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Modelo para avaliação do grau de maturidade das práticas de cocriação de valor no desenvolvimento de produtos

Model for evaluating the maturity degree of value-buying practices in product development

Com a popularização da Internet e a mudança no perfil do consumidor, em que eles estão mais informados e participativos, as empresas perceberam a oportunidade de interagir de forma próxima com os clientes. Surge então a cocriação de valor. A cocriação de valor possibilita o consumidor participar ativamente na criação de valor com a empresa, resultando em assertividade no lançamento de produtos, melhor entendimento do cliente, maior rapidez no lançamento de produtos, etc. Porém, o uso dessa estratégia ainda não é claro, e este é o objetivo deste trabalho, propor um modelo para mensuração da maturidade em cocriação de valor, com isso, as empresas conseguem identificar o que é necessário para incluir o cliente no processo de inovação, e as melhorias necessárias para atingir um maior nível de maturidade nessa atividade.  Para criar o modelo foi realizado estudo bibliográfico e para sua avaliação, foi realizada entrevista em caso único e análise estatística com uma amostra de 13 indústrias. O modelo proposto é inédito. Após a entrevista e análise dos dados, concluiu-se que há correlação entre as variáveis do modelo e que parte das variáveis explicam os resultados da cocriação. Ou seja, o modelo de maturidade para cocriação de valor (MMCV) mostrou-se válido, pois apresentou bons resultados, mesmo com a limitação do número da amostra.@pt


With the popularization of the Internet and the change in consumer profile, in which they are more informed and participatory, companies have realized the opportunity to interact closely with customers. The co-creation of value then arises. Value creation allows the consumer to actively participate in value creation with the company, resulting in assertiveness in the launch of products, better understanding of the customer, faster product launches, etc. However, the use of this strategy is still unclear, and this is the purpose of this work, to propose a model for measuring the maturity in value creation, with which companies can identify what is necessary to include the client in the innovation process, and the improvements needed to achieve a higher level of maturity in this activity. In order to create the model, a bibliographic study was carried out and for its evaluation, a single case interview and a statistical analysis were carried out with a sample of 13 industries. The proposed model is unprecedented. After the interview and analysis of the data, it was concluded that there is correlation between the variables of the model and that part of the variables explain the results of the co-creation. That is, the maturity model for value creation (MMCV) was valid, since it presented good results, even with the limitation of the sample number.@en

. Modelo para avaliação do grau de maturidade das práticas de cocriação de valor no desenvolvimento de produtos model for evaluating the maturity degree of value-buying practices in product development. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].
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