Article Brapci-Revistas

Estudo sociocultural da comunidade discursiva do tratamento temático da informação em bibliotecas universitárias

Study sociocultural community discursive treatment of thematic information in the university libraries

http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n36p23 Parte-se da prerrogativa de que o conhecimento individual é socialmente condicionado e, por isso, torna-se necessário investigar o conhecimento dos profissionais que influenciam direta ou indiretamente os produtos gerados no tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias. Para tanto, analisa-se a comunidade discursiva do tratamento temático da informação a partir do contexto institucional e interação social por meio de entrevista estruturada. Os resultados revelaram a necessidade da Ciência da Informação avançar no estabelecimento de estudos que cerquem questões que envolvam a ação humana a partir da realidade social objetiva, a fim de aprimorar as concepções teóricas e metodológicas do tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias.@pt


It is assumed as a sociocultural approach to contemporary theories necessary to scientific Information Science, considering that information should be treated from the observance of its context of enunciation, situations and purposes, involving all social actors. In this sense, it is the prerogative of the individual knowledge is socially conditioned and therefore it becomes necessary to investigate the knowledge of professionals who directly or indirectly influence the products generated in the thematic treatment of information in context of university libraries. To do so, it explores the discursive community of thematic treatment information from the institutional and social interaction through structured interview. The results revealed the need of Information Science advance the establishment of studies that surround issues involving human action from the social reality in order to enhance the theoretical concepts and methodological thematic treatment of information in context of university libraries.@en

. Estudo sociocultural da comunidade discursiva do tratamento temático da informação em bibliotecas universitárias. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].

References

  • ALMEIDA, D. P. R de. Educação continuada em tratamento de conteúdos documentários: uma proposta de formação em serviço para bibliotecários catalogadores da rede de bibliotecas da UNESP. 2007. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2007.
  • ANDERSON, J. D. Organization of knowledge. In: FEATHER, J.., STURGES, P. (Ed.). International encyclopedia of information and library science. London: Routledge, p.336-353. 1996.
  • BARITÉ, M. Organización del conocimiento: un nuevo marco teórico-conceptual en Bibliotecología y Documentación. In: CARRARA, K. (org). Educação, universidade e pesquisa. Marília: Unesp., São Paulo: FAPESP, 2001.
  • CHAUMIER, J. Indexação: conceitos, etapas e instrumentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 63-79, jan./jun. 1988.
  • COATES, E. J. Subject catalogues: headings and structures. London: Library Association, 1960.
  • CUNHA, I. M. R. F. Análise documentária. In: SMIT, J. W. (Org) Análise documentária: análise da síntese. 2. ed. Brasília: IBICT, 1989.
  • CUNHA, I. M. R. F. Do mito à análise documentária. São Paulo: EDUSP, 1990. (Teses., v. 11).
  • CUNHA, I. M. R. F.., KOBASHI, N. Y. Análise Documentária e Inteligência Artificial. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 24, n. 1/4, p. 38-62, 1991.
  • DAL’ EVEDOVE, P. R A perspectiva sóciocognitiva no tratamento temático da informação em bibliotecas universitárias: aspectos inerentes a percepção profissional. 2010. 300f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
  • DIAS, E. W.., NAVES, M. M. L. Análise de Assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007. 116 p.
  • FARROW, J. F. A. A cognitive process model of document indexing. Journal of Documentation, v. 47, n. 2, p. 149-166, 1991.
  • FOSKETT, A. C. A abordagem temática da informação. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. São Paulo: Polígono, 1973.
  • FUJITA, M. S. L. A análise documentária no tratamento da informação: as operações e os aspectos conceituais interdisciplinares. Marília: Departamento de Ciência da Informação, 2003a.
  • FUJITA, M. S. L. A estrutura de categorias do tesauro: modelos de elaboração. Cadernos da FFC, Marília, v.7, n.1/2, p.107-120, 1998.
  • FUJITA, M. S. L. A leitura documentária do indexador: aspectos cognitivos e linguísticos influentes na formação do leitor profissional. 2003. 321 f. Tese (Livre-Docência em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.
  • FUJITA, M. S. L. A leitura documentária na perspectiva de suas variáveis: leitortextocontexto. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.5, n.4, ago. 2004.
  • FUJITA, M. S. L. A leitura em análise documentária: relatório parcial. Marília: UNESP., CNPq, 1999. 123 f. Projeto Integrado de Pesquisa.
  • FUJITA, M. S. L.., CERVANTES, B.M.N. Abordagem cognitiva do protocolo verbal na confirmação de termos para a construção de linguagem documentaria em inteligência competitiva. In: VALENTIM, M.L.P. (Org). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005. 29-56 p.
  • FUJITA, M. S. L. La enseñanza de la lectura documentaria en el abordaje cognitivo y sociocognitivo: orientaciones a la formación del indicador, Anales de Documentación, Murcia, n. 10, p. 397-412, 2007b. Disponível em: . Acesso em: 05 de setembro de 2008.
  • FUJITA, M. S L.., NARDI, M. I. A.., FAGUNDES, S. A. A observação da leitura documentária por meio de protocolo verbal. In: RODRIGUES, G. M.., LOPES, I. L. (Org). Organização e representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2003. p. 141-178. (Estudos avançados em ciência da informação, v.2).
  • FUJITA, M. S. L. O contexto da leitura documentária de indexadores de bibliotecas universitárias em perspectiva sócio-cognitiva para a investigação de estratégias de ensino: 2007/2010. Marília: UNESP., CNPq, 2007a. 36 f. Projeto Integrado de Pesquisa.
  • FUJITA, M. S. L.., RUBI, M. P.., BOCCATO, V. R. C. O contexto sociocognitivo do catalogador em bibliotecas universitárias: perspectivas para uma política de tratamento da informação documentária. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, abr. 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 de abril de 2009.
  • FUJITA, M. S. L.., RUBI, M. P. O ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta de programa para a educação à distancia do bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.11, n.1, p.8-68, 2006.
  • FUJITA, M. S. L.., RUBI, M. P. Protocolo verbal como metodologia sociocognitiva para coleta de dados e recurso pedagógico em sala de aula. In: MACHADO, L. M.., MAIA, G. Z. A.., LABEGALINI, A. C. F. B. (Org.). Pesquisa em Educação: passo a passo. Marília: Ed. M3T, 2007. p. 143-154.
  • GARDIN, J. C. et al. La logique de plausible: essays d’epistemologie pratique. Paris: Maison de Sciences de L’Homme, 1981.
  • GONZÁLES DE GOMEZ, M. N. O objeto de estudo da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 19, n. 2, p. 117-122, jul./ dez. 1990.
  • GUIMARÃES, J. A. C. A análise documentária no âmbito do tratamento da informação: elementos históricos e conceituais. In: RODRIGUES.Georgete Medleg., LOPES. Ilza Leite. Organização e representação do conhecimento na perspectiva da Ciência da Informação. Brasilia: Thesaurus, 2003. 300p. p:100117. (estudos avançados em Ciência da Informação., 2003).
  • GUIMARÃES, J. A. C. Abordagens teóricas de tratamento temático da informação (TTI): catalogação de assunto, indexação e análise documental. // Garcia Marco,
  • F, J. (Org.). (2009). Avances y perspectivas en sistemas de información y documentación y en entorno digital. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza, p. 105-117, 2009.
  • GUIMARÃES, J. A. C. A dimensão teórica do tratamento temático da informação no universo científico da International Society for Knowledge Organization – ISKO. Marília, 2007. Projeto integrado de pesquisa apresentado ao CNPq.
  • HJØRLAND, B.., ALBRECHTSEN, H. Toward a New Horizon in Information Science: Domain-Analysis. Journal of the American Society for Information Science, v. 46, n. 6, p. 400-425, 1995.
  • HJØRLAND, B. Documents, memory institutions and information science. Journal of Documentation, v. 56, n. 1, p. 27-41, 2000.
  • HJØRLAND, B. Domain analysis in information science: eleven approachestraditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, p. 422-462, 2002b.
  • HJØRLAND, B. Epistemology and the socio-cognitive perspective in information science. Journal of the American Society for Information Science and Tecnology, v. 53, n. 4, p. 257-270, 2002a.
  • HJØRLAND, B. Information seeking and subject representation. London: Greenwood Press, 1996.
  • JACOB, E. K.., SHAW, D. Sociocognitive perspectives on representation. In: WILLIANS, M.E. (Ed.). Annual Review of Information Science and Technology. Medford, NJ: Information Today for American Society for Information Science, v. 33, p. 131-185. 1998.
  • KERR, E. S. Ketib: um processo de representação de informações para textos complexos. 2003. 77 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Instituto de Computação, Universidade de Campinas, Campinas, 2003.
  • KOBASHI, N. Y. A elaboração de informações documentárias: em busca de uma metodologia. 1994. 195f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • KOBASHI, N. Y. Análise documentária na representação da informação. INFORMARE - Cad. Prog. Pós-Grado Cio rnf., Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.527,jul./dez, 1996.
  • LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 452 p.
  • LARA, M. L. G. de. A representação documentária: em jogo a significação. 1993. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Biblioteconomia e Documentação,
  • MARTELETO, R. M. Conhecimento e sociedade: pressupostos da antropologia da informação. In: AQUINO, M. A. O campo da ciência da informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2002. 101115 p.
  • MIKSA, F. L. Library and information science: two paradigms. In: VAKKARI, P.., CRONIN, B. (ed.). Conceptions of library and information science: historical, empirical and theoretical perspectives. Proceedings of the International Conference held for the celebration of 20th Anniversary of the department of information studies, University of Tempere, Finland, 26-28, 1991. London: Taylor Graham, 1992. 229-252 p.
  • MORADO NASCIMENTO. D. Abordagem sociocultural da Informação. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 16, n. 2, p. 21-34, jul./dez. 2006.
  • NOVELLINO, M. S. F. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Informação e Informação, Londrina, v.1, n.2, p.37-45, jul./dez. 1996.
  • ØROM, A. Information science, historical changes and social aspects: a nordic outlook. Journal of Documentation, v.56, n.1, p.12-26, 2000.
  • PINTO MOLINA, M. Análisis documental: fundamentos y procedimientos. 2. ed. rev. y aum. Madrid: EUDEMA, 1993. 270p.
  • RANGANATHAN, S. R. Prolegomana to library classification. Bombain, Asia Publishing House, 1967.
  • RIBEIRO, C. J. S. Em busca da organização do conhecimento: a gestão da informação nas bases de dados da previdência social brasileira com o uso da abordagem em análise de domínio. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Rio de Janeiro, 2001.
  • ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 301p.
  • RUBI, M. P. Proposta para implantação de política de indexação em bibliotecas. In: Isidoro Gil Leiva., Mariângela Spotti Lopes Fujita. (Org.). Política de indexação. 1ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 171-183.
  • RUIZ PEREZ, R. El analisis documental: bases terminológicas, conceptualizacion y estrictura operativa. Universidad Granada., Unesco, 1992.
  • SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, jan./jun. 1996.
  • SARACEVIC, T. Information science. Journal of the American Society for Information Science, v .50, n. 12, p.1051-1063, 1999.
  • SARACEVIC, T. The concept of "relevance" in Information Science: an historical review. In:_____ (Ed.). Introduction to Information Science. New York: R. R. Bowker, p.111-154. 1970.
  • SWALES, J. English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
  • VARELA, A. V.., BARBOSA, M. L. A. Aplicação de teorias cognitivas no tratamento da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.3, n.2, p.116-128, jul-dez. 2007.
  • VIZCAYA ALONSO. D. V. Información: procesamiento de contenido. Argentina: Nuevo Parhadigma, 1997. 187 p.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-04-17] => 31463
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Paula Regina Dal’evedove] => 279432
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mariângela Spotti Lopes Fujita] => 5935
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_26460#00016.pdf] => 46028
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [50] => 1979
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [23] => 1101
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Tratamento temático da informação] => 116978
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Abordagem sóciocultural] => 34493
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Comunidade discursiva] => 266713
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Interação social] => 278565
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [€¢aa] => 34494
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Library and information science a a field] => 31618
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [€¢ia] => 34495
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias] => 199222
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cataloguing] => 174147
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliographic control] => 6968
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information subject treatment] => 191242
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aporoache sociocultural] => 262808
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [University libraries] => 265046
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Knowledge of professional] => 262809
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Social interaction] => 262228
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Cataloguing] => 6856
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-04-17] => 261351
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2013-18-36] => 31452
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n36p23 Parte-se da prerrogativa de que o conhecimento individual é socialmente condicionado e, por isso, torna-se necessário investigar o conhecimento dos profissionais que influenciam direta ou indiretamente os produtos gerados no tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias. Para tanto, analisa-se a comunidade discursiva do tratamento temático da informação a partir do contexto institucional e interação social por meio de entrevista estruturada. Os resultados revelaram a necessidade da Ciência da Informação avançar no estabelecimento de estudos que cerquem questões que envolvam a ação humana a partir da realidade social objetiva, a fim de aprimorar as concepções teóricas e metodológicas do tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Parte-se da prerrogativa de que o conhecimento individual é socialmente condicionado e, por isso, torna-se necessário investigar o conhecimento dos profissionais que influenciam direta ou indiretamente os produtos gerados no tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias. Para tanto, analisa-se a comunidade discursiva do tratamento temático da informação a partir do contexto institucional e interação social por meio de entrevista estruturada. Os resultados revelaram a necessidade da Ciência da Informação avançar no estabelecimento de estudos que cerquem questões que envolvam a ação humana a partir da realidade social objetiva, a fim de aprimorar as concepções teóricas e metodológicas do tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It is assumed as a sociocultural approach to contemporary theories necessary to scientific Information Science, considering that information should be treated from the observance of its context of enunciation, situations and purposes, involving all social actors. In this sense, it is the prerogative of the individual knowledge is socially conditioned and therefore it becomes necessary to investigate the knowledge of professionals who directly or indirectly influence the products generated in the thematic treatment of information in context of university libraries. To do so, it explores the discursive community of thematic treatment information from the institutional and social interaction through structured interview. The results revealed the need of Information Science advance the establishment of studies that surround issues involving human action from the social reality in order to enhance the theoretical concepts and methodological thematic treatment of information in context of university libraries.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/26460] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p23] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2013v18n36p23] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 18, n. 36 (2013); 23-50] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estudo sociocultural da comunidade discursiva do tratamento temático da informação em bibliotecas universitárias] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Study sociocultural community discursive treatment of thematic information in the university libraries] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p23/24526] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p23] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p23/24526] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/26460#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2013v18n36p23] => 0
                        )

                )

        )

)