranhos. Sites de bibliotecas universitárias brasileiras como instrumento de relações públicas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2004.
  • AMARAL, Sueli Angelica do., SOUZA, Katyusha Madureira Loures de. Funções desempenhadas pelos sites das bibliotecas jurídicas governamentais brasileiras. Brasília, 2004. 20f. Trabalho não publicado.
  • ARAÚJO, Wagner Junqueira de. Ferramentas para a promoção em web sites de unidades de informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 23/24, p. 89-108, especial, 1999/2000.
  • ASHCROFT, Linda., HOEY, Clive. PR, marketing and the Internet: implications for information professionals. Library Management, v. 22, n. 1/2, p.68-74, 2001.
  • BARBOSA, Helen. Funções desempenhadas pelos sites das unidades de informação do Distrito Federal. 2004. Trabalho de Iniciação Científica, Universidade de Brasília, Brasília, 2004. do Distrito Federal. 2006. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
  • BAX, Marcelo Peixoto. As bibliotecas na Web e vice-versa. Perspectivas em Ciência da Informação, v.3, n.1, p.5-20, jan./jun. 1998.
  • BEFFA, Maria Lucia., NAPOLEONE, Luciana Maria. Estruturando a informação para um sistema virtual centrado no usuário: a avaliação do website do Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Direito da USP, Brasil. In: THE VIRTUAL customer: a new paradigm for improving customer relations in libraries and information services. München: K.G.Saur, 2005. (IFLA Publications, 117) p.49-71
  • BERTHOLINO, Maria Luisa Fernandes et al. A Web como canal de divulgação de serviços e produtos de bibliotecas universitárias: análise do conteúdo de home pages. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., 2000, Florianópolis. Anais..., Florianópolis: UFSC, 2000. 1 CD-ROM. BRINKLEY, Monica. The library web site in 1999: a virtual trip to the library. In: INTERNET LIBRARIAN and LIBTECH INTERNATIONAL, 1. 1999, London. Proceedings… Medford, New Jersey: Information Today, 1999. p. 8-15.
  • CAMPOS, Rebeca Crivelaro. Gestão da oferta de produtos e serviços dos sites das unidades de informação do Distrito Federal: dificuldades enfrentadas pelos gerentes. 2004. 19f. Trabalho de Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Brasília, 2004a.
  • CAMPOS, Rebeca Crivelaro. Gestão da oferta de produtos e serviços das unidades de informação do Distrito Federal na Web. 2004a. 132f. Trabalho de Conclusão de Universidade de Brasília, Brasília, 2004b.
  • CARVALHO, Suzana Monteiro Huguenin de. Reformulação da homepage da Biblioteca da Sociedade Brasileira de Dermatologia: implementação de uma biblioteca virtual com um serviço de referência online. 2005. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Niterói, Niterói, 2005.
  • CAVALCANTI. Hérika de Oliveira. Gestão da oferta de produtos e serviços das bibliotecas jurídicas governamentais brasileiras na Web. 2005. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
  • CAVALCANTI, Hérika de Oliveira., AMARAL, Sueli Angelica do. Gestão da oferta de produtos e serviços de informação das bibliotecas jurídicas governamentais brasileiras na Web. 2005. Trabalho de Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
  • CLYDE, L. A. A strategic planning approach to Web site management. The Electronic Library, v. 18, n. 2, p. 97-108, 2000.
  • COHEN, Laura, B., STILL, Julie, M. A comparison of research university and two-year college library web sites: content, functionality, and form. College and Research Libraries, v. 60, n. 3, p. 275-289, May, 1999.
  • CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Diretrizes gerais para a construção de websites de instituições arquivísticas. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: Acesso em: 2 fev. 2006.
  • COOMBS, Merolyn. Web site design for public libraries: a marketing tool for the new millennium. The Australian Library Journal, v. 42, n. 2, p. 117-127, May 1999.
  • CORTES, Márcia Della Flora., LOPES, Marilisa Leite. As bibliotecas universitárias federais brasileiras e a acessibilidade das informações em seus websites. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.117-129, jan./jun. 2008.
  • CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, v.29, n.1, p.71-89, jan./abr. 2000.
  • DÁZEVEDO, Martha Alves. Relações públicas para bibliotecas. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, v. 5, p. 112-119, jan./dez. 1990.
  • DZIEKANIAK , Gisele Vasconcelos et al. Avaliação de websites de bibliotecas universitárias da Região Sul. Biblos, Rio Grande, v. 19, p. 171-200, 2006. Disponível em: Acesso em: 01 abr. 2008.
  • GOLDIN, J.., CARTER, A.., KOINA, C. Library website management guidelines: what you need to know. The Australian Library Journal, v. 49, n. 1, p. 51-56, Feb., 2000.
  • GRUNIG, James E., HUNT, Todd T. Managing public relations. New York: Rinehart and Winston, 1984.
  • GRUNIG, James E., GRUNIG, Larissa A. Conceptual differences in public relations and marketing: the case of Health-care organizations. Public Relations Review, v. 17, n. 3, p. 257-278, Fall 1991.
  • GUIMARÃES, Juliana Fernandes. Avaliação de sites de bibliotecas jurídicas da Região Sul. 2003. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
  • GUIMARÃES, Tatiara Paranhos. Gerenciamento dos sites das bibliotecas universitárias brasileiras como instrumento de relações públicas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003. GUIMARÃES, Tatiara Paranhos. Uso promocional do site de biblioteca: o caso da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 23/24, p. 109-118, Especial, 1999/2000.
  • GUIMARÃES, Tatiara P. Técnicas de marketing em bibliotecas universitárias brasileiras. In: AMARAL, Sueli Angelica do (Org.). Marketing na Ciência da Informação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
  • HORTINHA, Joaquim. E-marketing. Lisboa: Edições Sílabo, 2001. 288p.
  • KUESTER, Hadra Mônica. A biblioteca como provedora de apoio informacional aos cursos de educação à distância no sistema bimodal. 53 f. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: Acesso em: 01 abr. 2008.
  • KUESTER, Hadra Mônica., OLIARI, Marcio João., MOREIRA, Terezinha da Graça. O papel da biblioteca no marketing institucional: clipping digital UNERJ. In: SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS, 13., 2004, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2004. 1 CD-ROM.
  • MANINI, Miriam Paula., MARQUES, Otacílio Guedes. Informação histórica: recuperação e divulgação da memória do poder judiciário brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: ANCIB, 2007. Disponível em: Acesso em: 01 abr. 2008.
  • MARQUES, Octacílio Guedes. Informação histórica: recuperação e divulgação da memória do Poder Público Judiciário. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
  • MATTA, Rodrigo Octávio Beton. Marketing e websites: recomendações para produzir e disponibilizar informações. In: AMARAL, Sueli Angélica do (Org.). Marketing na Ciência da Informação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
  • NOGUEIRA, Adriana Hypolito et al. Facilidades para acesso a periódicos eletrônicos: ações do SIBi/USP para o desenvolvimento de um tutorial. In: THE VIRTUAL customer: a new paradigm for improving customer relations in libraries and information services. München: K.G.Saur, 2005.(IFLA Publications, 117) p.214-227.
  • OHIRA, Maria Lourdes Blatt., SCHENKEL, Marília Beatriz de Castro., SILVEIRA, Celoi da. Critérios para avaliação de conteúdo dos sites dos arquivos públicos estaduais do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO JURÍDICA, 8., 2003, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2003. 20p. 1 CDROM.
  • SANTOS, Marilda Corrêa Leite dos et al. Web sites o espaço virtual para a organização da informação nas bibliotecas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2004. 1 CD-ROM. SILVA, Fabiana Damasceno Rodrigues da. Gestão da oferta de produtos e serviços de informação das bibliotecas especializadas de Brasília. 2005. Trabalho de Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
  • SOARES, Hebbertt de Faria. Gerência dos serviços de informação dos sites das bibliotecas universitárias brasileiras. 2003. Trabalho de Iniciação Científica Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
  • SOBRAL, Andreia de Oliveira Capo. Gestão da oferta de produtos e serviços de informação das bibliotecas universitárias brasileiras na Web. 2005. Trabalho de
  • SOUZA, Katyusha Madureira Loures de. Funções desempenhadas pelos sites de bibliotecas jurídicas governamentais brasileiras. 2003. Trabalho de Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
  • SOUZA, Katyusha Madureira Loures de. Biblioteca Jurídica Virtual do Conselho Federal de Justiça: um estudo de caso. 66f. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
  • XIAO, Daniel., PIXEY, Anne Mosley., CORNISH, Alan. Library services through the world wide web. The Public-Access Computer Systems Review, v.8, n.4, 1997.
  • ZAFALON, Z. R. As bibliotecas na cibercultura: crítica da estética da informação na era do cyberspace. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Signo e Significação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: Acesso em: 9 jun. 2007.
NLP0.29
Visto 26 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-01-01] => 6213
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sueli Angélica do Amaral] => 3299
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tatiara Paranhos Guimarães] => 27786
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_7195#00016.pdf] => 46800
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [161] => 2187
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [147] => 430
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Unidade de informação] => 267124
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 237708
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Website] => 178662
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Unidades de informação] => 239041
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Websites] => 186751
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Library science] => 269726
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Libraries] => 266450
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Websites] => 279041
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Communication] => 173616
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 247247
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliotecas] => 236178
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-01-01] => 232750
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2008-13-26] => 31405
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper aims to discuss the use of libraries’ websites as communication tools that can enhance the relationship among these organizations and their several publics, taking into account web technological and communicational potential. The study highlights that library managers must consider these websites and make them able to performance its several functions since they represent the library in the web. It emphasizes that the use of websites as communication tools can be analyzed in its performance of the communication function. The communication process through websites must occur in a two way direction, from libraries to their publics and from their publics to the libraries. The results of studies undertaken based on the classification of library websites functions are presented in order to verify the communication function performance. The results indicate that these websites have not been exploring the technological potential of the web and preview bias of asymmetric communication since websites have been used in a not balanced communication process.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [This paper aims to discuss the use of libraries’ websites as communication tools that can enhance the relationship among these organizations and their several publics, taking into account web technological and communicational potential. The study highlights that library managers must consider these websites and make them able to performance its several functions since they represent the library in the web. It emphasizes that the use of websites as communication tools can be analyzed in its performance of the communication function. The communication process through websites must occur in a two way direction, from libraries to their publics and from their publics to the libraries. The results of studies undertaken based on the classification of library websites functions are presented in order to verify the communication function performance. The results indicate that these websites have not been exploring the technological potential of the web and preview bias of asymmetric communication since websites have been used in a not balanced communication process.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tem como objetivo discutir o uso de websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação capazes de melhorar o relacionamento dessas organizações com os seus diversos públicos, levando em conta o potencial tecnológico e comunicacional da web. O estudo destaca que os gestores das unidades de informação devem se preocupar com os websites e torná-los capazes de desempenhar diversas funções, pois representam a unidade de informação na web. Ressalta que o uso do website como ferramenta de comunicação para o relacionamento com os diversos públicos pode ser analisado pelo seu desempenho da função de comunicação. Por meio dos websites, essa comunicação deve ocorrer em duas vias, tanto da unidade de informação em direção aos seus públicos, como desses públicos para a unidade de informação. São apresentados resultados obtidos em pesquisas com o uso de esquema classificatório das funções desempenhadas pelos websites de unidades de informação para verificar o  desempenho específico da função de comunicação. A maior parte dos resultados das pesquisas mostrou que o potencial da web não estava sendo explorado em sua totalidade e  evidenciou que a comunicação era realizada de forma assimétrica, pois os websites demonstraram o uso de comunicação desbalanceada.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/7195] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n26p147] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2008v13n26p147] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 13, n. 26 (2008); 147-161] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Libraries´ websites as communication tools with their publics] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação com seus próprios públicos] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n26p147/6642] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n26p147] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n26p147/6642] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/7195#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2008v13n26p147] => 0
                        )

                )

        )

)