Article Brapci-Revistas

A contribuição da organização e da visualização da informação para os sistemas de recuperação de informação

Introdução: Apresenta resultados de pesquisa sobre a produção científica registrada em Ciência da Informação, a partir de dados empíricos obtidos em pesquisa bibliométrica sobre um corpus da literatura da área no Brasil, produzido por grupo de pesquisadores representativos, no período de 1993 a 2013, destacando as relações apresentadas no processo de consagração e de legitimação e cotejando-as com os aspectos teóricos relativos aos processos de produção e reprodução na literatura científica, assim como à distinção atribuída pela comunidade a pesquisadores e instituições.Objetivo: Analisa, partindo de configurações bibliométricas, as características e as relações que essa produção apresenta e como se destacam seus componentes.Metodologia: Identifica os artigos científicos dos 15 pesquisadores com a produção mais expressiva no período de 1993 a 2013, partindo de um levantamento bibliométrico dos periódicos vigentes, indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos de Ciência da Informação (Brapci). Analisa os artigos científicos, identificando seus temas e relacionando seus autores às instituições e às posições que representam, para posterior organização numa planilha eletrônica, geradora dos gráficos utilizados. Com a mesma estratégia, incorpora a filiação dos autores e suas posições como pesquisadores junto ao CNPq. Completa a identificação com a busca de informações sobre a situação da pós-graduação em CI no Brasil e das posições dos grupos de pesquisa e dos pesquisadores para uma visualização sincrônica do contexto.Resultados: Destaca que um terço dos autores faz parte do rol de pesquisadores do CNPq e que as instituições de maior destaque na área da CI, cujos programas são os mais antigos e contam com doutorado, abrigam a maioria dos pesquisadores CNPq.Conclusões: Observa que a legitimação e a distinção decorrem do tempo de poder, ou seja, da permanência em situação capaz de organizar e estruturar condições de produção mais estáveis e, portanto, com melhores oportunidades de sucesso. As reflexões sobre os três aspectos críticos do processo de pesquisa científica, a produção, a reprodução e a distinção, apresentam singularidades que ilustram as convergências para a concretude do processo legitimador das instâncias de consagração na comunidade de experiências desse campo de produção científica.@pt


. A contribuição da organização e da visualização da informação para os sistemas de recuperação de informação. Informação & informação, [????].

References

  • ALVARENGA, Lídia. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaço digitais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 18-40, 2003.
  • ARAUJO JUNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
  • ARAÚJO, Vania M. R. Hermes de. Sistemas de informação: nova abordagem teórico-conceitual. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 1-39, jan./abr. 1995.
  • BRANDÃO, Anarosa Alves Franco., LUCENA, Carlos José Pereira de. Uma introdução à engenharia de ontologias no contexto da web semântica. Rio de Janeiro. Departamento de Informática, PUC-Rio, 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2013.
  • BRASCHER, Marisa., CAFÉ, Ligia. Organização da informação ou organização do conhecimento? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: ENANCIB, 2008. p. 1-14.
  • BRASCHER, Marisa., CARLAN, E. Sistemas de organização do conhecimento: antigas e novas linguagens. In: ROBREDO, Jaime., BRÄSCHER, Marisa (Org.). Passeios pelo bosque da informação: estudos sobre a representação e organização da informação e do conhecimento – eroic. Brasília DF: IBICT, 2010. p. 148-176.
  • CAFÉ, Ligia., SALES, R. Organização da informação: conceitos básicos e breve fundamentação teórica. In: ROBREDO, Jaime., BRÄSCHER, Marisa. (Org.). 115-129.
  • CARLAN, Eliana., MEDEIROS, Marisa B. B. Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação. RICI: revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília,v. 4, n. 2, p. 53-73, ago./dez. 2011.
  • CORREA, Renato Fernandes., VIEIRA, Jessica Monique de Lira. Visualização da Informação aplicada à construção de interfaces para recuperação de informação na BDTD - UFPE. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 18, p. 18-34, out./dez. 2013.
  • DIAS, Eduardo Wense. Contexto digital e tratamento da informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 2, n. 5, p. 1-9, out. 2001.
  • DIAS, Mateus Pereira., CARVALHO, José Oscar Fontanini de. A visualização da informação e a sua contribuição para a ciência da informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 8, n. 5, p. 1-16, out. 2007.
  • ESTIVALET, Luiz Fernando. O uso de ícones na visualização de informações. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
  • DAL´ EVEDOVE, P. R. A política de tratamento da informação na percepção de catalogadores de assunto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais... Maceió: CBBD, 2011. p. 1-12.
  • FRAGOSO, Ilza da Silva. Instituições-memória: modelos institucionais de proteção ao patrimônio cultural e preservação da memória na cidade de João Pessoa-PB. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
  • FREITAS, Carla Maria Dal Sasso et al. Introdução à visualização de informações. RITA: Revista de Informática Teórica e Aplicada, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 143-158, out. 2001.
  • FURTADO, Cassia. Educação e bibliotecas digitais. Revista digital de Biblioteconomia and Ciência da Informação, Campinas, v. 8, n. 1, p. 103-116, jul./dez. 2010.
  • GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
  • GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Abordagens teóricas de tratamento temático da informação (TTI): catalogação de assunto, indexação e análise documental. In: GARCÍA MARCO, F. J. Avances y perspectivas en sistemas de información y documentación. Ibersid, Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2009. p. 105-117.
  • GUINCHAT, Claire., MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília: IBICT, 1994.
  • LE COADIC, Yves-Francois. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004.
  • LUNARDI, Márcia Severo. Visualização em nuvens de texto como apoio à busca exploratória na web. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
  • MAZZA, Riccardo. Introduction to information visualization. New York, NY: Springer, 2009.
  • MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1999.
  • NASCIMENTO, Hugo A. D.., FERREIRA, Cristiane. B. R. Visualização de informações: uma abordagem prática. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 25., 2005, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2005. p. 1262 -1312.
  • PRESSER, Nadi Helena., SILVA, Eli Lopes da., SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Recursos de Formulação e Visualização de indicadores para apoiar processos de gestão educacional em IESS. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 2, p. 247-259, jan./jun. 2010.
  • SARACEVIC, Tefko. Interdisciplinary nature of information science. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 36-41, jan./abr. 1995.
  • SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.
  • SILVA, Daniela Lucas da. Uma proposta metodológica para construção de ontologias: uma perspectiva interdisciplinar entre as ciências da informação e da computação. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
  • SVENONIUS, Elaine. The intellectual foundation of information organization. Cambridge: MIT Press, 2000.
  • TORRES PONJUAN, Deborah., PONJUÁN DANTE, Gloria. Influencias ergonómicas en la Visualización de Información. Informação and Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 17-36, jan./jun. 2010.
  • VITAL, Luciane Paula. Taxonomia como elemento estruturante em portais corporativos. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 25-40, 2012.
  • ZHANG, Jin. Visualization for information retrieval. New York: Springer, 2008.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-06-07] => 29250
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Jessica Monique de Lira Vieira] => 26862
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Fabio Assis Pinho] => 4657
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_17815#00020.pdf] => 46329
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [136] => 1847
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [110] => 2656
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Organização da informação] => 252210
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Visualização da informação] => 263738
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Sistema de recuperação de informação] => 182703
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Sistemas de recuperação de informação] => 263808
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-06-07] => 240740
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2015-20-1] => 31689
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Apresenta resultados de pesquisa sobre a produção científica registrada em Ciência da Informação, a partir de dados empíricos obtidos em pesquisa bibliométrica sobre um corpus da literatura da área no Brasil, produzido por grupo de pesquisadores representativos, no período de 1993 a 2013, destacando as relações apresentadas no processo de consagração e de legitimação e cotejando-as com os aspectos teóricos relativos aos processos de produção e reprodução na literatura científica, assim como à distinção atribuída pela comunidade a pesquisadores e instituições.Objetivo: Analisa, partindo de configurações bibliométricas, as características e as relações que essa produção apresenta e como se destacam seus componentes.Metodologia: Identifica os artigos científicos dos 15 pesquisadores com a produção mais expressiva no período de 1993 a 2013, partindo de um levantamento bibliométrico dos periódicos vigentes, indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos de Ciência da Informação (Brapci). Analisa os artigos científicos, identificando seus temas e relacionando seus autores às instituições e às posições que representam, para posterior organização numa planilha eletrônica, geradora dos gráficos utilizados. Com a mesma estratégia, incorpora a filiação dos autores e suas posições como pesquisadores junto ao CNPq. Completa a identificação com a busca de informações sobre a situação da pós-graduação em CI no Brasil e das posições dos grupos de pesquisa e dos pesquisadores para uma visualização sincrônica do contexto.Resultados: Destaca que um terço dos autores faz parte do rol de pesquisadores do CNPq e que as instituições de maior destaque na área da CI, cujos programas são os mais antigos e contam com doutorado, abrigam a maioria dos pesquisadores CNPq.Conclusões: Observa que a legitimação e a distinção decorrem do tempo de poder, ou seja, da permanência em situação capaz de organizar e estruturar condições de produção mais estáveis e, portanto, com melhores oportunidades de sucesso. As reflexões sobre os três aspectos críticos do processo de pesquisa científica, a produção, a reprodução e a distinção, apresentam singularidades que ilustram as convergências para a concretude do processo legitimador das instâncias de consagração na comunidade de experiências desse campo de produção científica.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/17815] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17815] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17815] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2015v20n1p110] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17815] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 20, n. 1 (2015); 110 - 136] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 20 n. 1 (2015); 110 - 136] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A contribuição da organização e da visualização da informação para os sistemas de recuperação de informação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17815/pdf_31] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17815/pdf_31] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17815] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17815/pdf_31] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/17815#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2015v20n1p110] => 0
                        )

                )

        )

)