Article
Este estudo aborda a importância da acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais da cidade de Londrina, PR; apresenta as dificuldades existentes para esta inclusão do usuário portador de necessidade especial, com o intuito de alertar gestores escolares quanto à conscientização de mudanças necessárias na biblioteca escolar; e enfoca a necessidade de se ter profissionais comprometidos com as bibliotecas escolares. A pesquisa teve como universo as bibliotecas escolares da cidade de Londrina, especificamente duas bibliotecas de cada região da cidade. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário especifico de observação. A pesquisa apontou que as bibliotecas escolares pesquisadas atendem parcialmente aos quesitos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, com enfoque nos cadeirantes e nas pessoas com mobilidade reduzida. Conclui-se que o respeito à legislação e às normas brasileiras “Acessibilidade a edificação, mobiliário, espaço e equipamentos urbanos” é fundamental para que as bibliotecas escolares sejam acessíveis para todas as pessoas. @pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2018-01-08] => 951 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Ivonete Aparecida Andrade Roma] => 2391 ) [1] => Array ( [Luciane de Fatima Beckman Cavalcante] => 301 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/1/2018/09/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_641#00001.pdf] => 42579 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [186] => 1372 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [167] => 2390 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca escolar] => 232760 ) [1] => Array ( [Acessibilidade] => 247610 ) [2] => Array ( [Pessoa com mobilidade reduzida] => 2389 ) [3] => Array ( [Acessibilidade.pessoas com mobilidade reduzida] => 266126 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca escolar] => 247552 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2018-01-08] => 266045 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [BY-NC/4.0] => 245907 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00001-2018-14-1] => 945 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Este estudo aborda a importância da acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais da cidade de Londrina, PR; apresenta as dificuldades existentes para esta inclusão do usuário portador de necessidade especial, com o intuito de alertar gestores escolares quanto à conscientização de mudanças necessárias na biblioteca escolar; e enfoca a necessidade de se ter profissionais comprometidos com as bibliotecas escolares. A pesquisa teve como universo as bibliotecas escolares da cidade de Londrina, especificamente duas bibliotecas de cada região da cidade. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário especifico de observação. A pesquisa apontou que as bibliotecas escolares pesquisadas atendem parcialmente aos quesitos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, com enfoque nos cadeirantes e nas pessoas com mobilidade reduzida. Conclui-se que o respeito à legislação e às normas brasileiras “Acessibilidade a edificação, mobiliário, espaço e equipamentos urbanos” é fundamental para que as bibliotecas escolares sejam acessíveis para todas as pessoas. ] => 0 ) [1] => Array ( [Este estudo aborda a importância da acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais da cidade de Londrina, PR; apresenta as dificuldades existentes para esta inclusão do usuário portador de necessidade especial, com o intuito de alertar gestores escolares quanto à conscientização de mudanças necessárias na biblioteca escolar; e enfoca a necessidade de se ter profissionais comprometidos com as bibliotecas escolares. A pesquisa teve como universo as bibliotecas escolares da cidade de Londrina, especificamente duas bibliotecas de cada região da cidade. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário especifico de observação. A pesquisa apontou que as bibliotecas escolares pesquisadas atendem parcialmente aos quesitos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, com enfoque nos cadeirantes e nas pessoas com mobilidade reduzida. Conclui-se que o respeito à legislação e às normas brasileiras “Acessibilidade a edificação, mobiliário, espaço e equipamentos urbanos” é fundamental para que as bibliotecas escolares sejam acessíveis para todas as pessoas.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/641] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/641] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/641] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 14, n. 1 (2018); 167-186] => 0 ) [1] => Array ( [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 14 n. 1 (2018); 167-186] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1980-6949] => 0 ) [1] => Array ( [0100-0691] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais de Londrina] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/641/993] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/641] => 0 ) [1] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/641/993] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/641#00001] => 0 ) ) ) )