Article Brapci-Revistas

O papel das bibliotecas no contexto das Tecnologias Digitais e novas formas de aprendizagem

The role of libraries in the context of Digital Technologies and new forms of learning

In recent decades there has been a proliferation of the use of mobile devices, social networks and other Web 2.0 tools, both professionals, as social contexts. This reality requires effective change in the paradigms that guide the information mediation work and developing skills for the use of digital tools, both by users and the mediating team. Thus, this study presents a literature review of new digital forms of learning and the importance of the librarian as a mediator for the development of competency in infomedia educational spaces such as school, public and university libraries. Therefore, initially the study provides an overview of new forms of learning, as the traditional teaching methods are not compatible with the current time and describes how the library and the librarian can act in the development of informational and media skills needed by all in society Information and Knowledge. It also presents some important features of the space of libraries to offer new services. It is concluded that the incorporation of ICT can not be a fad, it should be made critically and in order to enhance learning, basing learning lifelong@en


Nas últimas décadas houve a proliferação do uso de dispositivos móveis, redes sociais e outras ferramentas da Web 2.0, tanto em contextos profissionais, quanto sociais. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam o trabalho de mediação da informação e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora. Diante disso, este estudo apresenta uma revisão de literatura sobre novas formas digitais de aprendizagem e a importância do bibliotecário como mediador para o desenvolvimento da competência info-midiática em espaços educativos como bibliotecas escolares, públicas ou universitárias. Para tanto, inicialmente o trabalho traça um panorama sobre novas formas de aprendizagem, visto que as metodologias tradicionais de ensino não são compatíveis ao momento atual e descreve como a biblioteca e o bibliotecário podem atuar no desenvolvimento das competências informacional e midiática necessárias a todos na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Apresenta também algumas características importantes do espaço das bibliotecas para oferecer novos serviços. Conclui-se que a incorporação das TICs não pode ser um modismo, deve ser feita de forma crítica e com o objetivo de melhorar a aprendizagem, alicerçando a aprendizagem ao longo da vida@pt

. The role of libraries in the context of digital technologies and new forms of learning o papel das bibliotecas no contexto das tecnologias digitais e novas formas de aprendizagem. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, [????].
NLP0.29
Visto 23 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-01-29] => 241
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Regina Garcia Brito] => 3468
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Valéria Martin Valls] => 3469
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/1/2018/09/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_680#00001.pdf] => 43428
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [110] => 2656
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [77] => 2290
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educação e Didática para a Mil] => 26
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Editorial] => 8
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ict] => 180362
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Learning process] => 3465
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Media literacy] => 192053
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Information mediation] => 179225
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Library] => 178021
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Librarian] => 235086
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tic] => 251170
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competência midiática] => 192055
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 237708
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Competência midiática] => 236
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Tic] => 3467
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 247247
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-01-29] => 266128
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0] => 245907
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00001-2017-13-ESPECIAL] => 227
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [In recent decades there has been a proliferation of the use of mobile devices, social networks and other Web 2.0 tools, both professionals, as social contexts. This reality requires effective change in the paradigms that guide the information mediation work and developing skills for the use of digital tools, both by users and the mediating team. Thus, this study presents a literature review of new digital forms of learning and the importance of the librarian as a mediator for the development of competency in infomedia educational spaces such as school, public and university libraries. Therefore, initially the study provides an overview of new forms of learning, as the traditional teaching methods are not compatible with the current time and describes how the library and the librarian can act in the development of informational and media skills needed by all in society Information and Knowledge. It also presents some important features of the space of libraries to offer new services. It is concluded that the incorporation of ICT can not be a fad, it should be made critically and in order to enhance learning, basing learning lifelong] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Nas últimas décadas houve a proliferação do uso de dispositivos móveis, redes sociais e outras ferramentas da Web 2.0, tanto em contextos profissionais, quanto sociais. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam o trabalho de mediação da informação e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora. Diante disso, este estudo apresenta uma revisão de literatura sobre novas formas digitais de aprendizagem e a importância do bibliotecário como mediador para o desenvolvimento da competência info-midiática em espaços educativos como bibliotecas escolares, públicas ou universitárias. Para tanto, inicialmente o trabalho traça um panorama sobre novas formas de aprendizagem, visto que as metodologias tradicionais de ensino não são compatíveis ao momento atual e descreve como a biblioteca e o bibliotecário podem atuar no desenvolvimento das competências informacional e midiática necessárias a todos na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Apresenta também algumas características importantes do espaço das bibliotecas para oferecer novos serviços. Conclui-se que a incorporação das TICs não pode ser um modismo, deve ser feita de forma crítica e com o objetivo de melhorar a aprendizagem, alicerçando a aprendizagem ao longo da vida] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/680] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/680] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/680] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática; 77-110] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática; 77-110] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1980-6949] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-0691] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The role of libraries in the context of Digital Technologies and new forms of learning] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O papel das bibliotecas no contexto das Tecnologias Digitais e novas formas de aprendizagem] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/680/583] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/680] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/680/583] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/680#00001] => 0
                        )

                )

        )

)