Article Brapci-Revistas

Produção dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no currículo da Plataforma Lattes

Professors’ production of the federal institutes of education, science and technology in the curriculum of the lattes platform

Producción de profesores Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología en la plataforma lattes curriculum

Introdução: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados para estimular a qualificação dos indivíduos em tecnologia e inovação e a produção de inovações tecnológicas. A escolha dos canais de comunicação utilizados por seus professores deve refletir essa intenção, uma vez que a produção bibliográfica e a produção tecnológica se utilizam de canais diferentes.Objetivo: Identificar e analisar quantitativamente as atividades de pesquisas realizadas pelos professores/pesquisadores dos Institutos Federais registradas em seus currículos Lattes, sob o ponto de vista da natureza dos canais utilizados em sua divulgação.Metodologia: Análise quantitativa realizada com técnicas bibliométricas.Resultados: Os resultados mostram que a produção bibliográfica supera quantitativamente a produção técnica, inovação, patentes e registros.Conclusões: A produção dos professores/pesquisadores não reflete com clareza a natureza voltada à tecnologia e inovação dos Institutos Federais.@pt


Introduction: The Federal Institutes of Education, Science and Technology were created to stimulate the individuals´ qualification in technology and innovation as well as the production of technological innovations. The choice of communication channels used by their professors should reflect this intention, since the bibliographic production and the technological production use different channels. Objective: To identify and quantitatively analyze the research activities carried out by the professors/researchers of the Federal Institutes registered in their Lattes curricula, considering the nature of the channels used in their dissemination. Methodology: Quantitative analysis performed by bibliometric techniques. Results: The results show that the bibliographic production exceeds quantitatively the technical production, innovation, patents and registers. Conclusions: The production of professors/researchers does not clearly reflect the nature of the technology and innovation of the Federal Institutes.@en
Introducción: Los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología han sido diseñados para estimular la cualificación de los individuos en la tecnología y la innovación y la producción de innovaciones tecnológicas. La elección de los canales de comunicación utilizados por sus profesores deben reflejar esa intención, ya que la tecnología de producción y la producción bibliográfica hacen uso de diferentes canales. Objetivo: Identificar y analizar cuantitativamente las actividades de investigación llevadas a cabo por los profesores/investigadores de los Institutos Federales registrados en su Lattes Currículo, desde el punto de vista de la naturaleza de los canales utilizados para su divulgación. Metodología: cuantitativa análisis realizado con técnicas bibliométricas. Resultados: Los resultados muestran que la producción bibliográfica supera cuantitativamente la producción técnica, la innovación, patentes y registros. Conclusiones: La producción de profesores/investigadores no refleja claramente la naturaleza enfocados en tecnología e innovación de los Institutos Federales.@es

. Produção dos professores dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no currículo da plataforma lattes professors’ production of the federal institutes of education, science and technology in the curriculum of the lattes platform producción de profesores instituto federal de educación, ciencia y tecnología en la plataforma lattes curriculum. Informação & informação, [????].

References

  • BRASIL. Lei no. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2013.
  • CRANE, Diane. A natureza e o poder da comunicação científica. In: SOCIOLOGIA da ciência. Rio de Janeiro: FGV, 1975. p. 33-54.
  • FUJINO, Asa. Avaliação dos impactos da produção científica na produção tecnológica: perspectivas. In: POBLACION, Dinah Aguiar., WITTER, Geraldina Porto., SILVA, José Fernando Modesto da (Org.) Comunicação e produção científica: contexto e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. c. 14, p. 371-386.
  • GARCIA, Joana Coeli Ribeiro. Os paradoxos da patente. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação. v. 7, n. 5, out. 2006. Disponível em:. Acesso em: 13 maio 2013.
  • JANNUZZI, Anna H. L.., SOUZA, Cristina G. de. Patentes de invenção e artigos científicos: especificidades e similitudes. RBPG – Revista Brasileira de PósGraduação, Brasília, v. 5, n. 9, p. 03-125, dez. 2008.
  • MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet Lemos, 1999.
  • MOURA, Ana Maria Mielniczuk de., CAREGNATO, Sonia Elisa. Coautoria em artigos e patentes: um estudo da interação entre a produção científica e tecnológica. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.2, p.153-167, abr./jun. 2011.
  • STUMPF, Ida Regina C. A comunicação da ciência na universidade: o caso da UFRGS. In: MUELLER, Suzana P. M.., PASSOS, Edilenice J. L. (Orgs.). Comunicação científica. Brasília: Departamento de Ciência da Informação UnB, 2000. p. 107-121.
  • WEITZEL, Simone da Rocha. Fluxo da informação científica. In: POBLACION, Dinah Aguiar., WITTER, Geraldina Porto., SILVA, José Fernando Modesto da (Org.) Comunicação e produção científica: contexto e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. c. 3, p. 81-114.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-06-19] => 32424
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Valmira Perucchi] => 1204
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Suzana Mueller] => 3689
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Suzana Pinheiro Machado Mueller] => 26870
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_20371#00020.pdf] => 44732
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [128] => 1200
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [111] => 1421
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Instituto federal de educação ciência e tecnologia] => 33401
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Produção bibliográfica] => 174033
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Produção técnica] => 33402
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Produção em inovação] => 33403
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Produção em patente e registro] => 33404
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Federal institutes of education] => 168521
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Institutos federais de educação ciência e tecnologia] => 263856
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Produção em patentes e registros] => 263857
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Science and technology] => 173573
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliographic production] => 174030
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Technical production] => 206728
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Production in innovation] => 206729
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Production in patents and registers] => 206730
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Federal institutes of education] => 263854
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Institutos federales de educación y tecnología de la ciencia] => 206731
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Producción bibliográfica] => 59004
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Producción técnica] => 206732
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [La innovación productiva] => 206733
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Producción de patentes y registros] => 263855
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-06-19] => 263858
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2017-22-1] => 32421
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados para estimular a qualificação dos indivíduos em tecnologia e inovação e a produção de inovações tecnológicas. A escolha dos canais de comunicação utilizados por seus professores deve refletir essa intenção, uma vez que a produção bibliográfica e a produção tecnológica se utilizam de canais diferentes.Objetivo: Identificar e analisar quantitativamente as atividades de pesquisas realizadas pelos professores/pesquisadores dos Institutos Federais registradas em seus currículos Lattes, sob o ponto de vista da natureza dos canais utilizados em sua divulgação.Metodologia: Análise quantitativa realizada com técnicas bibliométricas.Resultados: Os resultados mostram que a produção bibliográfica supera quantitativamente a produção técnica, inovação, patentes e registros.Conclusões: A produção dos professores/pesquisadores não reflete com clareza a natureza voltada à tecnologia e inovação dos Institutos Federais.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados para estimular a qualificação dos indivíduos em tecnologia e inovação e a produção de inovações tecnológicas. A escolha dos canais de comunicação utilizados por seus professores deve refletir essa intenção, uma vez que a produção bibliográfica e a produção tecnológica se utilizam de canais diferentes. Objetivo: Identificar e analisar quantitativamente as atividades de pesquisas realizadas pelos professores/pesquisadores dos Institutos Federais registradas em seus currículos Lattes, sob o ponto de vista da natureza doscanais utilizados em sua divulgação. Metodologia: Análise quantitativa realizada com técnicas bibliométricas. Resultados: Os resultados mostram que a produção bibliográfica supera quantitativamente a produção técnica, inovação, patentes e registros. Conclusões: A produção dos professores/pesquisadores não reflete com clareza a natureza voltada à tecnologia e inovação dos Institutos Federais.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: The Federal Institutes of Education, Science and Technology were created to stimulate the individuals´ qualification in technology and innovation as well as the production of technological innovations. The choice of communication channels used by their professors should reflect this intention, since the bibliographic production and the technological production use different channels. Objective: To identify and quantitatively analyze the research activities carried out by the professors/researchers of the Federal Institutes registered in their Lattes curricula, considering the nature of the channels used in their dissemination. Methodology: Quantitative analysis performed by bibliometric techniques. Results: The results show that the bibliographic production exceeds quantitatively the technical production, innovation, patents and registers. Conclusions: The production of professors/researchers does not clearly reflect the nature of the technology and innovation of the Federal Institutes.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología han sido diseñados para estimular la cualificación de los individuos en la tecnología y la innovación y la producción de innovaciones tecnológicas. La elección de los canales de comunicación utilizados por sus profesores deben reflejar esa intención, ya que la tecnología de producción y la producción bibliográfica hacen uso de diferentes canales. Objetivo: Identificar y analizar cuantitativamente las actividades de investigación llevadas a cabo por los profesores/investigadores de los Institutos Federales registrados en su Lattes Currículo, desde el punto de vista de la naturaleza de los canales utilizados para su divulgación. Metodología: cuantitativa análisis realizado con técnicas bibliométricas. Resultados: Los resultados muestran que la producción bibliográfica supera cuantitativamente la producción técnica, la innovación, patentes y registros. Conclusiones: La producción de profesores/investigadores no refleja claramente la naturaleza enfocados en tecnología e innovación de los Institutos Federales.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/20371] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20371] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20371] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2017v22n1p111] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20371] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 22, n. 1 (2017); 111-128] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 22 n. 1 (2017); 111-128] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Produção dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no currículo da Plataforma Lattes] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Professors’ production of the federal institutes of education, science and technology in the curriculum of the lattes platform] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Professors’ production of the federal institutes of education, science and technology in the curriculum of the lattes platform] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Producción de profesores Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología en la plataforma lattes curriculum] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20371/21053] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20371/21053] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20371] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20371/21053] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/20371#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2017v22n1p111] => 0
                        )

                )

        )

)