Article
A catalogação é considerada em seu duplo aspecto de atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário. A partir da mudança de paradigma – do tamanho das coleções ao acesso à informação – ocorrida no século XX, analisam-se os desdobramentos e perspectivas da catalogação em função dos avanços tecnológicos, bem como da abrangência da formação universitária e da necessidade constante de treinamento. Diante das dificuldades do ensino da disciplina, e em face das mudanças apontadas, torna-se necessário, entre outros aspectos, um equilíbrio bem dosado entre fundamentação e prática.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2006-07-15] => 31894 ) [1] => Array ( [2006-02-19] => 204816 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Dulce Maria Baptista] => 9640 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_1700#00020.pdf] => 46114 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [74] => 2393 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [63] => 1382 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Catalogação] => 265430 ) [1] => Array ( [Mudança paradigmática] => 28724 ) [2] => Array ( [Norma] => 12643 ) [3] => Array ( [Código de catalogação anglo-americano] => 100855 ) [4] => Array ( [Tecnologia da informação e da comunicação] => 5925 ) [5] => Array ( [Metadado] => 5271 ) [6] => Array ( [Ensino] => 201005 ) [7] => Array ( [Treinamento] => 269609 ) [8] => Array ( [Aacr2] => 190716 ) [9] => Array ( [Treinamento] => 14784 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & informação] => 335 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00020-2006-11-1] => 31892 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A catalogação é considerada em seu duplo aspecto de atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário. A partir da mudança de paradigma – do tamanho das coleções ao acesso à informação – ocorrida no século XX, analisam-se os desdobramentos e perspectivas da catalogação em função dos avanços tecnológicos, bem como da abrangência da formação universitária e da necessidade constante de treinamento. Diante das dificuldades do ensino da disciplina, e em face das mudanças apontadas, torna-se necessário, entre outros aspectos, um equilíbrio bem dosado entre fundamentação e prática.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.www.uel.br:article/1700] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1700] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1700] => 0 ) [1] => Array ( [10.5433/1981-8920.2006v11n1p63] => 0 ) [2] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1700] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & Informação; v. 11, n. 1 (2006); 63-74] => 0 ) [1] => Array ( [1981-8920] => 0 ) [2] => Array ( [Informação & Informação; v. 11 n. 1 (2006); 63-74] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A catalogação como atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1700/1451] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1700/1451] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.www.uel.br:article/1700#00020] => 0 ) ) ) )