Article Brapci-Revistas

Relacionando a prática do trabalho bibliotecário com os referenciais de qualidade para a educação superior a distância

Relating the practice of working librarian for benchmarks quality distance higher education

Relacionando la practica del trabajo bibliotecario con los referenciales de calidad para la educación superior a distancia

Introdução: A temática EAD tem sido muito estudada atualmente, no entanto, considera-se que no tocante ao trabalho do bibliotecário ainda existe muito a ser debatido.Objetivo: Contribuir com algumas perspectivas sobre as atividades do profissional bibliotecário combinadas com os itens indicados no documento “Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância”.Metodologia: Revisão bibliográfica.Resultados: O ensino superior a distância é uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade, tanto no setor público quanto no particular, em grandes centros ou cidades do interior e todos os profissionais ligados a educação devem atentar para a questão da qualidade na EAD, a fim de ser oferecido um processo educacional que possibilite o desenvolvimento pleno do aluno no seu processo de aprendizagem.Conclusão: Observa-se que o papel do bibliotecário renova-se a todo o momento, exigindo deste profissional constante reflexão e reinvenção de suas habilidades, conhecimentos e técnicas para melhor atender os usuários dos serviços de informação.@pt


Introduction: The issue EAD has been studied now, however, it considered that with regard to the librarian´s work there is still much to be debated.Objective: To contribute to insights into the activities of the librarian combined with the items listed in the Benchmarks of Quality for Distance Higher Education.Methodology: Literature review.Results: The higher the distance is reality that is increasingly present in our society, both in the public and in particular in big cities or towns and all professionals involved in education should pay attention to the issue of quality in EAD in order to be offered an educational process that enables the full development of the student in their learning process.Conclusion: It was observed that the role of the librarian is renewed every moment, this requires ongoing professional reflection and reinvention of their skills, knowledge and techniques to better serve the users of information service.@en
Introducción: La temática de la EAD ha venido siendo muy estudiada actualmente, no obstante, se considera que en lo relativo al trabajo del bibliotecario todavía hay mucho que debatirse.Objetivo: Contribuir con algunas perspectivas sobre las actividades del profesional bibliotecario combinadas con los elementos indicados en el documento “Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância”.Metodología: Revisión bibliográfica.Resultados: La educación superior a distancia es una realidad cada vez más presente en nuestra sociedad, tanto en el sector público como en el privado, en grandes centros o ciudades del interior del país y todos los profesionales involucrados en área de la educación deben poner atención en la cuestión de la calidad en la EAD, con el fin de ofrecerse un proceso educacional que posibilite el pleno desarrollo del alumno durante su proceso de aprendizaje.Conclusión: Se observa que el papel del bibliotecario se renueva a cada instante, exigiendo una constante reflexión profesional y la reinvención de sus habilidades, conocimientos y técnicas con el fin de mejor servir a los usuarios de los servicios de información.@es

. Relacionando a prática do trabalho bibliotecário com os referenciais de qualidade para a educação superior a distância relating the practice of working librarian for benchmarks quality distance higher education relacionando la practica del trabajo bibliotecario con los referenciales de calidad para la educación superior a distancia. Informação & informação, [????].
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-07-03] => 33588
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cintia Kath Blank] => 16071
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Armando Malheiro da Silva] => 14223
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Viviana Fernández Marcial] => 14224
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_11928#00020.pdf] => 45450
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [183] => 2574
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [169] => 2911
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ensino a distância] => 284944
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 237708
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Qualidade no ensino superior] => 263652
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Educación a distancia] => 247183
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Educação a distância] => 201387
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Educación a distancia] => 19687
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Distance education] => 176318
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Librarian] => 235086
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [University library] => 173558
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Quality in higher education] => 263649
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Calidad en la educación superior] => 263651
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 247247
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educación a distancia] => 263650
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliotecario] => 255422
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitaria] => 237454
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-07-03] => 263653
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2012-02-09] => 239364
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia] => 220
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2013-18-1] => 32843
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00012-2010-5-2] => 24422
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: A temática EAD tem sido muito estudada atualmente, no entanto, considera-se que no tocante ao trabalho do bibliotecário ainda existe muito a ser debatido.Objetivo: Contribuir com algumas perspectivas sobre as atividades do profissional bibliotecário combinadas com os itens indicados no documento “Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância”.Metodologia: Revisão bibliográfica.Resultados: O ensino superior a distância é uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade, tanto no setor público quanto no particular, em grandes centros ou cidades do interior e todos os profissionais ligados a educação devem atentar para a questão da qualidade na EAD, a fim de ser oferecido um processo educacional que possibilite o desenvolvimento pleno do aluno no seu processo de aprendizagem.Conclusão: Observa-se que o papel do bibliotecário renova-se a todo o momento, exigindo deste profissional constante reflexão e reinvenção de suas habilidades, conhecimentos e técnicas para melhor atender os usuários dos serviços de informação.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Este artigo divulga resultados do Projeto de Pesquisa eLit.pt – A Literacia Informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior. Ao longo dos dois anos foram divulgados os pressupostos teórico-metológicos e conceituais além dos resultados parciais dos dois inquéritos distribuídos para uma amostra de mais de três mil estudantes. Um dos inquéritos para alunos do último ano do secundário e outro a alunos do segundo ano do ensino universitário e politécnico. Neste artigo, avançamos com mais alguns resultados e divulgamos os modelos dos inquéritos aplicados. Com mais estes elementos esperamos contribuir para a estimulação de um debate urgente e aprofundado acerca do tema “literacia da informação” que não deve, em nosso entendimento, ser confundida com inclusão digital ou com brecha digital.

link para o texto completo: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2907/5881] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: The issue EAD has been studied now, however, it considered that with regard to the librarian´s work there is still much to be debated.Objective: To contribute to insights into the activities of the librarian combined with the items listed in the Benchmarks of Quality for Distance Higher Education.Methodology: Literature review.Results: The higher the distance is reality that is increasingly present in our society, both in the public and in particular in big cities or towns and all professionals involved in education should pay attention to the issue of quality in EAD in order to be offered an educational process that enables the full development of the student in their learning process.Conclusion: It was observed that the role of the librarian is renewed every moment, this requires ongoing professional reflection and reinvention of their skills, knowledge and techniques to better serve the users of information service.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: La temática de la EAD ha venido siendo muy estudiada actualmente, no obstante, se considera que en lo relativo al trabajo del bibliotecario todavía hay mucho que debatirse.Objetivo: Contribuir con algunas perspectivas sobre las actividades del profesional bibliotecario combinadas con los elementos indicados en el documento “Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância”.Metodología: Revisión bibliográfica.Resultados: La educación superior a distancia es una realidad cada vez más presente en nuestra sociedad, tanto en el sector público como en el privado, en grandes centros o ciudades del interior del país y todos los profesionales involucrados en área de la educación deben poner atención en la cuestión de la calidad en la EAD, con el fin de ofrecerse un proceso educacional que posibilite el pleno desarrollo del alumno durante su proceso de aprendizaje.Conclusión: Se observa que el papel del bibliotecario se renueva a cada instante, exigiendo una constante reflexión profesional y la reinvención de sus habilidades, conocimientos y técnicas con el fin de mejor servir a los usuarios de los servicios de información.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/11928] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11928] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11928] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2013v18n1p169] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11928] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 18, n. 1 (2013); 169-183] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 18 n. 1 (2013); 169-183] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relacionando a prática do trabalho bibliotecário com os referenciais de qualidade para a educação superior a distância] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a Literacia da Informação em Portugal] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relating the practice of working librarian for benchmarks quality distance higher education] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relacionando la practica del trabajo bibliotecario con los referenciales de calidad para la educación superior a distancia] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11928/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11928/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11928] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11928/pdf] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/11928] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/11928#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2013v18n1p169] => 0
                        )

                )

        )

)