Article Brapci-Revistas

Avaliação das noções de Digital Object Identifier (DOI) em alunos de um curso a distância de Pós-Graduação Lato Sensu

Evaluation of digital object identifier concepts in students of a post graduation course

Evaluación de conceptos de digital objects identifier en estudiantes de un curso de postgrado

Introdução: Mais de um milhão de estudantes se graduam anualmente no Brasil e muitos seguem para cursos de Pós-Graduação Lato sensu. Estes são voltados para o mercado profissional e acadêmico. Neles é interessante que se aprendam as noções de DOI (Digital Object Identifier), titularidade e copyright.Objetivo: Apresentar a avaliação das noções de DOI, e gerenciamento de informação em estudantes.Metodologia: Realiza-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, estudo de caso do fenômeno das noções sobre DOI e conceitos relacionados. Entrevistam-se estudantes que estão concluindo seu curso de Pós-Graduação Lato sensu em uma instituição particular tradicional no segmento e localizada na Região Sudeste do Brasil.Resultados: A grande maioria dos estudantes do estudo do caso não conhecia o DOI e outros padrões para identificação de documentos relacionados ao gerenciamento da informação. A participação na pesquisa os faz se interessarem pelo tema.Conclusões: Poucos estudantes, desta pesquisa, conheciam o DOI e gerenciamento da informação. Associa-se este fenômeno à baixa inserção brasileira na produção científica mundial. A realização do trabalho mostrou-se incentivadora para o surgimento da motivação em se reverter esse quadro e este tipo de estudo se mostra interessante para desvelar caminhos para aumentar a produção cientifica nacional no contexto da produção mundial.@pt


Introduction: More than a million graduate annually in Brazil and many go on to Post Graduation Lato sensu courses. These are important for professional and academic market. These courses is interesting to learn the notions of DOI (Digital Object Identifier), ownership and copyright.Objective: Present assessment of DOI and information management concepts on students.Methodology: We carried out an exploratory research, a qualitative case study of the phenomenon of notions on DOI and related concepts. We interviewed students who were completing their Lato sensu Post Graduation course in a traditional private institution located in the Southeast Brazil.Results: The vast majority on students of this case did not know the DOI and other related information management. Participation in the survey makes them interested in the subject.Conclusion: Few students in this study showed to know on DOI and information management. We associated this phenomenon to the low Brazilian participation into the world scientific production. The completion of work proved to be supportive for the emergence of motivation to change this situation and this type of study shows interesting to uncover ways to enhance national scientific production in the global production.@en
Introducción: Más de un millón de postgrado al año en Brasil y muchos van a cursos de Posgrado Lato sensu. Estos son importantes para el mercado profesional y académica. En estos cursos es interesante aprender las nociones de DOI (Digital Object Identifier), la propiedad y los derechos de autor. Objetivo: Evaluación en los estudiantes, de las nociones de DOI, y gestión de la información.Metodología: Hemos llevado a cabo una investigación exploratoria, un estudio de caso cualitativo del fenómeno de nociones sobre conceptos DOI y relacionados. Entrevistamos a estudiantes que estaban completando su curso de Posgrado Lato sensu en una institución tradicional privada situada en el sudeste de Brasil.Resultados: La gran mayoría de los estudiantes de este caso no conocía el DOI y otra gestión de la información relacionada. La participación en la encuesta hace que se interesen en el tema.Consideraciones Finales: Pocos estudiantes en este estudio mostraron el saber sobre DOI y la gestión de información. Nos asociamos este fenómeno a la baja participación de Brasil en la producción científica mundial. La finalización de los trabajos resultó ser favorable para el surgimiento de la motivación para cambiar esta situación y este tipo de estudio muestra interesante de descubrir formas de mejorar la producción científica nacional en la producción mundial.@es

. Avaliação das noções de digital object identifier (doi) em alunos de um curso a distância de pós-graduação lato sensu evaluation of digital object identifier concepts in students of a post graduation course evaluación de conceptos de digital objects identifier en estudiantes de un curso de postgrado. Informação & informação, [????].
NLP0.29
Visto 36 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-06-24] => 31979
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ricardo Shitsuka] => 9646
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Dorlivete Moreira Shitsuka] => 9648
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Rabbith Ive Carolina Shitsuka Risemberg] => 206681
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_15327#00020.pdf] => 45396
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [519] => 4018
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [496] => 33618
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Recuperação da informação] => 261956
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Disseminação da informação] => 248190
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Organização da informação] => 252210
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Organização do conhecimento] => 261537
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Metadado] => 5271
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Documento digital] => 189608
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Gerenciamento da informação] => 180708
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Metodologia do trabalho científico] => 161870
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Metadados] => 227399
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Documentos digitais] => 269697
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Documento digital] => 140
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Metadata] => 172074
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Digital documents] => 181936
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information management] => 267234
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Methodology of scientific work] => 161871
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Metadatos] => 249110
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Documentos digitales] => 15141
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ciencias de la información] => 269813
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Gestión de la información] => 263659
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Metodología del trabajo científico] => 161872
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Metadatos] => 10798
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Gestión de la información] => 9533
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-06-24] => 263769
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2016-21-1] => 31976
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Mais de um milhão de estudantes se graduam anualmente no Brasil e muitos seguem para cursos de Pós-Graduação Lato sensu. Estes são voltados para o mercado profissional e acadêmico. Neles é interessante que se aprendam as noções de DOI (Digital Object Identifier), titularidade e copyright.Objetivo: Apresentar a avaliação das noções de DOI, e gerenciamento de informação em estudantes.Metodologia: Realiza-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, estudo de caso do fenômeno das noções sobre DOI e conceitos relacionados. Entrevistam-se estudantes que estão concluindo seu curso de Pós-Graduação Lato sensu em uma instituição particular tradicional no segmento e localizada na Região Sudeste do Brasil.Resultados: A grande maioria dos estudantes do estudo do caso não conhecia o DOI e outros padrões para identificação de documentos relacionados ao gerenciamento da informação. A participação na pesquisa os faz se interessarem pelo tema.Conclusões: Poucos estudantes, desta pesquisa, conheciam o DOI e gerenciamento da informação. Associa-se este fenômeno à baixa inserção brasileira na produção científica mundial. A realização do trabalho mostrou-se incentivadora para o surgimento da motivação em se reverter esse quadro e este tipo de estudo se mostra interessante para desvelar caminhos para aumentar a produção cientifica nacional no contexto da produção mundial.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: More than a million graduate annually in Brazil and many go on to Post Graduation Lato sensu courses. These are important for professional and academic market. These courses is interesting to learn the notions of DOI (Digital Object Identifier), ownership and copyright.Objective: Present assessment of DOI and information management concepts on students.Methodology: We carried out an exploratory research, a qualitative case study of the phenomenon of notions on DOI and related concepts. We interviewed students who were completing their Lato sensu Post Graduation course in a traditional private institution located in the Southeast Brazil.Results: The vast majority on students of this case did not know the DOI and other related information management. Participation in the survey makes them interested in the subject.Conclusion: Few students in this study showed to know on DOI and information management. We associated this phenomenon to the low Brazilian participation into the world scientific production. The completion of work proved to be supportive for the emergence of motivation to change this situation and this type of study shows interesting to uncover ways to enhance national scientific production in the global production.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Más de un millón de postgrado al año en Brasil y muchos van a cursos de Posgrado Lato sensu. Estos son importantes para el mercado profesional y académica. En estos cursos es interesante aprender las nociones de DOI (Digital Object Identifier), la propiedad y los derechos de autor. Objetivo: Evaluación en los estudiantes, de las nociones de DOI, y gestión de la información.Metodología: Hemos llevado a cabo una investigación exploratoria, un estudio de caso cualitativo del fenómeno de nociones sobre conceptos DOI y relacionados. Entrevistamos a estudiantes que estaban completando su curso de Posgrado Lato sensu en una institución tradicional privada situada en el sudeste de Brasil.Resultados: La gran mayoría de los estudiantes de este caso no conocía el DOI y otra gestión de la información relacionada. La participación en la encuesta hace que se interesen en el tema.Consideraciones Finales: Pocos estudiantes en este estudio mostraron el saber sobre DOI y la gestión de información. Nos asociamos este fenómeno a la baja participación de Brasil en la producción científica mundial. La finalización de los trabajos resultó ser favorable para el surgimiento de la motivación para cambiar esta situación y este tipo de estudio muestra interesante de descubrir formas de mejorar la producción científica nacional en la producción mundial.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/15327] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15327] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15327] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2016v21n1p496] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15327] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 21, n. 1 (2016); 496-519] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 21 n. 1 (2016); 496-519] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Avaliação das noções de Digital Object Identifier (DOI) em alunos de um curso a distância de Pós-Graduação Lato Sensu] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Evaluation of digital object identifier concepts in students of a post graduation course] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Evaluación de conceptos de digital objects identifier en estudiantes de un curso de postgrado] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15327/19006] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15327/19006] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15327] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15327/19006] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/15327#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2016v21n1p496] => 0
                        )

                )

        )

)