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Objetiva analisar a produtividade científica e identificar tendências de pesquisa em torno do tema da competência informacional (information literacy), tomando por base pesquisa realizada em duas das principais bases de dados internacionais multidisciplinares dedicadas à análise de citações: Web of Science (WoS) e SCOPUS. Inicia abordando o significado da análise bibliométrica e sua importância na determinação de tendências da atividade e produtividade científicas. Apresenta a evolução do conceito de competência informacional, desde sua origem (em 1974) até 2010. Realiza varredura sobre a produção científica registrada na forma de artigos e documentos localizados nas referidas bases utilizando como estratégia de busca a expressão “information literacy”. Conclui com análise das tendências mundiais de pesquisa sobre competência em informação.@pt
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Inicia abordando o significado da análise bibliométrica e sua importância na determinação de tendências da atividade e produtividade científicas. Apresenta a evolução do conceito de competência informacional, desde sua origem (em 1974) até 2010. Realiza varredura sobre a produção científica registrada na forma de artigos e documentos localizados nas referidas bases utilizando como estratégia de busca a expressão “information literacy”. Conclui com análise das tendências mundiais de pesquisa sobre competência em informação.] => 0 ) [1] => Array ( [Procurando contribuir para a discussão acerca da inserção do profissional da informação no mercado de trabalho no brasil, discussão essa muito marcada por estudos de natureza ensaística, estudos de caso particulares e pesquisas empíricas de pequeno alcance e representatividade, o presente estudo tem como objetivo trazer evidências empíricas mais gerais e atuais a respeito da inserção destes profissionais no mercado de trabalho, na forma permitida pelo censo demográfico 2000. mais especificamente, a pesquisa tem como objetivo o dimensionamento e caracterização do contingente de profissionais em atividades de informação que atuavam no mercado de trabalho brasileiro no ano 2000, segundo as categorias da classificação brasileira de ocupações, a saber: profissionais da informação; arquivistas e museólogos; técnicos em biblioteconomia; técnicos em museologia e afins; auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa. apresenta-se o contingente de profissionais no país e; então, mostra-se a distribuição desses profissionais nas diversas regiões. aborda-se ainda uma caracterização de cada grupo ocupacional, através de indicadores de escolaridade, posição na ocupação e o rendimento médio. mostra-se que o contingente de profissionais do grupo é de 0,1%, em relação ao total da população ocupada no país, com concentração maior nos estados do sul e sudeste. dentre as categorias analisadas os profissionais da informação apresentam melhor inserção ocupacional e rendimentos, ainda que em relação aos demais profissionais das ciências e artes a situação não seja das mais virtuosas, ao contrário do que poderia intuir pela bibliografia na área. acesso ao texto completo (pdf)] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.www.uel.br:article/7045] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7045] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045] => 0 ) [1] => Array ( [10.5433/1981-8920.2010v15n2p1] => 0 ) [2] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & Informação; v. 15, n. 2 (2010); 1-22] => 0 ) [1] => Array ( [1981-8920] => 0 ) [2] => Array ( [Informação & Informação; v. 15 n. 2 (2010); 1-22] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Competência informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial] => 0 ) [1] => Array ( [Profissional da informação: análise da inserção no mercado de trabalho brasileiro] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en...] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045/6994] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045/6994] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045/6994] => 0 ) [2] => Array ( [https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/7045] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.www.uel.br:article/7045#00020] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.5433/1981-8920.2010v15n2p1] => 0 ) ) ) )