Article Brapci-Revistas

La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de Brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web

Information literacy in university libraries of Brazil. Viewing levels of incorporation from the information published on their web sites

Formação em competências em informação (information literacy) é um dos desafios atuais das bibliotecas universitárias com as possibilidades de acesso a recursos que facilitam a vasta informação da mídia digital, mas por sua vez, dada a necessidade de compreender e aplicar as melhores práticas na selecção e avaliação de informações para recuperar a qualidade mais relevantes e mais elevada. Nesta situação, as bibliotecas universitárias Ibero-América (América Latina, Espanha e Portugal) foram lentamente incorporando esse treinamento a partir de programas de formação direta, oferecido a partir da biblioteca ou através do trabalho colaborativo com os professores e as escolas em currículos de várias universidades como um todo ou em disciplinas específicas. Este trabalho a partir da metodologia de análise de conteúdo da Web de uma revisão das informações apresentadas pelas bibliotecas universitárias no Brasil esta actividade fundamental da formação, para a partir dessas informações, ver os níveis de incorporação de competências em informação (Information Literacy) que a partir de seus web sites que apresentar.@pt


Training in information competencies (Information Literacy) is one of the current challenges of university libraries at the possibilities of access to vast information resources that facilitate digital media, but in turn, given the need to understand and apply best practices in selection and evaluation of information to retrieve the most relevant and highest quality. In this situation, Ibero-American university libraries (Latin-America, Spain and Portugal) have been slowly incorporating this training either from direct training programs, offered from the library or through collaborative work with teachers and schools in curricula of various universities as a whole or in specific disciplines. This work from the methodology of Web content analysis a review of the information presented by the Brazil university libraries on this core activity of training, for from that information, view the levels of incorporation of information competencies (Information Literacy) that from their web sites would be presenting.@en

. La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web information literacy in university libraries of brazil. viewing levels of incorporation from the information published on their web sites. Perspectivas em ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-11-04] => 33001
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alejandro Uribe-Tirado] => 14581
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_1303#00029.pdf] => 44274
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [152] => 1167
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [134] => 2087
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Literacia da informação] => 32998
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competência informacional] => 263015
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Literacia informacional] => 4838
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Ibero-américa] => 32999
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Brasil] => 235905
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Análise de conteúdo] => 171939
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Site da web] => 33000
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Competências em informação] => 266435
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias] => 199222
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [Sites da web] => 279976
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brasil] => 236169
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-11-04] => 279965
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em ciência da informação] => 477
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00029-2012-17-1] => 32064
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Formação em competências em informação (information literacy) é um dos desafios atuais das bibliotecas universitárias com as possibilidades de acesso a recursos que facilitam a vasta informação da mídia digital, mas por sua vez, dada a necessidade de compreender e aplicar as melhores práticas na selecção e avaliação de informações para recuperar a qualidade mais relevantes e mais elevada. Nesta situação, as bibliotecas universitárias Ibero-América (América Latina, Espanha e Portugal) foram lentamente incorporando esse treinamento a partir de programas de formação direta, oferecido a partir da biblioteca ou através do trabalho colaborativo com os professores e as escolas em currículos de várias universidades como um todo ou em disciplinas específicas. Este trabalho a partir da metodologia de análise de conteúdo da Web de uma revisão das informações apresentadas pelas bibliotecas universitárias no Brasil esta actividade fundamental da formação, para a partir dessas informações, ver os níveis de incorporação de competências em informação (Information Literacy) que a partir de seus web sites que apresentar.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Training in information competencies (Information Literacy) is one of the current challenges of university libraries at the possibilities of access to vast information resources that facilitate digital media, but in turn, given the need to understand and apply best practices in selection and evaluation of information to retrieve the most relevant and highest quality. In this situation, Ibero-American university libraries (Latin-America, Spain and Portugal) have been slowly incorporating this training either from direct training programs, offered from the library or through collaborative work with teachers and schools in curricula of various universities as a whole or in specific disciplines. This work from the methodology of Web content analysis a review of the information presented by the Brazil university libraries on this core activity of training, for from that information, view the levels of incorporation of information competencies (Information Literacy) that from their web sites would be presenting.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1303] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufmg.br:article/22768] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1303] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22768] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 17, n. 1 (2012); 134-152] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 17 n. 1 (2012); 134-152] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1413-9936] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [19815344] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-5344] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de Brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information literacy in university libraries of Brazil. Viewing levels of incorporation from the information published on their web sites] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1303/993] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22768/18352] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22768] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22768/18352] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1303#00029] => 0
                        )

                )

        )

)