Article Brapci-Revistas

Gestão de documentos: bases para a aprendizagem e inovação organizacional

Records management: a basis for organizational learning and innovation

The understanding of (trans)formations related to organizational learning processes and knowledge recording can promote innovation. The objective of this study was to review the conceptual contributions of severa! studies regarding Organizational Learning and Records Management and to highlight the importance of knowledge records as an advanced management tecrnique for the development and attainment of innova:ion. To accomplish this goal, an exploratory and multidisciplinary literature review was conducted. The results indicated that the identification and application of management models to represent knowledge is a challenge for organizations aiming to promote conditions for the creation and use of krowledge in order to transform it into organizational innovation. Organizations can create spaces and environments for local, regional, national, and global exchange with the strategic goal of generating and sharing knowledge, provided they know how to utilize Records Management mechanisms.@en


Entender as (trans)formações das organizações à luz dos processJs de aprendizagem organizacional vinculados aos do registro do conhe­cimento é recomendável para a promoção de inovações. O objetivo deste manuscrito é revisar aportes conceituais multirreferenciais sobre a aprendizagem organizacional e a gestão de documentos e destacar a importância dos registros do conhecimento como uma das técnicas de gerenciamento avançado para o desenvolvimento eo alcance de inovações. Para isso, utilizou-se uma revisão de literatura de caráter exploratório e multidisciplinar. Conclui-se que a identificação e aplicação de modelos de gestão para representar o conhecimento é um desafio para organizações que visam promover condições de criação e uso do conhecimento, transformando-o em inovações orgcnizacionais. As organizações podem confirmar ou criar espaços e ambientes de trocas local, regional, nacional ou glo­bal com a finalidade estratégica de gerar e compartilhar conhecimentos desde que saibam utilizar mecanismosde gestão de documentos.@pt

NLP0.29
Visto 1 vez
sem referências
Array
(
    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de revisão] => 98
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Francisco José Aragão Pedroza Cunha] => 13213
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Núbia Moura Ribeiro] => 28508
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Hernane borges de barros pereira] => 6705
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Knowledge] => 247377
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Organizational learning and innovation] => 116494
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Records management] => 269068
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Conhecimento] => 237664
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizagem e inovação organizacional] => 41468
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gestão de documentos] => 271406
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-11-21] => 234675
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/00/23/61/53/work_00236153#00027.pdf] => 297349
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00027-2013-25-2] => 116465
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Transinformação] => 442
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/10452] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Records management: a basis for organizational learning and innovation] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestão de documentos: bases para a aprendizagem e inovação organizacional] => 0
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The understanding of (trans)formations related to organizational learning processes and knowledge recording can promote innovation. The objective of this study was to review the conceptual contributions of severa! studies regarding Organizational Learning and Records Management and to highlight the importance of knowledge records as an advanced management tecrnique for the development and attainment of innova:ion. To accomplish this goal, an exploratory and multidisciplinary literature review was conducted. The results indicated that the identification and application of management models to represent knowledge is a challenge for organizations aiming to promote conditions for the creation and use of krowledge in order to transform it into organizational innovation. Organizations can create spaces and environments for local, regional, national, and global exchange with the strategic goal of generating and sharing knowledge, provided they know how to utilize Records Management mechanisms.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Entender as (trans)formações das organizações à luz dos processJs de aprendizagem organizacional vinculados aos do registro do conhe­cimento é recomendável para a promoção de inovações. O objetivo deste manuscrito é revisar aportes conceituais multirreferenciais sobre a aprendizagem organizacional e a gestão de documentos e destacar a importância dos registros do conhecimento como uma das técnicas de gerenciamento avançado para o desenvolvimento eo alcance de inovações. Para isso, utilizou-se uma revisão de literatura de caráter exploratório e multidisciplinar. Conclui-se que a identificação e aplicação de modelos de gestão para representar o conhecimento é um desafio para organizações que visam promover condições de criação e uso do conhecimento, transformando-o em inovações orgcnizacionais. As organizações podem confirmar ou criar espaços e ambientes de trocas local, regional, nacional ou glo­bal com a finalidade estratégica de gerar e compartilhar conhecimentos desde que saibam utilizar mecanismosde gestão de documentos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10452/7821] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10452] => 0
                        )

                )

        )

)