Article Brapci-Revistas

Ontologias como suporte à avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento: uma revisão bibliométrica

O presente trabalho objetiva analisar as publicações internacionais acerca do emprego das ontologias como suporte à tarefa avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em três bases de dados internacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: (i) busca sistemática da literatura, e (ii) análise e síntese das informações bibliométricas. Foram localizados 38 trabalhos, escritos por 106 autores, oriundos de 44 instituições, de 18 países diferentes. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão das possibilidades de aplicação das ontologias para o suporte à tarefa de avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento, realizando o mapeamento das pu-blicações internacionais desta temática e evidenciando a pequena quantidade de estudos que as relacionam.@pt


. Ontologias como suporte à avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento: uma revisão bibliométrica. Perspectivas em ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 28 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-09-23] => 32677
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Vanderlei Freitas Junior] => 33365
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Alexandre Leopoldo Gonçalves] => 10497
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_1930#00029.pdf] => 44677
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [241] => 11738
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [223] => 1023
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da computação] => 269911
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ontologia] => 235984
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Avaliação] => 279935
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Tarefa intensiva em conhecimento] => 280065
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Tarefa intensiva em conhecimento] => 33364
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-09-23] => 280055
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em ciência da informação] => 477
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00029-2014-19-3] => 32673
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente trabalho objetiva analisar as publicações internacionais acerca do emprego das ontologias como suporte à tarefa avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em três bases de dados internacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: (i) busca sistemática da literatura, e (ii) análise e síntese das informações bibliométricas. Foram localizados 38 trabalhos, escritos por 106 autores, oriundos de 44 instituições, de 18 países diferentes. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão das possibilidades de aplicação das ontologias para o suporte à tarefa de avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento, realizando o mapeamento das pu-blicações internacionais desta temática e evidenciando a pequena quantidade de estudos que as relacionam.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1930] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufmg.br:article/22952] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1930] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22952] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 19, n. 3 (2014); 223-241] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 19 n. 3 (2014); 223-241] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1413-9936] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [19815344] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-5344] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ontologias como suporte à avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento: uma revisão bibliométrica] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1930/1447] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22952/18536] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22952] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22952/18536] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1930#00029] => 0
                        )

                )

        )

)