Article Brapci-Revistas

Inovação e empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem

Innovation and entrepreneurship as pathways for new teaching / learning models

Innovación y emprendedorismo como caminos para nuevos modelos de enseñanza / aprendizaje

RESUMOIntrodução: Este estudo traz a Inovação e o Empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem. São demonstradas aqui considerações a respeito do empreendedorismo na educação empresarial e seu suporte para a inovação.Objetivo: Descrever os modelos de educação e destacar a importância da inovação e da pesquisa, fomentando a construção do conhecimento necessária neste processo.Metodologia: A pesquisa foi estruturada a partir de um levantamento bibliográfico sobre conceitos e modelos teóricos sobre a gestão empreendedora através de uma leitura analítica, frente a identificação das características para a realização efetiva do empreendedorismo na educação de forma inovadora.Resultados: Os modelos de educação estão em processo constante de evolução, a adoção de boas práticas e novos recursos que possam auxiliar no ensino-aprendizagem como agente motivador do empreendedorismo na educação através da inovação é uma realidade a ser revista pela sociedade como um todo.Conclusões: Países desenvolvidos dão grande importância às formas inovadoras de ensino, e conhecimento. Espera-se que este estudo seja importante ferramenta para mudanças comportamentais e/ou econômicas. Trazendo a conscientização para a otimização do fluxo de competências dentro de um grupo, com o objetivo de tornar bem-sucedidos os resultados para todas as partes envolvidas que compartilharem esse conhecimento. @pt


Introduction: Modern times demand from society a new attitude, new attitudes, a new way of thinking and seeing the world. It is thus necessary that Education, the foundation for building a society, once again reinvents, innovates and adapts the demands that the process of human development requires. Objective: To emphasize the importance of Innovation and Entrepreneurship as tools for the development of new models of teaching / learning so that there is an education that meets the new social demands. Methodology: The article was structured from a Bibliographic research on theories and models of teaching / learning through an analytical reading, able to identify the characteristics for the effective realization of entrepreneurship in education in an innovative way. Results: The models of education are in constant process of evolution, the adoption of good practices and new resources that can help in teachinglearning as motivating agent of entrepreneurship in education through innovation is a reality to be reviewed by society as a whole. Conclusions: This study is expected to be an important tool for behavioral and / or economic change, with the aim of making the results successful for all parties involved in the attempt to corroborate with the entrepreneurship ecosystem through continuous and increasing multiplication of knowledge.@en
Introducción: Los tiempos modernos exige de la sociedad una nueva postura, nuevas actitudes, una nueva forma de pensar y ver el mundo. Se hace necesario así que la Educación, fundamento para la construcción de una sociedad, una vez más se reinventa, inove y se adecue las demandas que el proceso del desarrollo humano requiere. Objetivo: Resaltar la importancia de la innovación y el espíritu empresarial como herramientas para el desarrollo de nuevos modelos de enseñanza / aprendizaje para que haya una educación que atienda las nuevas demandas sociales. Metodología: La investigación fue estructurada a partir de una Investigación Bibliográfica sobre teorías y modelos de enseñanza / aprendizaje a través de una lectura analítica, capaz de identificar las características para la realización efectiva del emprendedorismo en la educación de forma innovadora. Resultados: Los modelos de educación están en proceso constante de evolución, la adopción de buenas prácticas y nuevos recursos que puedan auxiliar en la enseñanza-aprendizaje como agente motivador del emprendedorismo en la educación a través de la innovación es una realidad a ser revisada por la sociedad como un todo. Conclusiones: Se espera que este estudio sea una importante herramienta para cambios conductuales y / o económicos, con el objetivo de hacer exitosos los resultados para todas las partes involucradas en el intento de corroborar con el ecosistema del emprendedorismo a través de la multiplicación continua y creciente del conocimiento.@es

. Inovação e empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem innovation and entrepreneurship as pathways for new teaching / learning models innovación y emprendedorismo como caminos para nuevos modelos de enseñanza / aprendizaje. Informação & informação, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-31] => 31613
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Helen Kelle dos Santos Costa] => 33903
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Leandro Cordeiro Pereira de Lima] => 33904
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Marla Miranda Loiola Dore Carvalho] => 33905
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Hugo Saba Pereira Cardoso] => 33906
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Eduardo Manuel de Freitas Jorge] => 33907
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_27648#00020.pdf] => 45345
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [233] => 3364
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [211] => 1764
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Empreendedorismo] => 245837
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Educação empreendedora] => 33901
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Modelo de ensino] => 33902
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Modelos de ensino] => 264024
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Education] => 235127
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Entrepreneurial education] => 208290
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Teaching models] => 208291
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Education] => 3820
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educación] => 9066
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educación emprendedora] => 208292
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Innovación] => 33259
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Modelos de enseñanza] => 208293
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-31] => 234198
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0] => 232768
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2017-22-3] => 31610
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESUMOIntrodução: Este estudo traz a Inovação e o Empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem. São demonstradas aqui considerações a respeito do empreendedorismo na educação empresarial e seu suporte para a inovação.Objetivo: Descrever os modelos de educação e destacar a importância da inovação e da pesquisa, fomentando a construção do conhecimento necessária neste processo.Metodologia: A pesquisa foi estruturada a partir de um levantamento bibliográfico sobre conceitos e modelos teóricos sobre a gestão empreendedora através de uma leitura analítica, frente a identificação das características para a realização efetiva do empreendedorismo na educação de forma inovadora.Resultados: Os modelos de educação estão em processo constante de evolução, a adoção de boas práticas e novos recursos que possam auxiliar no ensino-aprendizagem como agente motivador do empreendedorismo na educação através da inovação é uma realidade a ser revista pela sociedade como um todo.Conclusões: Países desenvolvidos dão grande importância às formas inovadoras de ensino, e conhecimento. Espera-se que este estudo seja importante ferramenta para mudanças comportamentais e/ou econômicas. Trazendo a conscientização para a otimização do fluxo de competências dentro de um grupo, com o objetivo de tornar bem-sucedidos os resultados para todas as partes envolvidas que compartilharem esse conhecimento. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: Os tempos modernos exigem da sociedade uma nova postura, novas atitudes, uma nova forma de pensar e ver o mundo. Faz-se necessário assim que a Educação, fundamento para construção de uma sociedade, mais uma vez se reinvente, inove e se adeque as demandas que o processo do desenvolvimento humano requer. Objetivo: Ressaltar a importância da Inovação e do Empreendedorismo como ferramentas para o desenvolvimento de novos modelos de ensino/aprendizagem para que haja uma educação que atenda as novas demandas sociais. Metodologia: O artigo foi estruturado a partir de uma Pesquisa Bibliográfica sobre teorias e modelos de ensino/aprendizagem através de uma leitura analítica, capaz de identificar as características para a realização efetiva do empreendedorismo na educação de forma inovadora. Resultados: Os modelos de educação estão em processo constante de evolução, a adoção de boas práticas e novos recursos que possam auxiliar no ensino-aprendizagem como agente motivador do empreendedorismo na educação através da inovação é uma realidade a ser revista pela sociedade como um todo. Conclusões: Espera-se que este estudo seja uma importante ferramenta para mudanças comportamentais e/ou econômicas, com o objetivo de tornar bem-sucedidos os resultados para todas as partes envolvidas na tentativa de corroborar com o ecossistema do empreendedorismo através da multiplicação contínua e crescente do conhecimento.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: Modern times demand from society a new attitude, new attitudes, a new way of thinking and seeing the world. It is thus necessary that Education, the foundation for building a society, once again reinvents, innovates and adapts the demands that the process of human development requires. Objective: To emphasize the importance of Innovation and Entrepreneurship as tools for the development of new models of teaching / learning so that there is an education that meets the new social demands. Methodology: The article was structured from a Bibliographic research on theories and models of teaching / learning through an analytical reading, able to identify the characteristics for the effective realization of entrepreneurship in education in an innovative way. Results: The models of education are in constant process of evolution, the adoption of good practices and new resources that can help in teachinglearning as motivating agent of entrepreneurship in education through innovation is a reality to be reviewed by society as a whole. Conclusions: This study is expected to be an important tool for behavioral and / or economic change, with the aim of making the results successful for all parties involved in the attempt to corroborate with the entrepreneurship ecosystem through continuous and increasing multiplication of knowledge.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Los tiempos modernos exige de la sociedad una nueva postura, nuevas actitudes, una nueva forma de pensar y ver el mundo. Se hace necesario así que la Educación, fundamento para la construcción de una sociedad, una vez más se reinventa, inove y se adecue las demandas que el proceso del desarrollo humano requiere. Objetivo: Resaltar la importancia de la innovación y el espíritu empresarial como herramientas para el desarrollo de nuevos modelos de enseñanza / aprendizaje para que haya una educación que atienda las nuevas demandas sociales. Metodología: La investigación fue estructurada a partir de una Investigación Bibliográfica sobre teorías y modelos de enseñanza / aprendizaje a través de una lectura analítica, capaz de identificar las características para la realización efectiva del emprendedorismo en la educación de forma innovadora. Resultados: Los modelos de educación están en proceso constante de evolución, la adopción de buenas prácticas y nuevos recursos que puedan auxiliar en la enseñanza-aprendizaje como agente motivador del emprendedorismo en la educación a través de la innovación es una realidad a ser revisada por la sociedad como un todo. Conclusiones: Se espera que este estudio sea una importante herramienta para cambios conductuales y / o económicos, con el objetivo de hacer exitosos los resultados para todas las partes involucradas en el intento de corroborar con el ecosistema del emprendedorismo a través de la multiplicación continua y creciente del conocimiento.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/27648] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27648] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27648] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2017v22n3p211] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27648] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 22, n. 3 (2017); 211-233] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 22 n. 3 (2017); 211-233] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação e empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovation and entrepreneurship as pathways for new teaching / learning models] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovación y emprendedorismo como caminos para nuevos modelos de enseñanza / aprendizaje] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27648/22732] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/downloadSuppFile/27648/15431] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27648/22732] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27648/38797] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27648] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27648/22732] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/27648#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2017v22n3p211] => 0
                        )

                )

        )

)