Article
Neste artigo discutem-se as relações entre informação, comunicação e inovação tecnológica na Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina. Faz-se uso de conceitos e de abordagens críticas da Ciência da Informação. Apresenta-se a discussão da relação entre informação e inovação. Discute-se, a partir da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas, a colaboração nas organizações como condição para dinâmicas complexas que induzam, produzam e incorporem inovações. Discutem-se os pressupostos de uma gestão da inovação tecnológica. Os métodos de pesquisa usados incluem, além da pesquisa bibliográfica, o estudo na Fundação CERTI, com recuperação de documentos e entrevistas com questionário estruturado. Os resultados evidenciam a relevância da informação e da comunicação para colaboração e inovação. Conclui-se que a adequada gestão da informação e da comunicação pode contribuir para eficácia e inovação em organizações complexas, particularmente em institutos de pesquisa cientifica e tecnológica.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2009-12-15] => 31996 ) [1] => Array ( [2009-12-31] => 128396 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Clovis Ricardo Montenegro de Lima] => 4295 ) [1] => Array ( [Lidiane dos Santos Carvalho] => 6546 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_3116#00020.pdf] => 44990 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [20] => 1549 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [1] => 696 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Gestão da informação] => 233806 ) [2] => Array ( [Administração] => 233910 ) [3] => Array ( [Inovação] => 262113 ) [4] => Array ( [Comunicação] => 262112 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2009-12-31] => 263389 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & informação] => 335 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00020-2009-14-2] => 32521 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Neste artigo discutem-se as relações entre informação, comunicação e inovação tecnológica na Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina. Faz-se uso de conceitos e de abordagens críticas da Ciência da Informação. Apresenta-se a discussão da relação entre informação e inovação. Discute-se, a partir da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas, a colaboração nas organizações como condição para dinâmicas complexas que induzam, produzam e incorporem inovações. Discutem-se os pressupostos de uma gestão da inovação tecnológica. Os métodos de pesquisa usados incluem, além da pesquisa bibliográfica, o estudo na Fundação CERTI, com recuperação de documentos e entrevistas com questionário estruturado. Os resultados evidenciam a relevância da informação e da comunicação para colaboração e inovação. Conclui-se que a adequada gestão da informação e da comunicação pode contribuir para eficácia e inovação em organizações complexas, particularmente em institutos de pesquisa cientifica e tecnológica.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.www.uel.br:article/3116] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3116] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/3116] => 0 ) [1] => Array ( [10.5433/1981-8920.2009v14n2p1] => 0 ) [2] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/3116] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & Informação; v. 14, n. 2 (2009); 1-20] => 0 ) [1] => Array ( [1981-8920] => 0 ) [2] => Array ( [Informação & Informação; v. 14 n. 2 (2009); 1-20] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [es] => Array ( [0] => Array ( [Información, comunicación e innovación: gestión de la información para innovación en una organización compleja] => 0 ) ) [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação, comunicação e inovação: gestão da informação para inovação em uma organização complexa.] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/3116/4144] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/3116/4144] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/3116] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/3116/4144] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.www.uel.br:article/3116#00020] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.5433/1981-8920.2009v14n2p1] => 0 ) ) ) )