Article
A produção e o uso da informação são essenciais para o indivíduo atuar de forma reflexiva e crítica. A partir dessa premissa, e com base na necessidade de letramento informacional na sociedade moderna, este artigo possui o propósito de discorrer acerca dos aspectos inerentes ao letramento informacional, demonstrando que o uso da informação, e, consequentemente, o incentivo à criticidade, podem propiciar a ascensão social do indivíduo. Diante do exposto, analisam-se as vantagens e as competências que o letramento informacional proporciona ao cidadão e de que modo elas possibilitam este crescimento social. Para execução da pesquisa, utilizou-se a metodologia qualitativa, fundamentada em teóricos que versam sobre a temática. Assim, a partir de autores como Campello (2009), Freire (1980), Gasque (2010), Kleiman (2005), Soares (2010), dentre outros, e considerando a atual conjuntura socioeconômica do Brasil e o contexto educacional do país, discutiremos sobre as relações entre letramento informacional e desenvolvimento social, mostrando que esse tipo de letramento pode contribuir na formação de indivíduos mais reflexivos no sentido de que eles entendam a importância do conhecimento e, sobretudo, das práticas sociais letradas.@pt
Array ( [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Samantha de Moura Maranhão] => 70528 ) [1] => Array ( [Germênia Alves Carvalho] => 63917 ) [2] => Array ( [Gregório Jefferson da Silva] => 63916 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ascensão social] => 70527 ) [1] => Array ( [Educação] => 234411 ) [2] => Array ( [Informação] => 246570 ) [3] => Array ( [Letramento informacional] => 172256 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2014-06-24] => 240311 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/00/24/82/63/work_00248263#00053.pdf] => 257161 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00053-2013-3-2] => 60701 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Múltiplos Olhares em Ciência da Informação] => 710 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/17545] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Letramento informacional: uma modalidade de ascensão social] => 0 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A produção e o uso da informação são essenciais para o indivíduo atuar de forma reflexiva e crítica. A partir dessa premissa, e com base na necessidade de letramento informacional na sociedade moderna, este artigo possui o propósito de discorrer acerca dos aspectos inerentes ao letramento informacional, demonstrando que o uso da informação, e, consequentemente, o incentivo à criticidade, podem propiciar a ascensão social do indivíduo. Diante do exposto, analisam-se as vantagens e as competências que o letramento informacional proporciona ao cidadão e de que modo elas possibilitam este crescimento social. Para execução da pesquisa, utilizou-se a metodologia qualitativa, fundamentada em teóricos que versam sobre a temática. Assim, a partir de autores como Campello (2009), Freire (1980), Gasque (2010), Kleiman (2005), Soares (2010), dentre outros, e considerando a atual conjuntura socioeconômica do Brasil e o contexto educacional do país, discutiremos sobre as relações entre letramento informacional e desenvolvimento social, mostrando que esse tipo de letramento pode contribuir na formação de indivíduos mais reflexivos no sentido de que eles entendam a importância do conhecimento e, sobretudo, das práticas sociais letradas.] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17545/14328] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17545] => 0 ) ) ) )