Article Brapci-Revistas

O perfil disciplinar da Ciência da Informação no Brasil: um estudo em torno da formação disciplinar dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq

A literatura da área de Ciência da Informação a apresenta como um campo  interdisciplinar. Nessa perspectiva, investigou-se se realmente há práticas interdisciplinares em seu desenvolvimento e se realmente este campo científico compartilha conhecimentos com outras áreas do conhecimento. Nesse intuito, buscou-se analisar o atual perfil disciplinar da Ciência da Informação, por meio da formação acadêmica dos bolsistas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Identificou-se o perfil dos pesquisadores da área e observou-se de que maneira se inserem nas diferentes áreas do conhecimento, além disso, apresenta-se a tendência desses pesquisadores serem oriundos de uma mesma área. Ao se analisar o perfil disciplinar da área da Ciência da Informação, dividiu-se a pesquisa nas seguintes etapas: 1) levantamento dos bolsistas PQ ativos; 2) Recuperação de suas respectivas formações acadêmicas; 3) Classificação das formações segundo os colégios de avaliação e grandes áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; 4) Análise do atual perfil disciplinar da Ciência da Informação no Brasil. Como resultado apresenta-se as formações acadêmicas dos pesquisadores e como estas podem influenciar e caracterizar a área como interdisciplinar, uma vez que a literatura de modo recorrente se refere ao campo como interdisciplinar. Evidenciou-se que a Ciencia da Informação no Brasil não se configura inteiramente interdisciplinar, mas sim pontualmente.@pt


. O perfil disciplinar da ciência da informação no brasil: um estudo em torno da formação disciplinar dos bolsistas de produtividade em pesquisa do cnpq. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia, [????].

References

  • ANDALÉCIO, A. M. L.., MARTELETO, R. M. Transdisciplinaridade e informação: discurso e prática na universidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 10., 15 a 28 de outubro de 2012, João Pessoa. Anais Eletrônico... João Pessoa: PPGCI., ANCIB, 2012. 20p. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.
  • BICALHO, L. M.., OLIVEIRA, M. Aspectos conceituais da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade e a pesquisa em ciência da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v.16, n.32, p.1-26, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.
  • BORKO, H. Information Science: What is it?. Journal of the Association for Information Science and Technology, v.19, n.1, p.3-5, 1968.
  • BRANDÃO, C. A. L. Introdução Transdisciplinaridade. In: PAULA, J. A. (Org.). A transdisciplinaridade e os desafios contemporâneos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p.17-39.
  • BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações. Plataforma Lattes. Brasília: MCTIC, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.
  • BUFREM, L. S.., MASCARENHAS, F. M. e., SOBRAL, N. V. Análise das influências intelectuais na produção científica da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq). Em Questão, Porto Alegre, v.23, p.115-141, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.
  • CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Sobre as áreas de avaliação. Disponível em: .
  • DOMINGUES, I. Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 411p.
  • FOSKETT, D. J. Information Science as an emergent discipline: Educational implications. Journal of Librarianship, v.5, n.3, p.161-174, 1973.
  • JANTSCH, E. Vers l´interdisciplinarité et la transdisciplinarité dans l´enseignement et l´innovation. In: OCDE. L´interdisciplinarité. Paris, 1972. p.98-125.
  • NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 2003.
  • NICOLESCU, B. Transdisciplinarity: past, present and future. In: CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE, 2., 6 a 12 de setembro, 2005, Vila Velha, Vitória. Vila Velha: CETRANS, 2005. 24p. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.
  • PIAGET, J. L´épistémologie des relations interdisciplinaires. In: CERI. L´Interdisciplinarité: Problèmes d´enseignement et de recherche dans les universités. Paris: OCDE, 1972. p.131144. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.
  • PINHEIRO, L. V. R. Ciência da Informação: desdobramentos disciplinares, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. In: GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N.., ORICO, E. G. D. (Orgs.). Políticas de memória e informação. Natal: EDUFRN, 2006. p.111-142. Disponível em: .
  • SANTOS, N. C. F., CANDIDO, L. F. O., KUPPENS, C. L. Produtividade em pesquisa do CNPq: análise do perfil dos pesquisadores da química. Química Nova, São Paulo, v.33, n.2, p.489-95, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.
  • SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.
  • SMIT, J. W.., TÁLAMO, M. F. G. M.., KOBASHI, N. Y. A determinação do campo científico da Ciência da Informação: uma abordagem terminológica. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.5, n.1, fev. 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.
  • WENDT, G. W. et al. Perfil dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPQ em Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v.33, n.3, p.536-547, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-05-31] => 24555
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rafael Gutierres Castanha] => 30067
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Marta lígia pomim valentim] => 3842
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/220/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_39469#00012.pdf] => 42631
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Pesquisa em andamento] => 106
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia] => 220
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00012-2018-13-1] => 24288
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A literatura da área de Ciência da Informação a apresenta como um campo  interdisciplinar. Nessa perspectiva, investigou-se se realmente há práticas interdisciplinares em seu desenvolvimento e se realmente este campo científico compartilha conhecimentos com outras áreas do conhecimento. Nesse intuito, buscou-se analisar o atual perfil disciplinar da Ciência da Informação, por meio da formação acadêmica dos bolsistas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Identificou-se o perfil dos pesquisadores da área e observou-se de que maneira se inserem nas diferentes áreas do conhecimento, além disso, apresenta-se a tendência desses pesquisadores serem oriundos de uma mesma área. Ao se analisar o perfil disciplinar da área da Ciência da Informação, dividiu-se a pesquisa nas seguintes etapas: 1) levantamento dos bolsistas PQ ativos; 2) Recuperação de suas respectivas formações acadêmicas; 3) Classificação das formações segundo os colégios de avaliação e grandes áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; 4) Análise do atual perfil disciplinar da Ciência da Informação no Brasil. Como resultado apresenta-se as formações acadêmicas dos pesquisadores e como estas podem influenciar e caracterizar a área como interdisciplinar, uma vez que a literatura de modo recorrente se refere ao campo como interdisciplinar. Evidenciou-se que a Ciencia da Informação no Brasil não se configura inteiramente interdisciplinar, mas sim pontualmente.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/39469] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/39469] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.39469] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Vol. 13, No 1 (2018)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-0695] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O perfil disciplinar da Ciência da Informação no Brasil: um estudo em torno da formação disciplinar dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/39469/20322] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/39469#00012] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                )

        )

)