Article Brapci-Revistas

Inovação, tecnologias de informação e comunicação e processos disruptivos

Innovation, information and comunication technologies and disruptive processes

Innovación, tecnologias de información y comunicación y processos disruptivos

A Inovação e seus processos, em especial no campo tecnológico, são de interesse da Ciência da Informação como ciência do humano, pois determinam o estabelecimento de novos hábitos, indicadores socioculturais relevantes para a compreensão da história das culturas. Este artigo reflete sobre as problemáticas: se e como as Tecnologias de Informação e Comunicação tem impactado a vida dos nativos digitais; se o indivíduo comum está preparado para vivenciar criteriosamente o entorno tecnológico; como o sistema vigente poderá preparar gerações futuras de profissionais; e como os adultos que cresceram no século XX, em uma sociedade analógica podem preparar os jovens do século XXI para uma realidade digital, extensivamente diferente da deles. À medida que a sofisticação das tecnologias avança, a sociedade tem que continuamente revisar a maneira como se apropria da informação para se ajustar a essas mudanças. Quanto à relevância das metodologias que conduzem para ações inovadoras disruptivas em realidades hibridas como a brasileira, com nichos de pobreza e prosperidade, pode-se dizer que é em países pobres ou com diferenças sociais tão evidentes como as do Brasil onde se denota a necessidade de mudança de paradigma sócio tecnocultural e de uma ação inovadora. @pt


Introduction: Innovationand its processes, especially in the field of technology, area focus of Information Scienceas a science ofHuman, as they determine theestablishment ofnew habits, relevant socio-culturalindicatorsto understanding thehistory of cultures. Objective: This article reflects on the problematic: whether and how Information and Communication Technologies have impacted the lives of digital natives, whether the average individualis prepared to conscientiously experience the technologica lenvironment, how the current system can prepare future generations of professionals, and how the adults who grew upin the twentieth century, in an analogue society can prepare young peoplefor atwenty-first century digital reality, widely different from theirs. Methodology: This paper was based on Literature Review. Results: As the sophistication of technology advances, society has to continually review the way it appropriates information to adjustto these changes. Conclusions: As for relevance of the methodologies that lead to innovative disruptive actions in hybrid realities such as the Brazilian one, with niches of poverty and prosperity, it is believed that it is in poor countries or countries with significant social differences such as Brazil where the need for a change of socio technocultural paradigm and innovative action urge to take place.@en
Introducción: La innovación ysus procesos, enparticular en el campo tecnológico, son de interés de la Cienciade la Información (cienciade lo humano), pues ellos determinanla creación denuevos hábitos, indicadores sociocultural es relevantes para la comprensión de la historia de las culturas. Objetivo: En este artículo se reflexiona sobre las problemáticas de sí y cómo las Tecnologías de Información y Comunicación han impactado la vida delos nativos digitales; si el individuo común está preparado paravivircon criterio el entorno tecnológico; si el sistema vigente podrá preparar generaciones futuras de profesionales; y como los adultos que crecieron en el siglo XX, en una sociedad analógica, pueden prepararlos jóvenes del siglo XXI para una realidad digital extensivamente diferente a la de ellos. Metodologías: Este artículo se basa en la revisión de la literatura. Resultados: A medida que la sofisticación de la tecnología avanza, la sociedad tiene que continuamente revisar lamanera como se apropia de la información para ajustarse a es os cambios. Conclusiones: A relevancia de las metodologías innovadoras que conducen a acciones disruptivas en realidades híbridas como la brasilera-con nichos de pobrezay prosperidad -se puede decirque es enpaíses pobres o con diferencias sociales tan evidentes como las del Brasil donde se denota la necesidad de cambio de paradigma sociotecnoculturaly de una acción innovadora.@es

. Inovação, tecnologias de informação e comunicação e processos disruptivos innovación, tecnologias de información y comunicación y processos disruptivos. Informação & informação, [????].
NLP0.29
Visto 21 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-12-15] => 31527
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Maria José Vicentini Jorente] => 11279
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Natália Nakano] => 11278
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_13432#00020.pdf] => 43920
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [54] => 3922
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [37] => 607
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnologia da informação] => 262190
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação e tecnologia] => 287935
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Inovação disruptiva] => 32647
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Cultura digital] => 200741
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Computação interativa] => 32648
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Colaboração] => 267492
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Informação e tecnologias] => 263709
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information and technology] => 267552
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Disruptive innovation] => 262719
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Digital culture] => 179206
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Interactive computing] => 263710
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Collaboration] => 267501
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Información y tecnología] => 263674
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Innovación disruptiva] => 263711
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Cultura digital] => 264325
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Computación interactiva] => 263713
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Colaboración] => 59567
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-12-15] => 263494
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0] => 232768
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2012-17-2] => 32336
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Inovação e seus processos, em especial no campo tecnológico, são de interesse da Ciência da Informação como ciência do humano, pois determinam o estabelecimento de novos hábitos, indicadores socioculturais relevantes para a compreensão da história das culturas. Este artigo reflete sobre as problemáticas: se e como as Tecnologias de Informação e Comunicação tem impactado a vida dos nativos digitais; se o indivíduo comum está preparado para vivenciar criteriosamente o entorno tecnológico; como o sistema vigente poderá preparar gerações futuras de profissionais; e como os adultos que cresceram no século XX, em uma sociedade analógica podem preparar os jovens do século XXI para uma realidade digital, extensivamente diferente da deles. À medida que a sofisticação das tecnologias avança, a sociedade tem que continuamente revisar a maneira como se apropria da informação para se ajustar a essas mudanças. Quanto à relevância das metodologias que conduzem para ações inovadoras disruptivas em realidades hibridas como a brasileira, com nichos de pobreza e prosperidade, pode-se dizer que é em países pobres ou com diferenças sociais tão evidentes como as do Brasil onde se denota a necessidade de mudança de paradigma sócio tecnocultural e de uma ação inovadora. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: A Inovação e seus processos, em especial no campo tecnológico, são de interesse da Ciência da Informação como ciência do humano, pois determinam o estabelecimento de novos hábitos, indicadores socioculturais relevantes para a compreensão da história das culturas. Objetivo: Este artigo reflete sobre as problemáticas: se e como as Tecnologias de Informação e Comunicação tem impactado a vida dos nativos digitais; se o indivíduo comum está preparado para vivenciar criteriosamente o entorno tecnológico; como o sistema vigente poderá preparar gerações futuras de profissionais; e como os adultos que cresceram no século XX, em uma sociedade analógica podem preparar os jovens do século XXI para uma realidade digital, extensivamente diferente da deles. Metodologia: O artigo é baseado emRevisão de Literatura. Resultados: À medida que a sofisticação das tecnologias avança, a sociedade tem que continuamente revisar a maneira como se apropria da informação para se ajustar a essas mudanças. Conclusões: Arelevância das metodologias que conduzem para ações inovadoras disruptivas em realidades hibridas,como a brasileira, com nichos de pobreza e prosperidade, pode-se dizer que é em países pobres ou com diferenças sociais tão evidentes como as do Brasil onde se denotaa necessidade de mudança de paradigma sócio tecnocultural e de uma ação inovadora.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: Innovationand its processes, especially in the field of technology, area focus of Information Scienceas a science ofHuman, as they determine theestablishment ofnew habits, relevant socio-culturalindicatorsto understanding thehistory of cultures. Objective: This article reflects on the problematic: whether and how Information and Communication Technologies have impacted the lives of digital natives, whether the average individualis prepared to conscientiously experience the technologica lenvironment, how the current system can prepare future generations of professionals, and how the adults who grew upin the twentieth century, in an analogue society can prepare young peoplefor atwenty-first century digital reality, widely different from theirs. Methodology: This paper was based on Literature Review. Results: As the sophistication of technology advances, society has to continually review the way it appropriates information to adjustto these changes. Conclusions: As for relevance of the methodologies that lead to innovative disruptive actions in hybrid realities such as the Brazilian one, with niches of poverty and prosperity, it is believed that it is in poor countries or countries with significant social differences such as Brazil where the need for a change of socio technocultural paradigm and innovative action urge to take place.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: La innovación ysus procesos, enparticular en el campo tecnológico, son de interés de la Cienciade la Información (cienciade lo humano), pues ellos determinanla creación denuevos hábitos, indicadores sociocultural es relevantes para la comprensión de la historia de las culturas. Objetivo: En este artículo se reflexiona sobre las problemáticas de sí y cómo las Tecnologías de Información y Comunicación han impactado la vida delos nativos digitales; si el individuo común está preparado paravivircon criterio el entorno tecnológico; si el sistema vigente podrá preparar generaciones futuras de profesionales; y como los adultos que crecieron en el siglo XX, en una sociedad analógica, pueden prepararlos jóvenes del siglo XXI para una realidad digital extensivamente diferente a la de ellos. Metodologías: Este artículo se basa en la revisión de la literatura. Resultados: A medida que la sofisticación de la tecnología avanza, la sociedad tiene que continuamente revisar lamanera como se apropia de la información para ajustarse a es os cambios. Conclusiones: A relevancia de las metodologías innovadoras que conducen a acciones disruptivas en realidades híbridas como la brasilera-con nichos de pobrezay prosperidad -se puede decirque es enpaíses pobres o con diferencias sociales tan evidentes como las del Brasil donde se denota la necesidad de cambio de paradigma sociotecnoculturaly de una acción innovadora.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/13432] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13432] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13432] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2012v17n2p37] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13432] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 17, n. 2 (2012); 37-54] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 17 n. 2 (2012); 37-54] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação, tecnologias de informação e comunicação e processos disruptivos] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovación, tecnologias de información y comunicación y processos disruptivos] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovation, information and comunication technologies and disruptive processes] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13432/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/downloadSuppFile/13432/2226] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13432/pdf] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13432/33138] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13432] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13432/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/13432#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2012v17n2p37] => 0
                        )

                )

        )

)