Article Brapci-Revistas

O perfil do gestor da informação: um estudo a partir dos egressos do curso de gestão da informação da UFPE

The information manager profile: a study from the graduates of the course of the UFPE information management

Perfil del gestor de información: un estudio de los graduados del curso de gestión de la información UFPE

Introdução: Com as recentes transformações sociais e econômicas surgiram novas possibilidades de atuação dos profissionais da informação. Neste contexto, insere-se o Gestor da informação, que pode contribuir na busca de soluções para os principais desafios relativos à coleta, processamento e uso da informação.Objetivo: Estudar as relações entre a formação acadêmica do Gestor da informação, egresso da UFPE, e a sua atuação profissional.Metodologia: a) revisão bibliográfica; b) mapeamento dos egressos; c) elaboração do questionário; d) disponibilização do questionário; e) tabulação e formatação dos dados; f) análise dos dados.Resultados: 54 dos 71 egressos responderam o questionário (76%), percentual considerado satisfatório. Destaca como resultados: 85% dos egressos estão desenvolvendo atividades profissionais; 56% dos ocupados estão atuando em atividades relacionadas à área de Gestão da Informação; os segmentos de atuação profissional são diversos, com destaque para o setor de serviços (34%). Na pirâmide organizacional, constatou-se que o nível de atuação mais representativo é o operacional (43%). No quesito disciplinas, chamou a atenção que os gestores têm uma maior necessidade de empregar os conhecimentos ligados a Tecnologia da Informação.Conclusões: Destaca-se a importância do Gestor da informação na atualidade, enfatizando a necessidade de aperfeiçoamento dessa profissão recente em relação às demandas da sociedade.@pt


Introduction: With the recent social and economic changes come new possibilities for performance of information professionals. In this context, it is part of the Manager of information, which can contribute to finding solutions to the major challenges related to the collection, processing and use of information. Objective: To study the relationship between academic Manager information egress from UFPE, and your professional performance. Methodology: a) literature review; b) mapping of the graduates; c) preparation of the questionnaire; d) provision of the questionnaire; e) tabulation and data formatting; f) data analysis. Results: 54 of the 71 graduates responded to the questionnaire (76%), a percentage considered satisfactory. It highlights the following results: 85% of graduates are developing professional activities; 56% of the employed are working in activities related to the field of Information Management; professional business segments are different, especially the service sector (34%). In the organizational pyramid, it was found that the level of activity is most representative operating (43%). On the issue of disciplines, it drew attention that managers have a greater need to employ the knowledge related to Information Technology. Conclusions: We emphasize the importance of today´s information manager, emphasizing the need to improve this new profession in relation to the demands of society.@en
Introducción: Los recientes cambios sociales y económicos abren nuevas posibilidades para el desempeño de los profesionales de la información. En este contexto, el Gestor de información puede contribuir a la búsqueda de soluciones a los principales retos relacionados con la recolección, procesamiento y uso de la información. Objetivo: Estudiar la relación entre el Gestor de información científica, su desempeño profesional y los resultados de la UFPE. Metodología: a) revisión de la literatura; b) selección de los graduados; c) elaboración del cuestionario; d) envío del cuestionario; e) tabulación y formato de datos; f) análisis de datos. Resultados: 54 de los 71 graduados respondieron al cuestionario (76%), un porcentaje considerado satisfactorio. Se destacan los siguientes resultados:  el 85% de los graduados está desarrollando actividades profesionales; el 56% de los empleados trabaja en actividades relacionadas con el campo de la gestión de información; los segmentos de negocios profesionales se diferencian unos de otros, especialmente el sector de servicios (34%). Se determinó que el nivel de actividad operativo es el más representativo en la pirámide de la organización (43%). En cuanto a las disciplinas, se observa que los gerentes tienen una mayor necesidad de conocimiento vinculado a las tecnologías de información. Conclusiones: Se destaca la importancia del gestor de información en la actualidad y se insiste en la necesidad de mejorar esta nueva profesión para satisfacer las demandas de la sociedad.@es

. O perfil do gestor da informação: um estudo a partir dos egressos do curso de gestão da informação da ufpe the information manager profile: a study from the graduates of the course of the ufpe information management perfil del gestor de información: un estudio de los graduados del curso de gestión de la información ufpe. Informação & informação, [????].

References

  • BRASIL. Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Formação e mercado de trabalho. Brasília: Governo Federal, 2012. 28 p. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2016.
  • BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p. 122-155.
  • CARVALHAL, M. D. Os fundamentos do debate sobre a formação profissional. Revista Pegada Eletrônica (UNESP), Presidente Prudente, v. 3, n. 1, p.1-12, 2002. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2016.
  • DAVENPORT, T. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
  • DRUCKER, P. Sociedade Pós-Capitalista. 2. ed. Lisboa: Conjuntura Actual, 2015. 240 p. (Extra Coleção). Tradução de Maria Fernanda Jesuíno.
  • FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
  • FERREIRA, D. T.., SANTOS, R. N. M. Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 23-24, n. 2, p. 147-160, 2000. Disponível em: . Acesso em: 14 Mar. 2016.
  • FRASER-ARNOTT, M. Competencies for information specialists in emerging roles. Library Management, v. 38, n. 1, p. 65-76, 2017.
  • FREIRE, I. M.., ARAUJO, V. M. R. H. de. A responsabilidade social da Ciência da informação. Transinformação, Campinas, v.11, n.1, p. 7-15, jan./abr., 1999.
  • GONDIM, S. M. G. A Sociedade da Informação, as Organizações Formais Educacionais, Valores e o Trabalho Docente: possíveis Inter-relações. Ética e Filosofia Política, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p.69-102, 1998.
  • GONZÁLEZ DE GOMEZ, M. N. A globalização e os novos espaços. Informare, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2-3, jan. 1997.
  • KUENZER, A. A Pedagogia da Fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1985.
  • KUENZER, A. Ensino médio e profissional: as políticas do estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1988.
  • KUENZER, A. Competência como práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 29, n.1, p. 17-27, jan./abr. 2003.
  • LASTRES, H. M. M., FERRAZ, J. Economia da informação, do conhecimento e do aprendizado. In: LASTRES, H M M., ALBAGLI, S (Ed.). Informação e Globalização na Era do Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999. Cap. 1. p. 27-57. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2016.
  • LE COADIC, Y.-F. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
  • LOURENÇO, G. M. Economia paranaense: novos cenários. Análise Conjuntural, Curitiba, v.21, n.1-2, p.3-12, jan./fev. 1999.
  • MARCHIORI, P, Z. A ciência e a gestão da informação: compatibilidades no espaço profissional. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, out. 2002. Disponível em: . Acesso em: 13 Mar. 2016.
  • ORENGO, M.., ABREU, F. A Responsabilidade social e o seu impacto estratégico na gestão dos projetos do parque das nações (Lisboa) e do Porto Digital (Recife). 2009. 17 f. Monografia (Especialização) - Curso de Gestão Empresarial, Fundação Getúlio Vargas, Santa Maria, 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2016.
  • NORONHA, D. P.., MARICATO, J. de. M. Estudos métricos da informação: primeiras aproximações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, p. 116-128, abr. 2008. Disponível em:
  • PORTO DIGITAL. O que é o Porto Digital. 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2016.
  • RUBI, M. P.., EUCLIDES, M. L.., SANTOS, J. C. dos. Profissional da informação: aspectos de formação, atuação profissional e marketing para o mercado de trabalho. Informação and Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 7989, 2006. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2016.
  • SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente as novas tecnologias. In: FERRETTI, C J et al (Org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 151-168.
  • SEVERINO, A. J. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2016.
  • SILVA, E. L. da., CUNHA, M. V. da. A formação profissional no século XXI: desafios e dilemas. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 3, p. 77-82, set. 2002. Disponível em: . Acesso em 14 mar. 2016.
  • SPARROW, O.. Open Horizons: three Scenarios for 2020 (the 1998 Report from the Chatham House Forum) Multimedia CD, dez. 1998.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Departamento de Ciência da Informação. Projeto político pedagógico do curso de graduação em Gestão da Informação. Recife, 2012. 69 p.
  • ZAPAROLLI, I. Quality control of vocational higher education and training in Brazil: the relationship among universities, ministry of education, professional representative institutions and labour market. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 25, p.75-88, set. 2004. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2016.
NLP0.29
Visto 28 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-06-19] => 32424
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tatyane Lúcia Cruz] => 24916
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Fábio Mascarenhas e Silva] => 9833
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Leilah Santiago Bufrem] => 4219
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Natanael Vitor Sobral] => 8862
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_26116#00020.pdf] => 46360
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [184] => 3172
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [150] => 9818
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestão da informação] => 233806
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Atuação profissional] => 247755
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Formação] => 235800
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Gestor da informação] => 23588
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Ufpe] => 175347
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Formación] => 5759
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Ufpe] => 263967
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Formação] => 11828
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Professional practice] => 267669
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Formation] => 251668
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Manager of information] => 208237
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information management] => 267234
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ufpe] => 253851
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Práctica profesional] => 58324
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestor de información] => 11196
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gestión de información] => 233803
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Formación] => 274909
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ufpe] => 263966
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-06-19] => 263858
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2017-22-1] => 32421
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Com as recentes transformações sociais e econômicas surgiram novas possibilidades de atuação dos profissionais da informação. Neste contexto, insere-se o Gestor da informação, que pode contribuir na busca de soluções para os principais desafios relativos à coleta, processamento e uso da informação.Objetivo: Estudar as relações entre a formação acadêmica do Gestor da informação, egresso da UFPE, e a sua atuação profissional.Metodologia: a) revisão bibliográfica; b) mapeamento dos egressos; c) elaboração do questionário; d) disponibilização do questionário; e) tabulação e formatação dos dados; f) análise dos dados.Resultados: 54 dos 71 egressos responderam o questionário (76%), percentual considerado satisfatório. Destaca como resultados: 85% dos egressos estão desenvolvendo atividades profissionais; 56% dos ocupados estão atuando em atividades relacionadas à área de Gestão da Informação; os segmentos de atuação profissional são diversos, com destaque para o setor de serviços (34%). Na pirâmide organizacional, constatou-se que o nível de atuação mais representativo é o operacional (43%). No quesito disciplinas, chamou a atenção que os gestores têm uma maior necessidade de empregar os conhecimentos ligados a Tecnologia da Informação.Conclusões: Destaca-se a importância do Gestor da informação na atualidade, enfatizando a necessidade de aperfeiçoamento dessa profissão recente em relação às demandas da sociedade.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução:Com as recentes transformações sociais e econômicas, surgiram novas possibilidades de atuação dos profissionais da informação. Neste contexto, insere-se o Gestor da informação, que pode contribuir na busca de soluções para os principais desafios relativos à coleta, processamento e uso da informação. Objetivo:Identificar as convergências e divergências entre a formação acadêmica do gestor da informação, egresso da UFPE, em relação à sua atuação profissional. Metodologia:a) revisão bibliográfica; b) mapeamento dos egressos; c) elaboração do questionário; d) disponibilização do questionário; e) tabulação e formatação dos dados; f) análise dos dados. Resultados:54 dos 71 egressos responderam o questionário (76%), percentual considerado satisfatório. Destacam-se os seguintes resultados: 85% dos egressos estão desenvolvendo atividades profissionais; 56% dos ocupados estão atuando em atividades relacionadas à área de Gestão da Informação; os segmentos de atuação profissional são diversos, com destaque para o setor de serviços (34%). Na pirâmide organizacional, constatou-se que o nível de atuação mais representativo é o operacional (43%). No quesito disciplinas, chamou a atenção que os gestores têm uma maior necessidade de empregar os conhecimentos ligados a Tecnologia da Informação. Conclusões:Ressalta-se a importância do Gestor da informação na atualidade, enfatizando a necessidade de aperfeiçoamento dessa profissão recente em relação às demandas da sociedade.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: With the recent social and economic changes come new possibilities for performance of information professionals. In this context, it is part of the Manager of information, which can contribute to finding solutions to the major challenges related to the collection, processing and use of information. Objective: To study the relationship between academic Manager information egress from UFPE, and your professional performance. Methodology: a) literature review; b) mapping of the graduates; c) preparation of the questionnaire; d) provision of the questionnaire; e) tabulation and data formatting; f) data analysis. Results: 54 of the 71 graduates responded to the questionnaire (76%), a percentage considered satisfactory. It highlights the following results: 85% of graduates are developing professional activities; 56% of the employed are working in activities related to the field of Information Management; professional business segments are different, especially the service sector (34%). In the organizational pyramid, it was found that the level of activity is most representative operating (43%). On the issue of disciplines, it drew attention that managers have a greater need to employ the knowledge related to Information Technology. Conclusions: We emphasize the importance of today´s information manager, emphasizing the need to improve this new profession in relation to the demands of society.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Los recientes cambios sociales y económicos abren nuevas posibilidades para el desempeño de los profesionales de la información. En este contexto, el Gestor de información puede contribuir a la búsqueda de soluciones a los principales retos relacionados con la recolección, procesamiento y uso de la información. Objetivo: Estudiar la relación entre el Gestor de información científica, su desempeño profesional y los resultados de la UFPE. Metodología: a) revisión de la literatura; b) selección de los graduados; c) elaboración del cuestionario; d) envío del cuestionario; e) tabulación y formato de datos; f) análisis de datos. Resultados: 54 de los 71 graduados respondieron al cuestionario (76%), un porcentaje considerado satisfactorio. Se destacan los siguientes resultados:  el 85% de los graduados está desarrollando actividades profesionales; el 56% de los empleados trabaja en actividades relacionadas con el campo de la gestión de información; los segmentos de negocios profesionales se diferencian unos de otros, especialmente el sector de servicios (34%). Se determinó que el nivel de actividad operativo es el más representativo en la pirámide de la organización (43%). En cuanto a las disciplinas, se observa que los gerentes tienen una mayor necesidad de conocimiento vinculado a las tecnologías de información. Conclusiones: Se destaca la importancia del gestor de información en la actualidad y se insiste en la necesidad de mejorar esta nueva profesión para satisfacer las demandas de la sociedad.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/26116] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26116] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26116] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2017v22n1p150] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26116] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 22, n. 1 (2017); 150-184] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 22 n. 1 (2017); 150-184] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O perfil do gestor da informação: um estudo a partir dos egressos do curso de gestão da informação da UFPE] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The information manager profile: a study from the graduates of the course of the UFPE information management] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perfil del gestor de información: un estudio de los graduados del curso de gestión de la información UFPE] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26116/21055] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26116/21055] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26116] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26116/21055] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/26116#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2017v22n1p150] => 0
                        )

                )

        )

)