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Introdução: Aborda o marketing de relacionamento em biblioteca universitária, tendo como objeto de estudo o Setor de Assistência ao Leitor da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará, e as relações existentes entre os bibliotecários de referência e os usuários.Objetivo: Investigar, junto à direção e aos bibliotecários de referência da BCH, o conhecimento que eles têm sobre marketing de relacionamento, se veem a importância de fazer uso desse tipo de marketing para melhor satisfazer os usuários, que ações de marketing de relacionamento são praticadas, como são praticadas e se praticam de forma consciente, bem como verificar, junto aos usuários da biblioteca, sua percepção dessa prática e seu grau de satisfação quando às ações de marketing de relacionamento desenvolvidas.Metodologia: consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Utilizou-se o funcionalismo e, como instrumento para a coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada e questionários. Para analisar os dados, optou-se pela análise de conteúdo.Resultados: Verificou-se que o conhecimento que a diretora da BCH e os bibliotecários de referência têm sobre marketing de relacionamento ainda é muito restrito, e embora vejam a importância do tema no âmbito da BCH, as ações que praticam são de forma inconsciente, o que deixa lacunas quanto à percepção dos usuários em relação a essas práticas.Conclusões: Independente do tipo de ações, os usuários apresentaram um grau considerável de satisfação em relação às ações praticadas pela BCH. @pt
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No Brasil, a Constituição de 1988 e leis subsequentes determinam que o Estado preste informações aos cidadãos e favoreça a sua participação em questões públicas. A implementação de conquistas legais assumiu novas dimensões com as possibilidades oferecidas pela tecnologia digital, desencadeando a demanda por conhecimento de ferramentas de publicização e interação no âmbito da Comunicação Pública Digital. Esta pesquisa consiste na análise de consultas públicas do Programa de Governo Eletrônico Brasileiro, a partir de reflexões sobre os artefatos digitais e interatividade para fins democráticos, com base no conceito latouriano de translação. Foram constatados importantes mecanismos de interatividade que, no entanto, ainda se demonstram insuficientes para garantir o direito à inclusão e participação em esferas decisórias destinadas à formulação de políticas públicas. Palavras-chave: Comunicação pública digital. Interatividade. Consultas públicas online. 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