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Resumo - com a disponibilidade de acesso à informação, através das tecnologias de informática e telecomunicação nas bibliotecas acadêmicas, houve significativa mudança no perfil de seus usuários. este passou a formular sua estratégia de busca e obter a informação desejada, diminuindo seu contato com o bibliotecário para esse fim, mas demandando novos serviços das bibliotecas. nesse contexto, o papel do bibliotecário mudou para acompanhar a necessidade do novo usuário; passou a ser o do educador [trainer], aquele que capacita os usuários a se tornarem permanentemente autônomos para fazer suas buscas nos sistemas de informação de forma eficiente e, sobretudo, eficaz. as bibliotecas passaram a oferecer cursos e treinamentos para que os usuários conheçam os sistemas de recuperação da informação, a arquitetura das bases de dados, e como a informação é organizada nas áreas do conhecimento, tornado-os com competência informacional. este trabalho apresentou a experiência da biblioteca da faculdade de saúde pública da universidade de são paulo na capacitação de seus usuários nos uso de bases de dados e teve como objetivo comparar os resultados obtidos na avaliação da capacitação dos alunos egressos dos cursos medline e lilacs da década de 1990 (1993/1995) e, após 10 anos (2005/2006), a fim de se conhecer as mudanças no comportamento do usuário quando a aquisição de autonomia e familiaridade no uso das bases de dados estudadas.@pt
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