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Os nativos digitais e as bibliotecas universitárias: um paralelo entre o novo perfil do usuário e os produtos e serviços informacionais

Digital natives and academics libraries: a parallel between the new user profile and products and services information

Los nativos digitales y las bibliotecas universitarias: un paralelo entre el nuevo perfil del usuario y los productos y servicios informacionales

Introdução: a proposta desse artigo é analisar de que forma os nativos digitais podem influenciar os serviços informacionais no âmbito das Bibliotecas Universitárias (BUs).Objetivos: os objetivos foram caracterizar os nativos digitais; verificar o formato atual das bibliotecas universitárias no que tange a infraestrutura, ao serviço e ao pessoal; analisar de que forma as características dos nativos digitais podem influenciar os futuros serviços das bibliotecas.Metodologia:  pesquisa bibliográfica.Resultados: os atuais usuários das BUs, são categorizados no contexto dos nativos digitais devido à maioria ter nascido a partir de 1978 e, portanto, grande parte dessa população estar na idade de frequentar o ambiente acadêmico. Essa fatia de usuários caracteriza-se por ter um perfil contemporâneo, por se comunicar basicamente de forma virtual, busca informação de forma online e em formato digital, mas, ao mesmo tempo, procura ambientes alternativos e colaborativos para realizar suas atividades acadêmicas em espaços físicos. Esses usuários preferem se reunir em horários alternativos e ambicionam serviços que atendam suas necessidades não só informacionais, mas também de lazer.Conclusões: percebe-se que as BUs estão mais à frente no que tange à realização não só das necessidades informacionais dos usuários nativos digitais, mas também de realizarem os seus desejos referentes ao consumo da informação. Muitas das bibliotecas já oferecem espaços colaborativos de estudo, para além dos individuais, estabelecem parcerias verticais com empresas de TI e centros culturais, de modo a atenderem as atuais necessidades da geração digital.@pt


Introduction: the purpose of this paper is to analyze how the digital natives can influence the information services in the University Libraries (ULs) context. Objective: the objectives were to characterize the digital natives; to check the current format of the university libraries with respect to infrastructure, service and staff; to analyze how the characteristics of digital natives may influence future library services. Methodology: bibliographic search. Results: current users of the ULs, are categorized in the context of digital natives. This type of users is characterized by having a contemporary profile, basically communicate virtually, search online form and information in digital form, but at the same time looking for alternative and collaborative environments to carry out their academic activities in physical spaces. These users prefer to meet in alternative schedules and aspire services that meet their needs not only informational but also leisure. Conclusions: it is noticed that the ULs are ahead when it comes to achieving not only the information needs of digital natives users, but also to realize their wishes for the consumption of information. Many libraries now offer collaborative study spaces, in addition to individual, vertical establish partnerships with IT companies and cultural centers in order to meet the current needs of the digital generation.@en
Introducción: la propuesta de este artículo es analizar de qué forma los nativos digitales pueden influir los servicios informacionales en el ámbito de las Bibliotecas Universitarias (BUs). Objetivos: los objetivos fueron caracterizar a los nativos digitales; verificar el formato actual de las bibliotecas universitarias en lo que concierne a la infraestructura, al servicio y al personal; analizar de qué forma las características de los nativos digitales pueden influir en los futuros servicios de las bibliotecas. Metodología: pesquisa bibliográfica. Resultados: los actuales usuarios de las BUs, son categorizados en el contexto de los nativos digitales debido a que la mayoría nació a partir de 1978 y, por lo tanto, gran parte de esa población se encuentra en la edad de frecuentar el ambiente académico. Ese grupo de usuarios se caracteriza por tener un perfil contemporáneo, por comunicarse básicamente de forma virtual, buscar información de forma online y en formato digital, pero, al mismo tiempo, procura ambientes alternativos y colaborativos para realizar sus actividades académicas en espacios físicos. Estos usuarios prefieren reunirse en horarios alternativos y ambicionan servicios que atiendan sus necesidades, no sólo informacionales, sino también de ocio. Conclusiones: se percibe que las BUs se encuentran más adelantadas en lo que concierne a la realización, no sólo de las necesidades informacionales de los usuarios nativos digitales, sino también de realizar sus deseos referentes al consumo de la información. Muchas de las bibliotecas ya ofrecen espacios colaborativos de estudio, más allá de los individuales, establecen sociedades verticales con empresas de TI y centros culturales, de modo que atiendan las actuales necesidades de la generación digital.@es

. Os nativos digitais e as bibliotecas universitárias: um paralelo entre o novo perfil do usuário e os produtos e serviços informacionais digital natives and academics libraries: a parallel between the new user profile and products and services information los nativos digitales y las bibliotecas universitarias: un paralelo entre el nuevo perfil del usuario y los productos y servicios informacionales. Informação & informação, [????].

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                            [Introdução: a proposta desse artigo é analisar de que forma os nativos digitais podem influenciar os serviços informacionais no âmbito das Bibliotecas Universitárias (BUs).Objetivos: os objetivos foram caracterizar os nativos digitais; verificar o formato atual das bibliotecas universitárias no que tange a infraestrutura, ao serviço e ao pessoal; analisar de que forma as características dos nativos digitais podem influenciar os futuros serviços das bibliotecas.Metodologia:  pesquisa bibliográfica.Resultados: os atuais usuários das BUs, são categorizados no contexto dos nativos digitais devido à maioria ter nascido a partir de 1978 e, portanto, grande parte dessa população estar na idade de frequentar o ambiente acadêmico. Essa fatia de usuários caracteriza-se por ter um perfil contemporâneo, por se comunicar basicamente de forma virtual, busca informação de forma online e em formato digital, mas, ao mesmo tempo, procura ambientes alternativos e colaborativos para realizar suas atividades acadêmicas em espaços físicos. Esses usuários preferem se reunir em horários alternativos e ambicionam serviços que atendam suas necessidades não só informacionais, mas também de lazer.Conclusões: percebe-se que as BUs estão mais à frente no que tange à realização não só das necessidades informacionais dos usuários nativos digitais, mas também de realizarem os seus desejos referentes ao consumo da informação. Muitas das bibliotecas já oferecem espaços colaborativos de estudo, para além dos individuais, estabelecem parcerias verticais com empresas de TI e centros culturais, de modo a atenderem as atuais necessidades da geração digital.] => 0
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                            [Introduction: the purpose of this paper is to analyze how the digital natives can influence the information services in the University Libraries (ULs) context. Objective: the objectives were to characterize the digital natives; to check the current format of the university libraries with respect to infrastructure, service and staff; to analyze how the characteristics of digital natives may influence future library services. Methodology: bibliographic search. Results: current users of the ULs, are categorized in the context of digital natives. This type of users is characterized by having a contemporary profile, basically communicate virtually, search online form and information in digital form, but at the same time looking for alternative and collaborative environments to carry out their academic activities in physical spaces. These users prefer to meet in alternative schedules and aspire services that meet their needs not only informational but also leisure. Conclusions: it is noticed that the ULs are ahead when it comes to achieving not only the information needs of digital natives users, but also to realize their wishes for the consumption of information. Many libraries now offer collaborative study spaces, in addition to individual, vertical establish partnerships with IT companies and cultural centers in order to meet the current needs of the digital generation.] => 0
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                            [Introducción: la propuesta de este artículo es analizar de qué forma los nativos digitales pueden influir los servicios informacionales en el ámbito de las Bibliotecas Universitarias (BUs). Objetivos: los objetivos fueron caracterizar a los nativos digitales; verificar el formato actual de las bibliotecas universitarias en lo que concierne a la infraestructura, al servicio y al personal; analizar de qué forma las características de los nativos digitales pueden influir en los futuros servicios de las bibliotecas. Metodología: pesquisa bibliográfica. Resultados: los actuales usuarios de las BUs, son categorizados en el contexto de los nativos digitales debido a que la mayoría nació a partir de 1978 y, por lo tanto, gran parte de esa población se encuentra en la edad de frecuentar el ambiente académico. Ese grupo de usuarios se caracteriza por tener un perfil contemporáneo, por comunicarse básicamente de forma virtual, buscar información de forma online y en formato digital, pero, al mismo tiempo, procura ambientes alternativos y colaborativos para realizar sus actividades académicas en espacios físicos. Estos usuarios prefieren reunirse en horarios alternativos y ambicionan servicios que atiendan sus necesidades, no sólo informacionales, sino también de ocio. Conclusiones: se percibe que las BUs se encuentran más adelantadas en lo que concierne a la realización, no sólo de las necesidades informacionales de los usuarios nativos digitales, sino también de realizar sus deseos referentes al consumo de la información. Muchas de las bibliotecas ya ofrecen espacios colaborativos de estudio, más allá de los individuales, establecen sociedades verticales con empresas de TI y centros culturales, de modo que atiendan las actuales necesidades de la generación digital.] => 0
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