Article
Estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2017-12-22] => 32723 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Ricardo Bezerra Cavalcante] => 24703 ) [1] => Array ( [Juliana de Jesus Silva] => 28518 ) [2] => Array ( [Jéssica Rauane Teixeira Martins] => 28519 ) [3] => Array ( [Talita Ingrid Magalhães Silva] => 28520 ) [4] => Array ( [Tamires Rezende Passos] => 28521 ) [5] => Array ( [Cristiano José da Silva Esteves] => 32909 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_2539#00029.pdf] => 44163 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [21] => 2452 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [3] => 670 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo científico] => 435 ) [1] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Ciência da saúde] => 177 ) [2] => Array ( [Inclusão digital] => 237218 ) [3] => Array ( [Acesso à informação] => 265567 ) [4] => Array ( [Informação em saúde] => 246196 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2017-12-22] => 274380 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em ciência da informação] => 477 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00029-2017-22-4] => 32717 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2539] => 0 ) [1] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/22533] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2539] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22, n. 4 (2017); 3-21] => 0 ) [1] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 4 (2017); 3-21] => 0 ) [2] => Array ( [1413-9936] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [19815344] => 0 ) [1] => Array ( [1981-5344] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2539/1971] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533/18126] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533/18126] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2539#00029] => 0 ) ) ) )