Article
Descreve a importância do Estágio Interno Complementar para a formação e qualificação do futuro profissional dos alunos de biblioteconomia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de apoiar a formação de futuros profissionais bibliotecários. Durante o período de estágio, os alunos contaram com auxílio dos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas setoriais e da bibliotecária coordenadora do projeto. O presente trabalho apresenta a criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o seu contexto histórico relacionado à criação do campus Maracanã. Ressalta a criação da Rede Sirius que têm como objetivo principal administrar as bibliotecas. Comenta o processo de aprendizagem dos alunos proporcionando a capacitação do estágio em duas áreas de atuação profissionais fundamentais: Competência Informacional e Processamento Técnico da Informação. Expõe os métodos que auxiliam no aprendizado dos estagiários, como por exemplo, a utilização do sistema de automação de bibliotecas (VIRTUA), auxílio no processamento técnico bibliográfico. Apresenta os resultados parciais do referido projeto mostrando que o futuro profissional assimilará o aprendizado necessário para lidar com as novas tecnologias. Conclui ressaltando a importância do estágio supervisionado, oportunidade única de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, analisando criticamente o cotidiano e estabelecendo ligação entre teoria e prática.@pt
Array ( [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Ricardo Bomfim Goes] => 69519 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Rede sirius] => 69517 ) [1] => Array ( [Aprendizado] => 26643 ) [2] => Array ( [Automação de biblioteca] => 2889 ) [3] => Array ( [Futuro profissional] => 248166 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2014-06-24] => 240311 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/00/24/81/65/work_00248165#00053.pdf] => 293206 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00053-2013-3-2] => 60701 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Múltiplos Olhares em Ciência da Informação] => 710 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/17419] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Uerj – rede sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário] => 0 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Descreve a importância do Estágio Interno Complementar para a formação e qualificação do futuro profissional dos alunos de biblioteconomia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de apoiar a formação de futuros profissionais bibliotecários. Durante o período de estágio, os alunos contaram com auxílio dos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas setoriais e da bibliotecária coordenadora do projeto. O presente trabalho apresenta a criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o seu contexto histórico relacionado à criação do campus Maracanã. Ressalta a criação da Rede Sirius que têm como objetivo principal administrar as bibliotecas. Comenta o processo de aprendizagem dos alunos proporcionando a capacitação do estágio em duas áreas de atuação profissionais fundamentais: Competência Informacional e Processamento Técnico da Informação. Expõe os métodos que auxiliam no aprendizado dos estagiários, como por exemplo, a utilização do sistema de automação de bibliotecas (VIRTUA), auxílio no processamento técnico bibliográfico. Apresenta os resultados parciais do referido projeto mostrando que o futuro profissional assimilará o aprendizado necessário para lidar com as novas tecnologias. Conclui ressaltando a importância do estágio supervisionado, oportunidade única de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, analisando criticamente o cotidiano e estabelecendo ligação entre teoria e prática.] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419/14201] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419] => 0 ) ) ) )