Article
A inovação apresenta-se como fator crucial para competitividade das organizações e nações. Inovar tornou-se o objetivo das empresas, em diferentes setores, haja vista a necessidade de inserção no mercado de novidades, que tenham aceitação do público consumidor e uma resposta financeira positiva. Os processos de inovação em uma empresa, geralmente, são dependentes de informações, conhecimentos e interação entre os atores. Esta pesquisa analisou o fluxo de informação presente nos processos de inovação em três organizações de diferentes setores da economia sendo uma organização com fins lucrativos, uma fundação sem fins lucrativos e um projeto de pesquisa de uma IES. Os atores da pesquisa foram os gestores de nível estratégico e nível tático envolvidos com os processos de inovação. Definiu-se oito categorias de análise, que exercem influência nas etapas que compõe o fluxo de informação, divididas em (i) elementos: atores, canais, fontes de informação e tecnologia; e (ii) aspectos: necessidades, determinantes de escolha e uso da informação, barreiras, e velocidade. A coleta de dados foi feita em duas etapas alinhadas com os seguintes instrumentos de pesquisa: (i) entrevista - nível estratégico do projeto; e (ii) aplicação de questionário - nível tático do projeto. Foi possível confirmar o pressuposto o que o fluxo de informação é inerente ao processo de inovação e é catalisador para que haja criação de valor e agregação de conhecimento em processos e produtos além, de forma geral, concluir que: (i) as pessoas são essenciais para que os fluxos de informação aconteçam; (ii) os fluxos de informação acontecem de forma distinta, pois são influenciados pelo contexto do projeto que estão inseridos; (iii) a organização da informação visando a sua recuperação é desejável; (iv) a necessidade de um gestor da informação é importante em projetos de inovação para possibilitar o estabelecimento de rotinas e processos de busca, uso, organização, armazenamento e disseminação de informações.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2015-08-06] => 17936 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Wánderson Cássio Oliveira Araújo] => 2462 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_40084#00016.pdf] => 45800 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Resenha] => 6 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [2] => Array ( [Fluxo de informação] => 234398 ) [3] => Array ( [Inovação] => 262113 ) [4] => Array ( [Gestão da informação] => 233806 ) [5] => Array ( [Canal de comunicação] => 237410 ) [6] => Array ( [Fonte de informação] => 261729 ) [7] => Array ( [Fluxos de informação] => 233579 ) [8] => Array ( [Canais de comunicação] => 276412 ) [9] => Array ( [Fontes de informação] => 266231 ) [10] => Array ( [Canal de comunicação] => 18650 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Library science] => 269726 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2015-08-06] => 260911 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [CCBY4.0] => 232756 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00016-2015-20-43] => 31513 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A inovação apresenta-se como fator crucial para competitividade das organizações e nações. Inovar tornou-se o objetivo das empresas, em diferentes setores, haja vista a necessidade de inserção no mercado de novidades, que tenham aceitação do público consumidor e uma resposta financeira positiva. Os processos de inovação em uma empresa, geralmente, são dependentes de informações, conhecimentos e interação entre os atores. Esta pesquisa analisou o fluxo de informação presente nos processos de inovação em três organizações de diferentes setores da economia sendo uma organização com fins lucrativos, uma fundação sem fins lucrativos e um projeto de pesquisa de uma IES. Os atores da pesquisa foram os gestores de nível estratégico e nível tático envolvidos com os processos de inovação. Definiu-se oito categorias de análise, que exercem influência nas etapas que compõe o fluxo de informação, divididas em (i) elementos: atores, canais, fontes de informação e tecnologia; e (ii) aspectos: necessidades, determinantes de escolha e uso da informação, barreiras, e velocidade. A coleta de dados foi feita em duas etapas alinhadas com os seguintes instrumentos de pesquisa: (i) entrevista - nível estratégico do projeto; e (ii) aplicação de questionário - nível tático do projeto. Foi possível confirmar o pressuposto o que o fluxo de informação é inerente ao processo de inovação e é catalisador para que haja criação de valor e agregação de conhecimento em processos e produtos além, de forma geral, concluir que: (i) as pessoas são essenciais para que os fluxos de informação aconteçam; (ii) os fluxos de informação acontecem de forma distinta, pois são influenciados pelo contexto do projeto que estão inseridos; (iii) a organização da informação visando a sua recuperação é desejável; (iv) a necessidade de um gestor da informação é importante em projetos de inovação para possibilitar o estabelecimento de rotinas e processos de busca, uso, organização, armazenamento e disseminação de informações.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:periodicos.ufsc.br:article/40084] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40084] => 0 ) [1] => Array ( [10.5007/%x] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 20, n. 43 (2015)] => 0 ) [1] => Array ( [1518-2924] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O fluxo de informação em projetos de inovação: estudo em três organizações] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40084/29874] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40084] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40084/29874] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:periodicos.ufsc.br:article/40084#00016] => 0 ) ) ) )