Article Brapci-Revistas

Estudo de Usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado

User study: information needs of contracting companies of market research

This paper has as main objective to understand why companies use market research as a source of information for their business, with a comparison between what they want to apply for a research and the effective use of the information received. The main methodological approach was based on the ´Model for identifying needs, seeking and use of information´ (MAFRA PEREIRA, 2010), and from this approach has drawn up a script for conducting interviews with clients of research institute located in Belo Horizonte (MG). The results showed the applicability of the model, identifying information needs, gaps of information and the effective use of information in their respective organizational contexts; besides the methodological procedures for conducting and analyzing the results.@en


Este trabalho tem como objetivo principal compreender o motivo de empresas utilizarem pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, estabelecendo uma comparação entre o que elas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. A principal abordagem metodológica se baseou no ‘Modelo para identificação das necessidades, busca e uso da informação’ (MAFRA PEREIRA, 2010), e a partir dele foi elaborado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de um instituto de pesquisa sediado em Belo Horizonte (MG). Os resultados mostraram a aplicabilidade do modelo, sendo identificadas as necessidades informacionais, as lacunas de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais; além dos procedimentos metodológicos adotados para a realização e análise dos resultados alcançados.@pt

. User study: information needs of contracting companies of market research estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 30 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-01-01] => 31609
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Frederico Cesar Mafra Pereira] => 6328
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ricardo Vinícius Dias Jordão] => 24403
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Maria Carolina Cunha Netto] => 34289
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Leonora da Cunha Duarte] => 34290
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_52009#00016.pdf] => 45836
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [122] => 3323
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [108] => 1420
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [User studies] => 173989
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Market research] => 34285
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information behavior] => 237552
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information needs] => 173066
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Seeking and uses] => 34286
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Information needs, seeking and uses] => 263115
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Administração] => 233910
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Estudo de usuário da informação] => 3586
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Marketing] => 201034
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Estudo de usuários] => 192226
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Pesquisa de mercado] => 34287
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Necessidade] => 179296
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Busca e uso da informação] => 266131
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Estudo de usuário] => 237111
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Comportamento informacional] => 263151
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Necessidade, busca e uso da informação] => 263114
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Necessidade] => 34288
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-01-01] => 263074
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2018-23-51] => 31607
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper has as main objective to understand why companies use market research as a source of information for their business, with a comparison between what they want to apply for a research and the effective use of the information received. The main methodological approach was based on the ´Model for identifying needs, seeking and use of information´ (MAFRA PEREIRA, 2010), and from this approach has drawn up a script for conducting interviews with clients of research institute located in Belo Horizonte (MG). The results showed the applicability of the model, identifying information needs, gaps of information and the effective use of information in their respective organizational contexts; besides the methodological procedures for conducting and analyzing the results.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este trabalho tem como objetivo principal compreender o motivo de empresas utilizarem pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, estabelecendo uma comparação entre o que elas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. A principal abordagem metodológica se baseou no ‘Modelo para identificação das necessidades, busca e uso da informação’ (MAFRA PEREIRA, 2010), e a partir dele foi elaborado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de um instituto de pesquisa sediado em Belo Horizonte (MG). Os resultados mostraram a aplicabilidade do modelo, sendo identificadas as necessidades informacionais, as lacunas de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais; além dos procedimentos metodológicos adotados para a realização e análise dos resultados alcançados.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/52009] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p108] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2018v23n51p108] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 23, n. 51 (2018): Data de publicação: 12/12/2017; 108-122] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [User study: information needs of contracting companies of market research] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estudo de Usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p108/35514] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p108] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p108/35514] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p108/53666] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/52009#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2018v23n51p108] => 0
                        )

                )

        )

)