Article Brapci-Revistas

Contribuições de elementos do construtivismo e da mediação da informação para a inclusão digital de idosos

Contribuciones de los elementos del constructivismo y de la mediación de información para la inclusión digital de personas mayores

Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, os estudos acerca do envelhecimento humano estão se desenvolvendo de maneira considerável. Dentre esses estudos, destacamos a interação entre os idosos e as tecnologias de informação e comunicação, as quais podem facilitar a realização de atividades cotidianas por esses indivíduos. Nesse sentido, objetivamos investigar a aplicação de elementos construtivistas nos cursos de informática oferecidos para a Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI – UNESP – Campus de Marília, contribuindo para a inclusão digital dessa comunidade. Esses elementos foram refletidos tendo como foco o papel do professor-mediador no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que a maioria dos elementos construtivistas já está sendo aplicada nesse universo, porém algumas alterações precisam ser realizadas, tendo em vista ampliar as possibilidades de ensino e permitir que os alunos tenham maior autonomia na busca e uso de informações na Web.@pt


. Contribuições de elementos do construtivismo e da mediação da informação para a inclusão digital de idosos contribuciones de los elementos del constructivismo y de la mediación de información para la inclusión digital de personas mayores. Informação & informação, [????].

References

  • ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. p. 41-54
  • ARCE, A. A formação de professores sob a ótica construtivista: primeiras aproximações e alguns questionamentos. In: DUARTE, N. (Org.). Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 41-62
  • ARJA CASTAÑON, G. Construtivismo, inatismo e realismo: compatíveis e complementares. Ciências and Cognição, Rio de Janeiro, v. 10, p. 115-131, 2007. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2010.
  • AUN, M. P.., ANGELO, E. S. Observatório da inclusão digital. In: AUN, M. P. (Coord.). Observatório da inclusão digital: descrição e avaliação dos indicadores adotados nos programas governamentais de infoinclusão. Belo Horizonte: Gráfica Orion, 2007. p. 63-105.
  • AZNAR MINGUET, P. O construtivismo na educação. In: ______. (Org.). A construção do conhecimento na educação. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 11-50.
  • CACHIONI, M. Universidade da terceira idade: das origens à experiência brasileira. In: NERI, A. L.., DEBERT, G. G. (Org.). Velhice e sociedade. Campinas: Papirus, 1999. p. 141-178.
  • CALDAS, C. P. Introdução à gerontologia. In: VERAS, R.., LOURENÇO, R. (Ed.). Formação humana em geriatria e gerontologia: uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: UNATI UERJ, 2006. p. 18-21.
  • CORDEIRO, A. P. Oficinas de teatro da UNATI (Universidade Aberta à 3.ª Idade)UNESP de Marília: a arte e o lúdico como elementos libertadores dos processos de criação da pessoa idosa. 2003. 247f. Tese (Doutorado em Educação)Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.
  • FREIRE, I. M. Acesso à informação e identidade cultural: entre o global e o local. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 58-67, maio/ago. 2006. Disponível em: . Acesso em 24 set. 2010.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
  • GARCIA, H. D. A terceira idade e a internet: uma questão para o novo milênio. 2001. 171f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2001. Disponível em: . Acesso em 24 set. 2010.
  • JORDÃO NETO, A. A universidade aberta para a terceira idade da PUC-SP. A Terceira Idade, São Paulo, v. 10, n. 14, p. 39-43, ago. 1998.
  • KACHAR, V. Terceira idade e informática: aprender revelando potencialidades. São Paulo: Cortez, 2003.
  • MASSABNI, V. G. O construtivismo na prática de professores de ciências: realidade ou utopia? Ciências and Cognição, Rio de Janeiro, v.10, p.104-114, 2007. Disponível em: . Acesso em 24 set. 2010.
  • MATURANA, H. R.., VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001
  • MIRANDA, M. G. Pedagogias psicológicas e reforma educacional. In: DUARTE, N. (Org.). Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 23-40.
  • MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
  • PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1973.
  • PRADO, S. D.., AMORIM, A. E.., ABREU, C. R. Centro de referência e documentação sobre envelhecimento UNATI-UERJ: identificação, sistematização e disseminação de informações sobre envelhecimento humano no Brasil. Textos Sobre Envelhecimento, Rio de Janeiro, v. 6, n.1, 2003. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2009.
  • ROSSLER, J. H. Construtivismo e alienação: as origens do poder de atração do ideário construtivista. In: DUARTE, N. (Org.). Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 3-22.
  • VECHIATO, F. L. Repositório digital como ambiente de inclusão digital e social para usuários idosos. 2010. 183f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, Disponível em: . Acesso
  • VECHIATO, F., VIDOTTI, S. A. B. G. Avaliação da usabilidade de ambientes informacionais digitais sobre envelhecimento humano no contexto da arquitetura da informação: aplicação de avaliação heurística e testes de usabilidade com usuários idosos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: ANCIB, 2008, p.1-13.
  • VIDOTTI, S. A. B. G.et al. Inclusão digital para os alunos da UNATI – UNESP/Marília. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 42-59, 2009. Disponível em:
  • 287>. Acesso em: 18 jul. 2010.
  • WHITAKER, D. C. A. Envelhecimento e poder: a posição do idoso na contemporaneidade. Campinas: Alínea, 2007.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-12-15] => 31926
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2010-12-28] => 206678
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fernando Luiz Vechiato] => 16338
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Rosangela Rocha Ferreira] => 126461
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Kenilce Reis Chagas] => 126462
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_6623#00020.pdf] => 44930
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [59] => 2634
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [40] => 2075
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ciência da computação] => 269911
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Envelhecimento humano] => 182427
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Inclusão digital] => 237218
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Idoso] => 185441
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Construtivismo] => 171568
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 178589
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Mediação da informação] => 263425
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Idosos] => 233878
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Tecnologias de informação e comunicação] => 238968
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [13] => Array
                        (
                            [Inclusão] => 235139
                        )

                    [14] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias] => 199222
                        )

                    [15] => Array
                        (
                            [Tecnologias assistivas] => 235990
                        )

                    [16] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [17] => Array
                        (
                            [Idoso] => 2826
                        )

                    [18] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 1352
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-12-28] => 263397
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2017-04-02] => 247138
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Bibliomar] => 125240
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2010-15-2] => 32075
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00080-2016-15-1/2] => 126459
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, os estudos acerca do envelhecimento humano estão se desenvolvendo de maneira considerável. Dentre esses estudos, destacamos a interação entre os idosos e as tecnologias de informação e comunicação, as quais podem facilitar a realização de atividades cotidianas por esses indivíduos. Nesse sentido, objetivamos investigar a aplicação de elementos construtivistas nos cursos de informática oferecidos para a Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI – UNESP – Campus de Marília, contribuindo para a inclusão digital dessa comunidade. Esses elementos foram refletidos tendo como foco o papel do professor-mediador no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que a maioria dos elementos construtivistas já está sendo aplicada nesse universo, porém algumas alterações precisam ser realizadas, tendo em vista ampliar as possibilidades de ensino e permitir que os alunos tenham maior autonomia na busca e uso de informações na Web.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Estudo realizado sobre o papel do bibliotecário no processo de inclusão ao usuário surdo nas bibliotecas universitárias, objetivando adoção da filosofia de inclusão social e as tecnologias assistivas que favorecem a inclusão de pessoas com deficiência na vida universitária e facilitam o acesso à informação. Discute o processo de inclusão dos surdos e a importância das políticas públicas voltada para os surdos. Apresenta os aspectos da comunidade surda e como se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sua língua materna que é reconhecida por lei. Relata sobre a necessidade de acesso à informação do usuário surdo em bibliotecas universitárias. Mostra como esse espaço do conhecimento que tem por missão atender a comunidade acadêmica, precisa estar adequado para todo tipo de usuário independente de suas limitações. Adota como metodologia de estudo uma pesquisa bibliográfica qualitativa que teve como ferramentas utilizadas, informações de livros, artigos, periódicos e da internet. Conclui que as habilidades e competências do novo perfil do bibliotecário são importantes na sua atuação como mediador da informação e assegura ao usuário surdo a garantia do acesso à informação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/6623] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6623] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2010v15n2p40] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 15, n. 2 (2010); 40-59] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 15 n. 2 (2010); 40-59] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Contribuições de elementos do construtivismo e da mediação da informação para a inclusão digital de idosos] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [O bibliotecário como mediador no processo de inclusão do surdo em bibliotecas universitárias] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Contribuciones de los elementos del constructivismo y de la mediación de información para la inclusión digital de personas mayores] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623/6997] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623/6997] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623/6997] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/6623] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/6623/4274] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/6623#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2010v15n2p40] => 0
                        )

                )

        )

)