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Foucault: poder, vigilância, disciplina e punição uma análise do conceito de panóptico em obra narrativa de ficção

Introdução: Os textos narrativos de ficção, como por exemplo o livro “Jogos Vorazes” de Suzanne Collins, podem trabalhar conceitos e tópicos que poderiam ser de utilidade no estudo acadêmico da vigilância, punição, disciplina e poder.Objetivo: Realizar um paralelo entre o conceito de Panóptico concebido por Jeremy Bentham e trabalhado por Foucault em sua obra “Vigiar e Punir” com o livro “Jogos vorazes”, partindo-se da hipótese que Panem, o país tratado na hístória do livro, parece ter sido inspirada no Panoptismo, ou o dispositivo Panóptico.Metodologia: Trata-se de um artigo de revisão que busca em um primeiro momento trazer uma descrição sobre a forma como Foucault utilizou o conceito de Panóptico em “Vigiar e Punir”, para em um segundo momento aprofundar o conceito de Panóptico com relação à obra de ficção “Jogos vorazes” buscando elementos que corroborem a hipótese do artigo.Resultados: Pode-se perceber que as forças de vigilância, poder e disciplina que regem o Panóptico são concomitantes na obra de Foucault e na obra de ficção de Suzanne Collins escrito em 2010 fazendo-nos perceber que os discursos do texto narrativo de ficção possuem consonância com o discurso científico da obra de Michel Foucault.Conclusões: Já que as obras de ficção podem apresentar elementos comuns aos trabalhos de não ficção. A representação de obras narrativas de ficção é algo que possui potencial importância no estudo de conceitos em áreas acadêmicas. Este aspecto precisa ser considerado e aprofundado na descrição de obras de ficção Palavras-chave: Discurso Científico; Discurso Literário; ”Vigiar e Punir”; “Jogos vorazes”; Representação temática do documento. @pt


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                            [Introdução: Os textos narrativos de ficção, como por exemplo o livro “Jogos Vorazes” de Suzanne Collins, eventualmente abordam conceitos e tópicos que poderiam ser de utilidade no estudo acadêmico da vigilância, punição, disciplina e poder. Objetivo: Realizar um paralelo entre o conceito de Panóptico concebido por Jeremy Bentham e trabalhado por Foucault em sua obra “Vigiar e Punir” com o livro “Jogos vorazes”, partindo-se da hipótese que Panem, o país tratado na história do livro, parece ter sido inspirada no Panoptismo, ou no dispositivo Panóptico. Metodologia: Trata-se de um artigo de revisão que busca, em um primeiro momento, trazer uma descrição sobre a forma como Foucault utilizou o conceito de Panóptico em “Vigiar e Punir”, para em um segundo momento aprofundar o conceito de Panóptico com relação à obra de ficção “Jogos vorazes” buscando elementos que corroborem a hipótese do artigo. Resultados: Pode-se perceber que as forças de vigilância, poder e disciplina que regem o Panóptico são concomitantes na obra de Foucault e na obra de ficção de Suzanne Collins, escrito em 2010, fazendo-nos perceber que os discursos do texto narrativo de ficção possuem consonância com o discurso científico da obra de Michel Foucault. Conclusões: Já que as obras de ficção podem apresentar elementos comuns aos trabalhos de não ficção. A representação de obras narrativas de ficção é algo que possui potencial importância no estudo de conceitos em áreas acadêmicas. Este aspecto precisa ser considerado e aprofundado na descrição de obras de ficção.] => 0
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                            [Seguindo os preceitos da abordagem Design Science Research, desenvolveu-se e testou-se o artefato Engrenagem para Análise da qualidade da informação. O artefato objetiva sensibilizar os trabalhadores da informação quanto à importância da reflexão das interdependências entre as dimensões de qualidade da informação antes de se realizar qualquer ação junto ao recurso informação. Testes realizados junto a 33 funcionários, de seis micro e pequenas empresas intensivas em conhecimento, evidenciaram a efetividade do artefato. Após treinamento e uso do mesmo, observou-se alteração de comportamento informacional dos funcionários, especialmente com relação às dimensões raridade, disponibilidade, originalidade e precisão da informação.Palavras-Chave: Comportamento informacional; Mudança de comportamento; Trabalhador da informação; Qualidade da informação. Link: http://www.scielo.br/pdf/pci/v20n3/1413-9936-pci-20-03-00152.pdf] => 0
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