Article
O presente trabalho objetiva analisar as publicações internacionais acerca do emprego das ontologias como suporte à tarefa avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em três bases de dados internacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: (i) busca sistemática da literatura, e (ii) análise e síntese das informações bibliométricas. Foram localizados 38 trabalhos, escritos por 106 autores, oriundos de 44 instituições, de 18 países diferentes. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão das possibilidades de aplicação das ontologias para o suporte à tarefa de avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento, realizando o mapeamento das pu-blicações internacionais desta temática e evidenciando a pequena quantidade de estudos que as relacionam.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2014-09-23] => 32677 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Vanderlei Freitas Junior] => 33365 ) [1] => Array ( [Alexandre Leopoldo Gonçalves] => 10497 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_1930#00029.pdf] => 44677 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [241] => 11738 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [223] => 1023 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo científico] => 435 ) [1] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Ciência da computação] => 269911 ) [2] => Array ( [Ontologia] => 235984 ) [3] => Array ( [Avaliação] => 279935 ) [4] => Array ( [Tarefa intensiva em conhecimento] => 280065 ) [5] => Array ( [Tarefa intensiva em conhecimento] => 33364 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2014-09-23] => 280055 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em ciência da informação] => 477 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00029-2014-19-3] => 32673 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O presente trabalho objetiva analisar as publicações internacionais acerca do emprego das ontologias como suporte à tarefa avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em três bases de dados internacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: (i) busca sistemática da literatura, e (ii) análise e síntese das informações bibliométricas. Foram localizados 38 trabalhos, escritos por 106 autores, oriundos de 44 instituições, de 18 países diferentes. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão das possibilidades de aplicação das ontologias para o suporte à tarefa de avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento, realizando o mapeamento das pu-blicações internacionais desta temática e evidenciando a pequena quantidade de estudos que as relacionam.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1930] => 0 ) [1] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/22952] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1930] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22952] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 19, n. 3 (2014); 223-241] => 0 ) [1] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 19 n. 3 (2014); 223-241] => 0 ) [2] => Array ( [1413-9936] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [19815344] => 0 ) [1] => Array ( [1981-5344] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ontologias como suporte à avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento: uma revisão bibliométrica] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1930/1447] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22952/18536] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22952] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22952/18536] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1930#00029] => 0 ) ) ) )