Article Brapci-Revistas

Aspectos da economia da informação: arquétipo conceitual econômico e social

Aspects of the information economy: conceptual economic and social archetype

Aspectos de la información económica: arquetipo conceptual económico y social

Introdução: As empresas passaram por significativas mudanças advindas de paradigmas evolutivos amparados por aspectos tecnológicos e informacionais, que provocaram transformações diversas tornando o ambiente, interno e externo, das organizações complexo, devido ao intricado rompimento de padrões na evolução da sociedade, no qual a informação, competição e tecnologia possuem atuação determinante.Objetivo: Este estudo objetivou promover uma reflexão acerca dos aspectos da economia da informação que determinam esta nova sociedade, norteando-se pela problemática: Quais aspectos subvertedores fundamentam a economia da informação?Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, por buscar uma ótica dilatada da economia da informação a fim de proporcionar compreensão e reflexão sobre seus aspectos subversores, e descritiva por objetivar elucidar, pela análise e interpretação dos fatos, as dimensões da economia da informação.Resultados: Com resultado foi proposto um arquétipo conceitual dos aspectos subvertedores da economia da informação, representados pelas dimensões produção, pessoas, finanças, organização, ciência e mercado.Conclusão: Conclui-se que este estudo tende a contribuir para a compreensão e reflexão dos aspectos relacionados a economia da informação, por meio da comparação com as eras da sociedade, oferecendo assim uma visão ampla desta economia.@pt


Introduction: Companies have undergone significant changes coming from evolutionary paradigms supported by technological and informational aspects, which have resulted in various changes making the organisations environment, internal and external, complex, due to the intricate pattern disruption in the evolution of society, in which information, competition and technology have decisive action. Objective: This study aimed to promote a reflection on the aspects of the information economy that determine this new society, guided by the problem: which subversive aspects based the information economy? Methodology: This is an exploratory research, once it looks for a dilated optical of the information economy, in order to provide understanding and reflection on subversive aspects; and descriptive since it aims to elucidate, through the analysis and interpretation of the facts, the dimensions of the information economy. Results: As a result it was proposed a conceptual archetype of the disruptive aspects of the information economy, represented by the dimensions, production, people, finance, organization, science and market. Conclusion: It is concluded that this study tends to contribute to understanding and reflection of the aspects related to the information economy, through comparison with the ages of society, thus offering an extended vision of this economy.@en
Introducción: las empresas han experimentado cambios significativos resultantes de paradigmas evolutivos apoyados por los aspectos tecnológicos y de información, lo que provocó varios cambios haciendo el ambiente, interno y externo, de las organizaciones complejas, debido a los patrones de ruptura intrincados en la evolución de la sociedad, en el que información, competencia y tecnología tienen un papel determinante. objetivo: este estudio tuvo como objetivo promover una reflexión sobre los aspectos de la economía de la información que determinan esta nueva sociedad, guiando por el problema: ¿qué subvertedores aspectos que se basa la economía de la información? metodología: se trata de una investigación exploratoria, para buscar una perspectiva más amplia de la economía de la información, para proporcionar comprensión y reflexión sobre sus aspectos subversivos; y descriptivo en el objetivo de dilucidar, para el análisis y la interpretación de los hechos, las dimensiones de la economía de la información.resultados: con el resultado se propuso un arquetipo conceptual de los aspectos subvertedores de la economía de la información, representada por las dimensiones producción, gente, finanzas, organización, ciencia y mercado. conclusión: se concluye que este estudio tiende a contribuir a la comprensión y la reflexión de los aspectos relacionados con la economía de la información, en comparación con las edades de la sociedad, proporcionando una visión amplia de esta economía.@es

. Aspectos da economia da informação: arquétipo conceitual econômico e social aspects of the information economy: conceptual economic and social archetype aspectos de la información económica: arquetipo conceptual económico y social. Informação & informação, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-06-19] => 32424
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fabio Correa] => 27299
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro] => 14705
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Marta Macedo Kerr Pinheiro] => 8077
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Januário Albino Nhacuongue] => 7984
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Edberto Ferneda] => 6437
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_26536#00020.pdf] => 44928
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [214] => 1765
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [185] => 331
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Economia da informação] => 175208
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Economia do conhecimento] => 276363
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aspecto subvertedor] => 33554
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Arquétipo conceitual] => 33555
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Aspectos subvertedores] => 208249
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information economy] => 175204
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Knowledge economy] => 6744
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Subversive aspects] => 208247
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Conceptual archetype] => 208248
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Economía de la información] => 266981
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Economía del conocimiento] => 161923
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Arquetipo conceptual] => 208250
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aspectos subvertedores] => 263985
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-06-19] => 263858
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2015-12-07] => 240824
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia] => 220
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2017-22-1] => 32421
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00012-2015-10-2] => 24385
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: As empresas passaram por significativas mudanças advindas de paradigmas evolutivos amparados por aspectos tecnológicos e informacionais, que provocaram transformações diversas tornando o ambiente, interno e externo, das organizações complexo, devido ao intricado rompimento de padrões na evolução da sociedade, no qual a informação, competição e tecnologia possuem atuação determinante.Objetivo: Este estudo objetivou promover uma reflexão acerca dos aspectos da economia da informação que determinam esta nova sociedade, norteando-se pela problemática: Quais aspectos subvertedores fundamentam a economia da informação?Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, por buscar uma ótica dilatada da economia da informação a fim de proporcionar compreensão e reflexão sobre seus aspectos subversores, e descritiva por objetivar elucidar, pela análise e interpretação dos fatos, as dimensões da economia da informação.Resultados: Com resultado foi proposto um arquétipo conceitual dos aspectos subvertedores da economia da informação, representados pelas dimensões produção, pessoas, finanças, organização, ciência e mercado.Conclusão: Conclui-se que este estudo tende a contribuir para a compreensão e reflexão dos aspectos relacionados a economia da informação, por meio da comparação com as eras da sociedade, oferecendo assim uma visão ampla desta economia.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: As empresas passaram por significativas mudanças advindas de paradigmas evolutivos amparados por aspectos tecnológicos e informacionais, que provocaram transformações diversas tornando o ambiente, interno e externo, das organizações complexo devido ao intricado rompimento de padrões na evolução da sociedade, no qual informação, competição e tecnologia possuem atuação determinante. Objetivo: Este estudo objetivou promover uma reflexão acerca dos aspectos da economia da informação que determinam esta nova sociedade, norteando-se pela problemática: quais aspectos subvertedores fundamentam a economia da informação? Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, por buscar uma ótica dilatada da economia da informação, a fim de proporcionar compreensão e reflexão sobre seus aspectos subversores; e descritiva por objetivar elucidar, pela análise e interpretação dos fatos, as dimensões da economia da informação. Resultados: Como resultado foi proposto um arquétipo conceitual dos aspectos subvertedores da economia da informação, representados pelas dimensões produção, pessoas, finanças, organização, ciência e mercado. Conclusão: Conclui-se que este estudo tende a contribuir para a compreensão e reflexão dos aspectos relacionados à economia da informação, por meio da comparação com as eras da sociedade, oferecendo assim uma visão ampla desta economia.] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [A Ciência da Informação é um campo que ainda denota traços atinentes à sua estruturação e solidificação, por isso, ainda sofre influências externas devido ao respectivo fraco grau de autonomia. A sua gênese é atribuída à explosão informacional que caracterizou o período pós - segunda Guerra Mundial e às conferências subsequentes que visavam analisar a implementação de máquinas na transferência da informação. O seu maior contributo social é centrado na recuperação da informação mediada pela tecnologia que garante a despersonalização do conhecimento para indivíduos, grupos e sociedade, através da informação como conhecimento em ação. A área desenvolveu-se sobre um enfoque tecnológico de caráter interdisciplinar que atualmente cria as suas limitações. A informação registrada que constitui o seu objeto pela possibilidade de manipulação, também se torna uma limitação, daí a necessidade de adoção da técnica de mineração de dados para a descoberta do conhecimento em grandes volumes de dados e ampliação do universo da recuperação da informação. Palavras-chave: Ciência da Informação. Tecnologia. Campo Científico. Mineração de dados. Conhecimento. Link para o texto completo em PDF:http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1932/1591] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: Companies have undergone significant changes coming from evolutionary paradigms supported by technological and informational aspects, which have resulted in various changes making the organisations environment, internal and external, complex, due to the intricate pattern disruption in the evolution of society, in which information, competition and technology have decisive action. Objective: This study aimed to promote a reflection on the aspects of the information economy that determine this new society, guided by the problem: which subversive aspects based the information economy? Methodology: This is an exploratory research, once it looks for a dilated optical of the information economy, in order to provide understanding and reflection on subversive aspects; and descriptive since it aims to elucidate, through the analysis and interpretation of the facts, the dimensions of the information economy. Results: As a result it was proposed a conceptual archetype of the disruptive aspects of the information economy, represented by the dimensions, production, people, finance, organization, science and market. Conclusion: It is concluded that this study tends to contribute to understanding and reflection of the aspects related to the information economy, through comparison with the ages of society, thus offering an extended vision of this economy.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: las empresas han experimentado cambios significativos resultantes de paradigmas evolutivos apoyados por los aspectos tecnológicos y de información, lo que provocó varios cambios haciendo el ambiente, interno y externo, de las organizaciones complejas, debido a los patrones de ruptura intrincados en la evolución de la sociedad, en el que información, competencia y tecnología tienen un papel determinante. objetivo: este estudio tuvo como objetivo promover una reflexión sobre los aspectos de la economía de la información que determinan esta nueva sociedad, guiando por el problema: ¿qué subvertedores aspectos que se basa la economía de la información? metodología: se trata de una investigación exploratoria, para buscar una perspectiva más amplia de la economía de la información, para proporcionar comprensión y reflexión sobre sus aspectos subversivos; y descriptivo en el objetivo de dilucidar, para el análisis y la interpretación de los hechos, las dimensiones de la economía de la información.resultados: con el resultado se propuso un arquetipo conceptual de los aspectos subvertedores de la economía de la información, representada por las dimensiones producción, gente, finanzas, organización, ciencia y mercado. conclusión: se concluye que este estudio tiende a contribuir a la comprensión y la reflexión de los aspectos relacionados con la economía de la información, en comparación con las edades de la sociedad, proporcionando una visión amplia de esta economía.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/26536] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26536] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26536] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2017v22n1p185] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26536] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 22, n. 1 (2017); 185-214] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 22 n. 1 (2017); 185-214] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aspectos da economia da informação: arquétipo conceitual econômico e social] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [O campo da ciência da informação: contribuições, desafios e perspectivas] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aspects of the information economy: conceptual economic and social archetype] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aspectos de la información económica: arquetipo conceptual económico y social] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26536/21056] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26536/21056] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26536] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26536/21056] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/26536] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/26536#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2017v22n1p185] => 0
                        )

                )

        )

)