Article Brapci-Revistas

Uerj – rede sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário

Descreve a importância do Estágio Interno Complementar para a formação e qualificação do futuro profissional dos alunos de biblioteconomia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de apoiar a formação de futuros profissionais bibliotecários. Durante o período de estágio, os alunos contaram com auxílio dos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas setoriais e da bibliotecária coordenadora do projeto. O presente trabalho apresenta a criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o seu contexto histórico relacionado à criação do campus Maracanã. Ressalta a criação da Rede Sirius que têm como objetivo principal administrar as bibliotecas. Comenta o processo de aprendizagem dos alunos proporcionando a capacitação do estágio em duas áreas de atuação profissionais fundamentais: Competência Informacional e Processamento Técnico da Informação. Expõe os métodos que auxiliam no aprendizado dos estagiários, como por exemplo, a utilização do sistema de automação de bibliotecas (VIRTUA), auxílio no processamento técnico bibliográfico. Apresenta os resultados parciais do referido projeto mostrando que o futuro profissional assimilará o aprendizado necessário para lidar com as novas tecnologias. Conclui ressaltando a importância do estágio supervisionado, oportunidade única de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, analisando criticamente o cotidiano e estabelecendo ligação entre teoria e prática.@pt


NLP0.29
Visto 1 vez
sem referências
Array
(
    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ricardo Bomfim Goes] => 69519
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rede sirius] => 69517
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizado] => 26643
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Automação de biblioteca] => 2889
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Futuro profissional] => 248166
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-06-24] => 240311
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/00/24/81/65/work_00248165#00053.pdf] => 293206
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00053-2013-3-2] => 60701
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Múltiplos Olhares em Ciência da Informação] => 710
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufmg.br:article/17419] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Uerj – rede sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário] => 0
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Descreve a importância do Estágio Interno Complementar para a formação e qualificação do futuro profissional dos alunos de biblioteconomia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de apoiar a formação de futuros profissionais bibliotecários. Durante o período de estágio, os alunos contaram com auxílio dos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas setoriais e da bibliotecária coordenadora do projeto. O presente trabalho apresenta a criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o seu contexto histórico relacionado à criação do campus Maracanã. Ressalta a criação da Rede Sirius que têm como objetivo principal administrar as bibliotecas. Comenta o processo de aprendizagem dos alunos proporcionando a capacitação do estágio em duas áreas de atuação profissionais fundamentais: Competência Informacional e Processamento Técnico da Informação. Expõe os métodos que auxiliam no aprendizado dos estagiários, como por exemplo, a utilização do sistema de automação de bibliotecas (VIRTUA), auxílio no processamento técnico bibliográfico. Apresenta os resultados parciais do referido projeto mostrando que o futuro profissional assimilará o aprendizado necessário para lidar com as novas tecnologias. Conclui ressaltando a importância do estágio supervisionado, oportunidade única de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, analisando criticamente o cotidiano e estabelecendo ligação entre teoria e prática.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419/14201] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419] => 0
                        )

                )

        )

)